Como sempre falo por aqui, existem várias estratégias de marketing digital que podem ser adotadas por sua empresa. Desde já, campanhas em redes sociais, adwords e e-mail marketing são algumas delas. Você provavelmente já conhece e investe em várias delas, mas talvez ainda não conheça o e-book marketing.
Se você ainda não se aprofundou bem nessa ferramenta de divulgação, pode estar questionando como um e-book poderia ser útil, não é? Então, saiba que ele pode ajudar a consolidar o seu negócio como uma autoridade no mercado de atuação.
Além disso, pode contribuir para a geração de leads, captação de dados de consumidores, entre outras práticas. O que acha de conhecer mais sobre o e-book marketing e começar a usá-lo? Para isso, veja as melhores dicas e se planeje!
O que é um e-book marketing?
Primeiramente, saiba que a tradução da palavra “e-book”, do inglês para português, é livro digital ou livro eletrônico. Assim, um e-book na estratégia de marketing é um livro digital que a sua empresa prepara para ajudar em uma divulgação.
Esse formato permite a produção de conteúdos infinitamente mais complexos e densos do que posts em blogs e artigos. Além disso, eles possibilitam formatos variados e criativos.
No geral, quando o material é feito como estratégia de marketing, o e-book é grátis. Na maioria das vezes, é disponibilizado no formato PDF, no entanto, isso não é uma regra.
Vantagens de usar o e-book marketing
Agora que você já sabe o que é um e-book, provavelmente está curioso para saber como ele pode contribuir para uma estratégia de marketing. Afinal, será necessário gastar tempo e dinheiro para produzi-lo. Seja a escrita do conteúdo e/ou diagramação das páginas. Por isso, é preciso entender as principais vantagens antes de envolver dinheiro e energia nesse trabalho.
Conheça as principais vantagens de investir no e-book marketing. Assim, vai poder avaliar se é uma estratégia importante para o seu negócio. (Cá entre nós, já vou te adiantar que pode ser uma ótima oportunidade para vender mais!)
Construir autoridade
Embora o e-book ofereça diversos benefícios, de uma forma geral, ele é uma ótima estratégia de quem quer, principalmente, construir autoridade.
Para entender isso, pense o que é um livro. Mesmo que virtual, ele é reconhecido como uma obra de credibilidade e, nesse sentido, passa uma boa imagem ao consumidor. Afinal, para escrever um livro sobre determinado tema é preciso saber muito sobre o que está falando
Além disso, o e-book é composto não apenas por um bom layout, mas também por um conteúdo rico. A redação desse material é cheia de informações relevantes, de qualidade, além de ser abastecido por dados.
Com isso, o consumidor entende aos poucos que a sua empresa é especializada em um determinado segmento. Por meio de análises, estudos e dados interessantes, é possível transmitir confiança e demonstrar autoridade para um cliente em potencial.
Captação de leads
Além da autoridade, o e-book marketing também é importante para a captação de leads. Afinal, ao oferecer o livro digital grátis em PDF você pode pedir que o leitor forneça informações, como o nome e e-mail, por exemplo.
Dessa forma, dá para ampliar a base de contatos do seu negócio com a inclusão de pessoas que têm interesse na sua área de atuação. Assim, você terá informações importantes de possíveis clientes em troca de um material rico e detalhado.
Ferramenta de relacionamento
O e-book também é uma forma de responder a uma dúvida do seu público-alvo. Para isso, é preciso identificar um tema que seja realmente interessante e oferecer a solução no livro digital. Depois disso, é só trabalhar em um conteúdo de qualidade.
Dessa forma, o e-book será útil tanto na captação de dados de novos consumidores, quanto na manutenção do relacionamento com clientes. Afinal, se o tema for bem escolhido, até aquele cliente antigo vai se interessar em baixar o e-book grátis.
Do mesmo modo, você poderá usar o e-book marketing para inserir hiperlinks do seu site ou blog. Dessa forma, é possível aumentar o tráfego para a sua página online e, com isso, vender mais.
Dicas para usar o e-book marketing da melhor forma
Para uma divulgação adequada, é indicado criar uma landing page. Você sabe o que é isso? A landing page é uma página de conversões, também chamada de página de destino ou de entrada.
Ela deve ter um título chamativo, mas que fique claro o que é o conteúdo. O subtítulo deve ser explicativo e a descrição interessante e convincente. Afinal, ela pode estimular o visitante a fazer o download.
Por isso, na descrição, pode ser interessante colocar uma lista de benefícios que a pessoa poderá conquistar ao ler o material. Ou mesmo uma lista com itens inseridos no conteúdo. Isso pode ajudar o consumidor a compreender quais problemas o e-book pode ajudar a resolver.
Embora um conteúdo rico seja essencial, a aparência do e-book também conta muito. Assim, é preciso prezar por uma boa diagramação.
Além disso, não se esqueça de ficar atento ao formulário que a pessoa vai preencher para baixar o e-book. Nome e e-mail são itens obrigatórios. Além deles, você pode solicitar outras informações, mas não exagere.
Caso precise, solicite outro dado que seja importante para a sua estratégia de marketing, como informar uma preferência. Se o seu negócio trabalha com sabores, por exemplo tente perguntar quais as opções preferidas daquele usuário. Assim, será possível pensar posteriormente em conteúdos personalizados sobre aquele gosto para aquela pessoa.
CTA
Além da lange page, o link para baixar o e-book pode ser inserido em diversas publicações como call-to-action. Esse conceito diz respeito ao estímulo para uma próxima ação, uma “chamada à uma ação”.
Quer um exemplo de um CTA? É só conferir a última frase deste artigo. Desça a página mais um pouco e vou te convidar para ver um outro artigo aqui mesmo no blog!
Redes sociais
As redes sociais também são ótima aliadas para a divulgação do seu e-book marketing. Por isso, divulgue no Twitter, na página do Facebook da sua empresa e até nos stories do Instagram. Deixe claro que a peça é gratuita e convide as pessoas para lerem.
Caso tenha orçamento em caixa, pode ser interessante impulsionar a publicação para alcançar o público certo. Em breve vou falar mais sobre impulsionamento de conteúdo aqui no blog. Fique de olho!
Gostou das dicas sobre o e-book marketing? Então veja as melhores práticas para adotar uma outra estratégia digital: o e-mail marketing! Boa leitura!