A publicidade digital vem chamando a atenção de empresas de diversos setores e tamanhos. A possibilidade de gastar pouco e conseguir atingir o público-alvo com eficiência está agradando diversos segmentos. Isso tem feito com que ela venha alcançando bons resultados lá fora, enquanto aqui do Brasil ela só tende a crescer.
Pouco a pouco, a publicidade digital ocupa o espaço de folders, cartazes e até substitui comerciais de TV. Há empresas que já direcionam boa parte do orçamento de marketing para a publicidade digital.
O que acha de fazer o mesmo em seu negócio? Conheça mais sobre essa forma de divulgação, as tendências e descubra como fazer bom uso da publicidade digital. Continue lendo e depois me diga o que achou!
O que é a publicidade digital?
Primeiramente, pense no material que você usa para divulgar um lançamento ou oferta da sua empresa. Não importa se é através de panfletagem ou se é com cartazes. De alguma maneira você promove uma divulgação.
Quando esse mesmo material é promovido por meio de canais digitais, podemos chamar a ação de publicidade digital. Quando a empresa possui uma boa estratégia online, ela tende a focar toda a publicidade em seu público-alvo. Com isso, pode aumentar as chances de conversão e direcionar o orçamento publicitário com as pessoas certas.
Dessa forma, podemos dizer que publicidade digital é a prática de usar uma ou mais ferramentas online para divulgar uma ação. Seja ela de um serviço, marca ou produto.
Vantagens da publicidade digital
Se você ainda possui dúvidas quanto à eficiência da publicidade digital, é preciso conhecer algumas vantagens. Nesse sentido, existem benefícios que podem ser interessantes para pequenos, médios e grandes negócios. Veja abaixo.
- Grande alcance: o mundo virtual não tem fronteiras e a publicidade pode chegar a pessoas do país e do mundo;
- Segmentação do público: você pode direcionar as suas campanhas publicitárias para um público-alvo específico;
- Pagamento mediante resultados: é possível pagar apenas se o resultado programado for obtido;
- Mensuração: existe a possibilidade de mensurar os resultados ainda quando uma campanha publicitária está em andamento;
- Mudança no percurso: caso note que a publicidade digital não está trazendo os resultados esperados, você pode alterar a estratégia no meio do processo;
- Formatos variados: vídeos, imagens, áudios, textos… tudo isso pode ser usado na publicidade digital;
- Acessível: não há um valor mínimo para a publicidade paga. Assim, pequenas empresas também podem investir na publicidade digital;
- Agilidade: é mais rápido e prático fazer um planejamento de uma estratégia online e colocá-lo em prática, do que, por exemplo, gravar um comercial de TV.
Formatos de publicidade digital
Há uma série de ferramentas que podem ser usadas para a divulgação online. A escolha certa vai depender da análise da empresa e de quem deve ser atingido. Nesse sentido, dados como idade, redes sociais que as pessoas usam e até mídia favorita devem ser consideradas.
Assim, indicar uma única tendência é um desafio quase impossível! Por isso, separamos as principais formas de fazer publicidade digital para que você conheça e tire suas próprias conclusões. Confira!
Google Ads
Você já notou que, quando visita um site, encontra algumas propagandas neles? Há diversas formas de fazer uma marca aparecer. Contudo, a mais usada é o Google Ads.
Trata-se de uma ferramenta na qual é possível criar um anúncio que ficará visível para o internauta em sites de terceiros. Além disso, a empresa pode direcionar a mensagem da campanha para atingir um público que realmente busca aquele produto ou serviço.
Dessa forma, ao aderir aderindo ao Google Ads, a marca poderá ser mostrada em sites diversos e destacada nas pesquisas no Google. É uma ferramenta prática, na qual a empresa só paga pelo resultado obtido.
Além disso, o valor para começar é pequeno. Assim, instituições de diversos tamanhos podem fazer uso dela.
Social Ads
Do mesmo estilo que o Google Ads, existem as propagandas pagas nas redes sociais. Para isso, é preciso investir em plataformas específicas como:
Assim, os anúncios poderão aparecer apenas dentro da rede social escolhida. Bem como no caso anterior, é possível direcionar publicidade digital para o público certo.
Blogs
Parte fundamental na estratégia de Inbound Marketing, o blog também é uma forma de fazer publicidade digital. Afinal, com ele é possível construir autoridade, fidelizar cliente e atrair leads.
E-mail marketing
Sabendo usar da forma correta, o e-mail marketing é uma boa forma de promover a publicidade digital. Ele pode ser usado desde a criação de um vínculo entre empresa e persona, seguindo a jornada de compra, até para divulgar uma promoção.
Redes sociais
Interagir com quem já segue a marca nas redes sociais é uma ótima forma de fazer publicidade digital. Além disso, a interação orgânica (ou seja, espontânea) não tem custos e pode dar bons resultados.
Banner online
Vale lembrar que investir em um espaço publicitário em um blog também é uma boa opção. Por exemplo, o dono de uma marca de cosméticos pode escolher um blog com dicas de beleza. Se o endereço online tiver boa visibilidade, pode ser interessante pagar para colocar um banner publicitário nele.
Afinal, o público-alvo da empresa, provavelmente, visitará o blog. Assim, torna-se uma forma eficiente de apresentar um produto ou uma campanha publicitária.
Marketing de influência
Por fim, existem também as parcerias com influenciadores digitais. Por meio delas, pessoas conhecidas nas redes sociais podem divulgar a marca ou promover um produto ou serviço. Dessa forma, ajudam a movimentar as vendas.
Dicas para ter sucesso com a publicidade digital
A primeira coisa que você precisa para ter sucesso com a publicidade digital é conhecer a sua própria empresa. Saber o que ela tem a oferecer de melhor e como pode agradar ao cliente é essencial. Além disso, é preciso definir um público-alvo para traçar uma estratégia.
Dessa forma, para ter sucesso com a divulgação online é preciso ainda:
- ter um site atrativo e responsivo;
- investir em conteúdos otimizados, interessantes e relevantes, seja no blog ou redes sociais;
- segmentar o público para que ele receba a campanha certa;
- saber qual o objetivo quer alcançar com a publicidade digital;
- escolher a publicidade que vai, mais facilmente, impactar o seu público-alvo;
- estar preparado para analisar cada passo que der quanto ao investimento em publicidade digital;
- Nunca se esquecer de ter uma boa chamada de ação;
- Identificar os tipos de publicidades online que tragam mais retorno.
Assim, para ter sucesso na publicidade digital é preciso estar preparado para testes, mudanças e adaptações constantes. Com isso, poderá atingir bons resultados e ver o negócio prosperar.
Além disso, é importante estar aberto para ampliar as estratégias, como o investimento em e-book marketing para alcançar autoridade. Veja como proceder!