E-mail marketing vende? Essa é uma pergunta muito comum, principalmente depois do estouro de aplicativos como o WhatsApp. Muitas pessoas chegaram a cogitar que o uso do e-mail fosse diminuir, a ponto de acabar. Porém, isso não aconteceu. O e-mail ainda é uma ótima forma de se comunicar com o cliente e de vender!
Quando bem direcionado, o e-mail marketing torna-se uma ferramenta interessante para atrair novos compradores. Além disso, também é útil para estimular as compras de quem já é cliente.
Gostou, não é? Então siga com a sua leitura e descubra tudo o que você precisa para vender mais usando o e-mail marketing!
O que é e-mail marketing?
Primeiramente, no mundo do marketing digital há diversas estratégias que podem ser lançadas para que você venda mais. Uma delas é a comunicação por e-mail, que pode tanto atrair pessoas, quanto fidelizar clientes.
Nesse sentido, para esse e-mail disparado em massa com o objetivo de converter dá-se o nome de e-mail marketing. Você certamente já recebeu vários deles, com promoções, confirmação de compra ou até convidado para voltar a um e-commerce.
O interessante é que você pode aplicar a estratégia para a sua empresa, seja ela de que área for. Com a segmentação feita de forma correta, as possibilidades de resultados de venda são grandes.
Se você está lendo isso e pensando: “Ah… Mas ninguém usa mais e-mails…”, saiba que está enganado. Uma pesquisa feita pela Cumulus Media constatou que o e-mail é utilizado com mais frequência do que o próprio WhatsApp. Dá para acreditar? Enquanto no WhatsApp são enviadas 38 milhões de mensagens por minuto, no e-mail são 187 milhões.
Viu como as pessoas ainda estão atentas ao e-mail? Por isso, ele continua sendo uma ótima forma de comunicação.
Vantagens de usar o e-mail marketing para vendas
Atualmente, para sua publicação ter um grande alcance no Facebook, por exemplo, é preciso pagar. Do mesmo modo, para garantir o topo das pesquisas do Google, também é preciso desembolsar uma grana. No entanto, para disparar e-mail marketing, você não tem custo, ou seja, é uma forma barata de chegar ao cliente. Por isso, o e-mail marketing se configura como uma das estratégias de venda que traz melhor custo-benefício.
Sem contar que o e-mail marketing pode ter um grande alcance, uma vez que é enviada para toda a lista de clientes.
Além disso, você saberá que está enviando a propaganda certa para cada perfil, graças à segmentação. Assim, aumentam as chances de conversão. Incrível, não é?
Para deixar o e-mail marketing ainda mais atraente, saiba que ele possui formatos flexíveis e não têm limites de caracteres. Assim, você pode interagir com o consumidor de várias formas e atraí-lo para a compra.
Como começar a usar o e-mail marketing para vender mais?
Agora que você já viu como o e-mail marketing pode ser interessante, é hora de descobrir como usá-lo. Para isso, primeiramente, vai ter que recordar um pouco sobre o funil de vendas. Nesse sentido, ele será importante para que você compreenda a jornada de compra do seu cliente.
No funil de vendas, é possível compreender a trajetória feita desde que o consumidor nota que precisa de algo. Nele, os estágios são:
- Descoberta: topo de funil, é quando ele nota que precisa do serviço ou produto;
- Conscientização: é a etapa de meio do funil. O consumidor está em busca de algo que resolva o seu problema;
- Decisão: no fundo do funil, o cliente está pronto para a compra.
Assim, quando você entende esse caminho feito pelo consumidor antes da compra, consegue oferecer o que ele quer. Isso vale para estratégia de conteúdo no blog e também para o e-mail marketing.
A mensagem que uma pessoa que já comprou com você vai se interessar, é uma. Já a da que se cadastrou em sua loja e nunca adquiriu nada é outra. Enquanto a primeira conhece o seu serviço, a outra ainda precisa descobrir o seu trabalho. Isso precisa ser levado em conta na hora de enviar o e-mail marketing.
Como fazer isso?
Primeiramente, a ideia é usar as mensagens enviadas por e-mail para facilitar a jornada do cliente. Por isso, é preciso entender e conectar a fase do funil de vendas. Isso ajuda a realizar o processo de forma natural.
Veja sugestões de como enviar e-mail para cada fase da jornada do cliente.
Topo de funil
Aqui, a pessoa não sabe que possui o problema ou que precisa de uma solução. É hora de ajudá-la a descobrir isso e a definir uma forma de resolvê-lo.
Para ficar mais fácil de entender, pense em uma empresa que vende motos. Ela não vai mandar o primeiro e-mail oferecendo a moto. Afinal, a pessoa nem sabe que precisa dela.
Nesse sentido, um conteúdo inicial pode ser, por exemplo: “Quanto tempo uma pessoa gasta usando o transporte público?”. Quando o consumidor ler e notar que perde muito tempo dentro do ônibus, ele pode identificar o problema. É isso que você quer no topo do funil.
Já se a loja for de produtos para a pele, o conteúdo produzido pode, por exemplo, ser: “Como o sol envelhece a pele do seu rosto”. Mais uma vez, o cliente nem estava se dando conta que tinha um problema. Com o e-mail marketing você fará ele notar que tem.
Meio de funil
Agora que o cliente já identificou que precisa de uma solução para o problema, é hora de ajudá-lo. Por isso, é preciso enviar conteúdos mais informativos.
No exemplo da loja de motos, é possível enviar o conteúdo: “Cinco maneiras de chegar mais rápido ao trabalho”. Já no de produtos para a pele: “10 maneiras de evitar rugas”.
Nesta etapa, você ainda não vai oferecer o seu produto, mas ele estará implícito como uma solução. A ideia é levar o cliente a entender que ele precisa comprar, mas sem oferecer o produto ainda.
Fundo de funil
Finalmente, o cliente em potencial já definiu que tem que comprar. Por isso, esse é o momento de vender o seu produto.
Nesse sentido, um conteúdo intitulado “Por que comprar a moto com a loja X?”, é um conteúdo que pode ser enviado, seguindo o exemplo anterior. Já no outro caso, “Três produtos que você pode comprar na loja X para cuidar da pele” é uma ideia de tema para conseguir a conversão.
Viu como o e-mail marketing é interessante? Se usado corretamente, ele ajuda a pessoa a identificar um problema que ela nem sabe que existe. A solução é o seu produto.
Dicas para não errar e vender mais com o e-mail marketing
Pronto para fazer as pessoas encontrarem o problema e comprarem com você? Para ter um bom aproveitamento no e-mail marketing, há algumas dicas que podem ajudar. Veja a seguir!
- Faça um título chamativo, para que o cliente se interesse e abra;
- Segmente o e-mail para ter a certeza de que a jornada de compra é respeitada;
- Realize testes A/B para saber qual cor ou estilo de título atrai mais os clientes;
- Não exagere na quantidade de e-mails para não irritar o consumidor;
- Se notar alta taxa de pessoas que pediram para não receber mais o e-mail, reveja a frequência de envio;
- Seja amigável;
- Envie conteúdos interessantes, não apenas propagandas, mesmo para o fundo de funil.
Nunca se esqueça que o cliente que já comprou com você pode voltar a adquirir o produto. Por isso, mesmo depois da conversão, mantenha o contato.
Quer um exemplo? Se o cliente comprou a moto, certamente irá gostar de alertas sobre revisão ou dicas de como cuidar do produto. Assim, ofereça isso e fidelize-o.
Gostou das dicas? Então me diga, como estão as redes sociais da sua empresa? O que acha de conseguir mais seguidores? Descubra como!