Todos os profissionais que trabalham com vendas sabem como é importante ter um bom relacionamento com os clientes. Além de oferecer um bom serviço, é preciso ter dados armazenados e manter contato sempre. Afinal, a ideia é fidelizá-lo. Contudo, fazer tudo isso de forma satisfatória nem sempre é simples. É nesse ponto que entra o uso do CRM.
A sigla de Customer Relationship Management, que em português é traduzida como Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, oferece uma maneira de melhorar essa interação. Trata-se de um software que ajuda a organizar as informações e facilitar as ações da empresa em relação ao consumidor.
Conheça mais sobre o CRM e descubra como ele pode ser útil em sua instituição! Continue conosco!
O que é CRM? Como funciona?
Primeiramente, saiba que trata-se de um software especializado em organizar e agilizar a interação com o cliente. Contudo, é importante que note que ele não é apenas um programa de interação. O CRM envolve estratégias, análises e até as políticas de relação com o consumidor. O objetivo de tudo isso? Converter e fidelizar! Além disso, o CRM também ajuda a conquistar novos clientes.
Com esse software fica mais fácil oferecer um tratamento personalizado a cada consumidor, mesmo quando a empresa é grande. O funcionamento do CRM depende muito do projeto do software e das necessidades da empresa. Contudo, de uma forma geral podemos dizer que ele:
- cadastra os consumidores;
- registra informações;
- organiza dados;
- apresenta histórico de compras;
- mostra como o cliente gosta de se comunicar com a empresa;
- ajuda a fazer previsões de necessidades futuras.
Todos esses dados podem ser armazenados em ferramentas locais ou na nuvem. No segundo caso, o CRM pode ser acessado a distância. Dessa forma, isso facilita no trabalho dos profissionais, que podem agir de forma colaborativa. Dessa forma, o CRM oferece benefícios como:
- automação de tarefas;
- possibilidade de criar funil de vendas personalizado, com segmentação, para diferentes grupos de clientes;
- integra equipes e melhora a comunicação entre os colaboradores de marketing e de vendas.
Aplicações do CRM
O CRM é uma ferramenta de gestão e, como tal, consegue atender a diferentes necessidades. Por isso, possui subdivisões que facilitam o uso. Conheça algumas delas!
Operacional
Mantém a interação com o cliente, até mesmo depois da venda ser concretizada. Ajuda a identificar falhas de interação, bem como processos que precisam ser melhorados. É interessante para elaborar estratégias de melhoria do relacionamento com o consumidor.
Analítica
Oferece relatórios personalizados, que oferecem os dados necessários para a tomada de decisão. Além disso, possibilita que seja possível determinar um perfil mais próximo ao real do cliente. Seus interesses, hábitos e necessidades podem ser mensurados pelo software.
Consequentemente, é possível oferecer um atendimento mais personalizado e melhorar o relacionamento.
Colaborativa
Sempre que um cliente entra em contato com a empresa, os dados são armazenados no sistema. Dessa forma, todos os setores têm acesso aos dados e a informação flui entre os setores. Consequentemente, todos conseguem interagir melhor com os consumidores e podem usar os dados para melhorar o próprio setor.
Estratégica
Com os dados em mãos, é possível ter um panorama real da empresa. Dessa forma, ao avaliar as informações, é possível traçar estratégia mais assertiva. Isso, em um mercado competitivo, é essencial para se destacar e crescer.
Como escolher um bom software de CRM?
Agora que você já sabe a importância do uso do CRM e notou que ele pode ser útil em sua empresa, é hora de escolher um. Veja algumas dicas de como encontrar o melhor.
Escolha uma ferramenta personalizada
Há CRMs diferentes. Afinal, cada tipo de empresa tem necessidades próprias. Uma escola, por exemplo, precisa saber dados dos pais, dos alunos, idades das crianças, o que os pais preferem e o motivo de terem escolhido uma instituição e não outra. Já uma loja de materiais de construção, deve levar em conta a frequência da compra, a idade dos compradores e volume de vendas.
Dessa forma, o software que serve para uma escola provavelmente não é o mesmo que vai atender, da melhor forma, a loja de materiais de construção. Por isso, a primeira dica é optar por uma ferramenta personalizada. O ideal é que o CRM tenha campos para a inserção de informações e personalização de módulos.
Avalie o processo de implantação do software
Prefira adquirir o CRM de empresas que dão um suporte inicial, tanto na implantação, quanto no treinamento da equipe. Afinal, isso ajudará na fase de adaptação do uso da ferramenta e permitirá que todos os benefícios dela sejam aproveitados.
Leve em conta a capacidade de gerar relatórios
Veja também quais relatórios o CRM gera. São os ideais para a empresa? É importante observar isso, para ter a certeza de que irá escolher o software de gestão que pode dar os melhores resultados.
Como visto, o CRM pode ajudar a melhorar a sua interatividade com o consumidor. Além dele, uma das formas de interagir melhor com o cliente é através do e-mail marketing. Veja dicas!