Será que as suas campanhas de marketing digital estão dando retorno? Uma das formas de avaliar isso é por meio da taxa de conversão. Esse dado permite identificar se determinada ação resultou em oportunidade de negócio.
Assim, podemos dizer que uma taxa de conversão baixa pode indicar que as suas estratégias de publicidade online não estão surtindo efeito. Quando isso ocorre, é preciso optar por alternativa que aumente a taxa de conversão.
Como fazer isso? Há vários passos que podem ser seguidos para chegar a este objetivo. Veja dicas de como melhorar a taxa de conversão de blogs e sites.
O que é taxa de conversão? Conheça os tipos
Conversão é quando os visitantes de um site realizam determinada ação e esta leva a uma oportunidade de negócio.
Dessa forma, quando, por exemplo, o internauta realiza um cadastro e informa os dados pessoais, podemos chamar essa ação de conversão. O mesmo termo é usado quando o visitante faz uma compra. Assim, a conversão pode ser classificada como:
Direta
É quando os visitantes têm acesso a uma campanha e compram ou contratem um serviço. É o que acontece, por exemplo, quando um usuário clica em uma publicidade no Google Ads, gosta do produto e o adquire.
Indireta
A conversão indireta é quando ela não gera venda imediata, mas possibilita acesso a um potencial cliente, com o qual a empresa pode criar um relacionamento. É o que acontece, por exemplo, quando a pessoa fornece os dados pessoais para conseguir baixar um e-book. Os dados podem ser transmitidos para a equipe de vendas, que pode elaborar uma estratégia de nutrição de leads.
Por fim, podemos dizer que a taxa de conversão permite que a equipe mensure a efetividade de uma campanha. Assim, taxas de conversões baixas devem servir como alerta de que algo não está caminhando bem.
Quais as formas de aumentar a taxa de conversão do seu blog?
Há várias ações que podem ajudar a converter mais e melhorar as suas vendas. Para isso, é preciso conhecer melhor o seu blog, bem como fazer alguns ajustes no conteúdo. Veja algumas ações importantes para melhorar a taxa de conversão.
Faça uma análise do seu site
Comece com uma avaliação do que você está oferecendo aos visitantes. O seu site tem boa navegabilidade? O usuário encontra a informações desejada com facilidade? Se você quer converter, é preciso facilitar a experiência do usuário. Dessa forma, é importante ter um campo de busca e até um mapa do site com todas as informações.
Além disso, avalie a fonte escolhida. Será que os tamanhos e as cores facilitam a leitura? Uma letra muito pequena, por exemplo, pode deixar o site cansativo ao usuário. Nesses casos, é interessante considerar aumentá-la.
As imagens também merecem a sua atenção. Será que elas têm um bom tamanho e estão visíveis? Veja também se elas estão compactadas, para que não prejudiquem o carregamento da página.
Por fim, avalie o tempo de carregamento do seu site e, sempre que possível, considere deixá-lo mais rápido. Não se esqueça de deixá-lo responsivo e bom para ser navegado pelo celular. Afinal, o celular já é a principal forma de acesso a internet no Brasil.
Faça uma análise do seu conteúdo
Otimizar o site é importante, mas um bom conteúdo também precisa fazer parte do processo. Dessa forma, responda às seguintes perguntas:
- todas as páginas que existem no site são importantes?
- o conteúdo dá as informações necessárias para que o cliente realize a compra?
- a escrita é clara e fácil de ser compreendida pelo público-alvo?
- o conteúdo responde às angústias do cliente?
- os títulos são atrativos a ponto de aumentar o tráfego?
Otimize seu site para SEO
Será que o seu site está pronto para ser encontrado pelos dos buscadores? Otimizar seu site para SEO é o terceiro passo a ser seguido. É o momento de fazer as alterações necessárias para que o site se torne mais atrativo aos buscadores e que a posição nos resultados de pesquisa melhore. Para isso:
- faça pesquisa de palavras-chave;
- produza conteúdo otimizado e escrito usando as palavras-chaves pesquisadas;
- use títulos atraentes;
- preencha o campo meta descrição;
- use a palavra-chave no título da imagem;
- trabalhe o link building interno e externo.
Publique conteúdo com frequência
Agora que você já aplicou as palavras-chave interessantes, é hora de se preocupar com novos conteúdos. É preciso focar em temas atrativos ao público-alvo.
Nesse sentido, é indicado publicar conteúdos relevantes periodicamente, pelo menos duas vezes por semana. Isso será importante tanto para criar uma base de informações, quanto para criar uma rotina de interação com o seu público. Considere também oferecer e-books e infográficos aos visitantes.
Fique atento às suas redes sociais
Além de focar na otimização do site ou blog, tenha nas redes sociais grandes aliadas para aumentar as conversões. A primeira coisa é identificar quais delas podem ser mais interessantes para o seu negócio.
Depois disso, é preciso publicar conteúdos atrativos e, claro, usá-las para divulgar seus links.
Use publicidade paga
A busca orgânica é essencial em uma estratégia de Inbound Marketing. Contudo, seu retorno é mais demorado e, por isso, é interessante considerar investir em publicidade paga. Dentre elas, temos:
Quando bem direcionada, a publicidade paga aumenta um número de visitas qualificadas. Isso faz com que as chances de converter seja maior.
Use o e-mail marketing
Muitos acabam não usando o e-mail marketing, mas ele pode ser uma ótima forma de aumentar a taxa de conversão. Por meio dele, é possível enviar o link de conteúdos novos, publicados em seu site. Além disso, você pode usá-lo para divulgar novos produtos e aumentar as chances de vender. Afinal, o e-mail marketing vai ser enviado para um cliente que já chegou até o site.
Sem contar que esse cliente ficou interessado no que você oferece e aceitou até fornecer informações pessoais em troca de conteúdo. Dessa forma, quando a jornada do cliente é levada em consideração, as chances de conversão direta aumentam.
Como você viu, para aumentar a taxa de conversão do site é preciso levar vários fatores em conta. Um deles é a produção de conteúdo. Conheça mais sobre Inbound Marketing e veja estratégias eficientes que podem ser aplicadas em seu negócio.