Você usa redes sociais com frequência? Caso a resposta seja positiva, provavelmente já notou que há pessoas que possuem muitos seguidores. Além de artistas da TV e cantores, há os que se destacam apenas no mundo virtual. Com boa interação com o público e grande repercussão do que postam, são chamados de influenciadores digitais.
De uma forma geral, podemos dizer que o que eles falam ou divulgam pode ter grande destaque entre os seguidores. E isso, quando usado para divulgar um produto, serviço ou marca, pode trazer resultados positivos.
Claro que, para isso, é preciso escolher a pessoa certa. Afinal, de nada adianta contratar bons influenciadores digitais se eles não atraírem o seu público-alvo.
Para deixar esse mundo do marketing de influência um pouco mais claro, vamos abordar as principais características dele. Você também terá acesso a dicas de como usá-lo da melhor forma. Siga sua leitura e conheça mais essa maneira de destacar a sua empresa!
O que são influenciadores digitais?
Influenciadores digitais são aquelas pessoas que, de uma forma ou de outra, se destacam nas redes sociais. Além de ter uma quantidade relevante de seguidores, eles precisam ter bom alcance de suas publicações.
Isso sem contar que devem ter bastante interação e realmente atrair as pessoas com o que falam ou publicam. De uma forma geral, podemos dizer que são os formadores de opinião dos tempos atuais.
Não há um padrão para se tornar um influenciador digital. Se você for fazer uma pesquisa, vai notar que há atores muito famosos que não fazem sucesso nas redes sociais. Enquanto isso, outros desconhecidos pela grande mídia contam com milhões de seguidores.
O mesmo vale para cantores, jornalistas, apresentadores e outras pessoas conhecidas do grande público. Além disso, há um grande número de influenciadores digitais que se tornou famoso através delas. A carreira deles teve início online.
Por algum motivo, que nem sempre é possível identificar qual, essas pessoas atraíram outras. Pensamentos polêmicos, humor e até frase de auto-ajuda podem funcionar bem. Não há uma receita.
Resumidamente, qualquer pessoa pode se tornar um influenciador online. Basta encontrar, dentro de si mesmo, algo que possa se tornar atrativo nas redes sociais.
O que é marketing de influência?
Agora que você já sabe o que são influenciadores digitais, é hora de falar sobre marketing de influência. Certamente, você já se lembrou de alguns perfis das redes sociais que são famosos e podem ser considerados influenciadores digitais. Imagine se uma dessas pessoas, que é badalada na web, revela que usa determinado produto diariamente.
Pode ser, por exemplo, um xampu. Ela conta a sua marca favorita e os seus seguidores, que admiram os cabelos do influencer, podem se interessar. As pessoas pode ir atrás da marca devido à indicação, mesmo que sutil, do influencer. Isso é o marketing de influência.
Por meio de uma parceria com os influenciadores digitais, é possível fazer com que a sua marca chegue até os seguidores dele. Como as pessoas que o seguem confiam no que ele diz, elas passam a acreditar na sua empresa.
Podemos dizer que é uma boa forma de começar um relacionamento duradouro com novos clientes. Afinal, essas pessoas se sentem mais próximas desse influenciador. Se ele indicou, elas consideram que deve ser algo realmente bom.
No marketing de influência, as empresas procuram pelos influenciadores certos para divulgar o seu produto ou serviço.
Como saber qual é o influenciador certo para a minha marca?
Primeiramente, é preciso considerar não só o número de seguidores. O alcance da publicação, bem como a interação, podem ajudar a definir se será uma boa parceria. Além disso, esses dados também serão importantes para fixar o valor a ser pago pela divulgação.
Para ficar mais fácil entender, pense, por exemplo, em dois influenciadores digitais. Um deles tem 3 milhões de seguidores no Instagram e recebe 40 comentários, em média, por publicação. O outro tem 400 mil seguidores e cada publicação que faz conta com mais de 300 comentários.
Com isso, ao observar os dados, você provavelmente vai notar que o engajamento do influencer com 400 mil seguidores é maior do que o outro. Na verdade, é isso o que importa. De nada adianta milhões de seguidores, se a mensagem que a pessoa fala não chega a quase ninguém. Entre os dois, provavelmente, o de 400 mil oferece um resultado melhor.
Menos pode ser mais
Por isso, a primeira coisa que você tem que lembrar é que o número de seguidores pode ser um indicativo. Porém, nunca um dado decisivo na escolha do influencer. Além disso, é importante avaliar também quem os influenciadores digitais atraem. Mulheres? Homens? Em qual idade?
Por exemplo, se você quer divulgar um livro infantil, provavelmente terá melhor resultado com influencers que sejam pai ou mãe. Naturalmente, eles já devem divulgar a relação com os filhos online. O público deles se interessa por isso e, consequentemente, vai se interessar pelo seu livro infantil.
O mesmo não aconteceria se você optasse por uma pessoa que aborda festas e eventos em um perfil. No geral, a maioria do público interessado nesse tipo de tema não é o que acorda de madrugada para cuidar de filho.
Por isso, é muito importante identificar um influencer que tenha seguidores que possam se interessar pelo seu negócio.
Vantagens de investir em marketing de influência
Se você ainda está em dúvida se deve ou não tentar uma parceria com um digital influencer, é importante conhecer as vantagens. Afinal, é preciso investir apenas em algo que traga um retorno positivo em sua estratégia digital.
Conheça as vantagens que a audiência dessas pessoas pode levar para as marcas. Assim, vai ter como decidir se é ou não interessante para você!
Confiança
Quando um influenciador divulga a marca, o seguidor entende que aquilo é realmente bom. A confiança que ele tem no influencer faz com que ele acredite em seu produto, mesmo que nunca tenha usado.
Assim, essa estratégia de marketing digital poder ser interessante para empresas de diversos tamanhos.
Preço acessível
Claro que há alguns famosos que cobram uma fortuna por uma publicação, mas há quem tenha um valor acessível. Às vezes, um influenciador com menos seguidores pode ajudar a alavancar a sua marca, sem que você gaste muito. Há oportunidades para todos os orçamentos.
Bom resultado
Quando o trabalho é bem elaborado e o influenciador certo é contratado, o retorno pode ser sentido rapidamente. Seja por volume de vendas ou por compartilhamento de uma foto com a sua marca, o seu negócio pode ser beneficiado.
Cresce o interesse por suas redes sociais
Além de aumento nas vendas e credibilidade da marca, a sua rede social também ganha. Na publicação, o influencer marca a sua rede social e, consequentemente, leva os seguidores até ela.
Gostou da projeção que o marketing de influências pode levar para a sua empresa? Então descubra também como construir autoridade online e faça o seu negócio se destacar.