Quantas vezes por dia você usa o Google? Seja para pesquisar algo para o trabalho ou até para encontrar um local para almoçar, o buscador online tornou-se um aliado de milhões de brasileiros. É por isso que as empresas buscam, a cada dia mais, marcar a sua presença online e aparecer nos resultados das buscas. Para isso, preocupam-se em investir em SEO.
O conceito de SEO está presente na hora de escrever um post para o blog empresarial e também no momento de realizar melhorias no site. Afinal, não adianta otimizar os textos e investir em construir uma autoridade online se o site é lento ou não tem um versão mobile, por exemplo.
Viu quantas informações essa pequena sigla traz? Conheça mais sobre o SEO e como ele interfere diretamente no ranqueamento do seu site!
O que é SEO?
Muito se fala em SEO, mas afinal, o que é isso? Essa sigla vem de Search Engine Optimization, que em português podemos traduzir como otimização para mecanismos de busca.
Em síntese, podemos dizer que SEO é um conjunto de técnicas que são realizadas para otimizar sites e blogs. Isso é feito para melhorar o posicionamento do site no Google, aumentar a visibilidade, o tráfego e tentar colocar os textos na primeira página dos buscadores.
Quando uma empresa investe em SEO, aumenta as chances de aparecer nos resultados de busca em um melhor posicionamento. Dessa forma, ela acaba conquistando um aumento em seu tráfego orgânico, ou seja, possíveis clientes chegam naturalmente ao conteúdo.
Dessa forma, se você busca por autoridade e visibilidade online, precisa ter uma estratégia alinhada ao SEO.
Como o Google funciona?
As técnicas de SEO ajudam o site a aparecer em uma melhor posição em variados buscadores. Porém, todo mundo se preocupa com o Google, afinal, é considerado o maior buscador do mundo!
O uso da plataforma é tão frequente que ele chega a fazer mais de 63 mil buscas por segundo! Dessa forma, fazer com que seu site seja bem rankeado pelo Google é uma maneira de conquistar tráfego orgânico.
Porém, antes de falarmos um pouco sobre as técnica s de SEO, é importante que você tenha noção de como o Google funciona. Afinal, em que o Google se baseia para oferecer todos os resultados aos usuários? Como um site aparece no buscador? De uma forma simples podemos dizer que os três principais processos são:
- rastreamento;
- indexação;
- veiculação ou exibição de resultados.
Como tudo começa
Tudo começa pelo rastreamento, quando o robô do Google, chamado de Googlebot, faz uma procura. Ele identifica as páginas que estão disponíveis e que podem ser oferecidas como resultado de busca.
O robô do Google conta com algoritmos que definem a frequência de indexação e as prioridades. Depois que ele identifica o link rastreável, acontece a indexação, ou seja, as páginas que o Googlebot conseguiu encontrar são incluídas no índice do Google.
Nesta etapa são gravadas diversas informações como:
- conteúdo da página;
- data da publicação;
- título;
- região da publicação;
- descrição.
Com tudo isso indexado, sempre que alguém busca algo no Google ele oferece como resultado os sites que considera mais relevantes. Essa é a etapa da veiculação. São mais de 200 fatores e ranqueamento que estão envolvidos no processo no qual o Google determina o que é mais ou menos importante.
Essa filtragem, do que é mais ou menos importante, é feita por algoritmos, que estão em constante atualização. Afinal, o buscador de mais sucesso no mundo quer garantir que o usuário tenha a melhor experiência possível.
Conheça alguns fatores de ranqueamento
A pergunta que não quer calar é: exatamente o quê o Google considera para ranquear os sites? Essa resposta ninguém sabe, só mesmo a equipe do buscador é capaz de responder. O segredo é guardado a sete chaves!
O que eles divulgam é que são mais de 200 fatores para determinar a relevância de uma página. Embora a lista completa não seja conhecida, há algumas ações que o buscador já revelou que são muito importantes nesse sentido. Por isso, conheça-as para que possa aplicá-las em seu site ou blog!
Pagerank
Antigamente, o Google dava uma nota para a autoridade da página com base em palavra-chave e em outras características que julgava importante. Porém, embora o buscador ainda use o pagerank, ele não o divulga mais.
É por isso que os analistas de SEO hoje usam outras ferramentas, que ajudam a saber se a classificação de determinado site é boa ou não. O Page Authority, da Moz, é o mais conhecido e classifica os site de 0 a 100.
Relevância dos links
Como o Google pode saber se um site é ou não valioso? Uma das formas que ele encontrou é identificar o número de vezes que outros site usam o seu como hiperlink.
Quando isso acontece, o buscador entende que a sua publicação é uma boa referência, ou seja, é relevante. Desta forma, ele deve aparecer nas primeiras posições. Por isso, conquistar backlinks é uma importante estratégia de SEO.
Qualidade do conteúdo
Copiar conteúdo de outros sites é uma péssima ideia. O Google não gosta e poderá penalizar o seu site. Você terá um maior número de publicações, mas a tendência é que perca posições no ranking.
Além disso, o conteúdo deve ser informativo e completo. Quanto mais rico for o texto, mais o Google vai valorizar. Afinal, como já dissemos, a ideia do buscador é oferecer o que há de melhor ao usuário. Dessa forma, além usar a palavra-chave, sempre se preocupe em fornecer um conteúdo relevante ao usuário.
Pensando em qualidade, no SEO também é importante ficar atento ao tamanho do conteúdo. Qual o melhor? Não há um máximo nem um mínimo de palavras que possam fazer o Google gostar mais ou menos do seu site. Contudo, entende-se que um texto pequeno provavelmente é mais superficial. Dessa forma, textos grandes, no geral, acabam tendo uma aceitação melhor.
Título direto
É preciso ser objetivo. Afinal, o usuário deve ler o título e saber do que o texto vai falar. Nesse sentido, a palavra-chave sempre deve estar presente no texto e, de preferência, no início do título. Além disso, deve estar presente no link do artigo.
Para ficar mais fácil de entender, confira um exemplo. Vamos supor que a palavra-chave usada seja “blusa preta” e o título escolhido seja: “10 maneiras de arrasar ao usar blusa preta”. Embora a palavra-chave esteja no título, essa não é a melhor posição para ela. Uma alternativa seria: “Blusa preta: 10 formas de usá-la e garantir um visual incrível”.
Palavra-chave no texto
Além de aparecer no título, a palavra-chave precisa ser colocada no texto. O mais indicado é que ela apareça já no primeiro parágrafo. Não se esqueça de colocá-la também no decorrer do texto e em pelo menos um subtítulo.
Embora o uso das palavras-chave seja essencial para o SEO, é preciso ter cuidado. Elas não devem ser incluídas de qualquer maneira no texto. É necessário usá-las de forma natural!
Uma técnica antiga, chamada de keyword stuffing, consistia em repetir a palavra-chave várias vezes, indiscriminadamente. Hoe ela não é indicada. O Google pode entender que você está “forçando” o ranqueamento e penalizar o seu site. Cuidado!
Carregamento da página
A experiência do usuário está ligada também à velocidade do carregamento da página. Dessa forma, o ideal é que o site leve no máximo dois segundos para carregar. Isso deve ser levado em conta na hora de trabalhar o SEO do site. Afinal, se ele demora muito para carregar passa a ser penalizado pelo Google.
Versão mobile
Ainda pensando em qualidade para o usuário, é necessário que o site seja facilmente acessado em dispositivos móveis. Para isso, é necessário investir em um site responsivo, ou seja, que se ajuste ao tamanho da tela de forma harmônica.
Esses são os ajustes mais importantes e que precisam ser feitos para que o seu site seja bem ranqueado. Para conseguir, além dos ajustes no site é preciso investir em Inbound Marketing. Veja dicas em um outro artigo do blog! Boa leitura e até a próxima!