Definiu as etapas do funil de vendas e compartilhou com a equipe de marketing? Esse é um bom começo, mas pode não ser o suficiente. É preciso que cada etapa do funil seja executada da melhor maneira, para que bons resultados possam ser obtidos. Contudo, na ânsia de começar a trabalhar, é comum que alguns erros sejam cometidos.
Será que algum deles pode estar sendo cometido por sua equipe? Para ajudá-lo a identificar, separamos uma lista com os erros mais comuns das diferentes etapas do funil de vendas. Confira!
7 erros fáceis de serem identificados
Não ter a sua persona definida
Para muitos, a importância de ter que definir bem a persona já parece algo óbvio. Contudo, para quem está começando a trabalhar com marketing digital, muitas vezes, a definição da persona fica um pouco esquecida. Assim, ao invés de fazer uma boa pesquisa para determiná-la, o “achismo” ganha espaço.
O problema é que com uma definição de persona ineficiente, toda a estratégia de marketing digital desaba. É preciso corrigir isso. Você pode ver algumas dicas sobre a criação de personas em nosso blog.
Só publicar no blog
Outro dos erros frequente é quando a empresa entende que marketing digital é apenas garantir que o blog da empresa está atualizado. Claro que a publicação faz parte de uma boa estratégia de Inbound Marketing. Contudo, está longe de ser suficiente.
É preciso ajudar o internauta a fazer a transformação de visitante para lead. Para que isso possa acontecer, é indicado se preparar para ajudar o internauta a caminhar pelo funil de vendas. Assim, além de artigos relevantes, é necessário se preocupar, por exemplo, com uma boa landing page.
Pensar no conteúdo sem levar em conta o usuário
Assuntos interessantes não faltam para escrever. Há vários temas curiosos e que podem atrair visitantes para o blog da empresa. Por isso, dentre os erros frequentes está a escolha do tema sem pensar na persona.
É comum as pessoas identificarem um tema que seja atrativo a um grande grupo, publicarem e atraírem visitantes. Contudo, como a temática atraiu pessoas que não têm interesse no serviço da empresa, a progressão delas no funil de vendas acaba não acontecendo.
Assim, a equipe de marketing conseguiu ter um blog movimentado, mas que não converte. Para evitar que isso aconteça, é preciso sempre estar atento ao que a persona gostaria de ler. É melhor atrair menos visitantes, mas que possam se transformar em leads, do que muitos visitantes que nunca deixarão o topo do funil.
Entender que publicidade paga é dinheiro jogado fora
O blog começou a ter visitas e isso, muitas vezes, faz com que as pessoas entendam que a publicidade paga não terá serventia. Assim, elas evitam usá-la, para não “desperdiçar dinheiro”. Esse é um dos erros que acaba custando caro para a estratégia de marketing. Afinal, como já falamos aqui no blog, as publicidades pagas têm suas vantagens.
Elas servem para divulgar sua marca, um produto e até para aparecer no Google Shopping. Isso é interessante para aumentar o movimento do e-commerce, por exemplo. Dessa forma, ela deve fazer parte da estratégia de marketing digital.
Não fazer testes
O marketing digital depende de planejamento, criatividade e de muitos testes. Para saber se o trabalho está caminhando vem, é preciso avaliar as métricas e comparar possibilidades.
Quando isso não é feito, provavelmente a empresa está perdendo leads. Por isso, realizar o teste AB ao investir, por exemplo, no Google Ads ou no Facebook Ads é importante para o sucesso.
Não se preocupar com o uso do call to action
O call to action pode levar o visitante para determinada ação, seja visitar outro texto ou fazer um cadastro. Quando bem usado, ele ajuda o visitante a caminhar pelo funil de vendas.
Contudo, quando feito de qualquer forma, sem se preocupar com a ação, o conteúdo é oferecido e a tendência é de que a empresa não “receba nada em troca”. A pessoa lê e deixa o site, sem se cadastrar ou sequer ler mais conteúdo. Por isso, é preciso trabalhar bem o call to action para que a estratégia de marketing de conteúdo funcione bem.
Focar apenas na conversão
A conversão é importante, mas focar apenas nela não é indicado. É necessário nutrir o lead com informações importantes, para que ele caminhe pelo funil de vendas. Além disso, ele precisa chegar ao fundo do funil com boas informações, que devem ter sido oferecidas no topo e no meio.
Isso fará com que a tomada de decisão de compra seja mais fácil e assertiva. Por isso, em uma boa estratégia de Inbound Marketing é preciso encarar a conversão como consequência de todo o trabalho.
Ainda tem dúvidas quanto ao funil de vendas e como usá-lo em sua estratégia de inbound marketing? Confira algumas dicas!