Você já criou um blog? Agora é hora de atualizá-lo para atrair leitores e atingir o seu público-alvo. Isso tudo só é possível se você escolher bem as palavras usadas e os temas dos posts. Esse é o conceito do blog marketing: um conjunto de estratégias para ser mais relevante para seu público.
Claro que, tudo isso, pensando na sua persona. Afinal, a ideia é atraí-la, encantá-la e transformá-la em cliente, não é? Veja dicas de como proceder para deixar seu blog marketing ativo e, pouco a pouco, conquistar resultados.
Sete dicas para ter sucesso com o blog marketing
Defina o público-alvo
A primeira coisa é identificar quem você quer atrair com as suas publicações, ou seja, identificar a sua persona. Só depois disso será possível decidir qual tema pode ser interessante a ela, para que o conteúdo seja produzido. Em nosso blog, nós já falamos sobre como definir as personas. Você pode ver as dicas de como proceder.
Defina as palavras-chave
Depois de saber quem você quer atingir com o seu blog marketing, é preciso definir quais palavras-chave você irá usar. Lembre-se de que precisa ser algo que atraia o seu público.
O bom, é que para isso existem diversas ferramentas online, que são muito úteis e darão informações sobre o volume de pesquisa de cada termo. Confira algumas dicas de como encontrar as melhores palavras-chave para o seu blog marketing.
Faça uma planilha de pautas
Se você quer conquistar cliques e movimentar o seu blog, vai precisar ter paciência. Afinal, só o tempo, o bom conteúdo e o volume de textos farão com que você passe a ter tráfego orgânico.
Por isso, além de saber direcionar os artigos, é preciso ter uma frequência de postagem. O ideal é fazer uma planilha de pautas, já com as palavras-chaves definidas, para que você sempre tenha conteúdo novo e atualizado em seu blog marketing.
Além disso, pense sempre em responder possíveis dúvidas da sua persona. O que será que ela quer saber? Sobre qual tema ela iria procurar?
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Pense sempre em sua persona
Na hora de escrever, além de usar estratégias de SEO, pense sempre em sua persona. Vamos supor que o seu público seja de especialistas em determinado tema. Quando isso acontece, é preciso oferecer informações mais técnicas. Afinal, os básico os profissionais já sabem.
Por exemplo, se você for escrever um artigo voltado para médicos, não terá que explicar o que é um edema. O profissional sabe que é um acúmulo de líquido no tecido subcutâneo. Não é preciso explicar isso para ele e, se ele for ler um artigo que diz o que é um edema, poderá achar muito básico e, provavelmente, não vai se interessar.
Por outro lado, se você for escrever um artigo sobre saúde para o público em geral, ou seja, para os pacientes, definir o que é edema pode ser importante. Afinal, nem todas as pessoas sabem.
Viu como é diferente? Fique atento a isso na hora da produção de conteúdo para o seu blog. Além disso, escolha boas imagens, para que o artigo seja ainda mais atrativo.
Publique notícias
Você também pode publicar notícias em seu blog. Com tanta informação sendo disponibilizada a todo momento, é normal que as pessoas não consigam ficar atentas a tudo.
Ao publicar notícias, além dos artigos comuns, você passa a fazer a curadoria dos conteúdos de interesse do seu público-alvo. Isso ajudará o seu blog marketing a se tornar referência no setor e conquistar autoridade online.
Essa é uma estratégia eficiente, principalmente para quem atua em mercados mais segmentados. Afinal, é possível explorar as lacunas deixadas pela grande mídia, para atrair as pessoas para o seu conteúdo.
Divulgue seu conteúdo nas redes sociais
Uma das maneiras de seu conteúdo ser visto, é divulgando nas redes sociais. Página do Facebook e Twitter da empresa, são ótimos canais para compartilhar os artigos.
Além disso, considere investir também em publicidade paga. Ela ajudará a fazer com que o seu conteúdo chegue ao público-alvo.
Analise sua audiência e invista em links
Por fim e não menos importante, é preciso analisar a audiência do seu blog marketing. Você pode, por exemplo, usar o Analytics, para identificar qual tipo de conteúdo faz mais sucesso em seu blog marketing. Isso ajudará a definir os próximos temas.
Não se esqueça também de investir em banklinks. Afinal, eles são essenciais para melhorar o ranqueamento no Google. Veja como conquistar backlinks e fazer um bom trabalho.