Será que a cor escolhida para o formulário é a melhor? E se mudar a chamada do anúncio no Google Ads, será que terei resultados mais assertivos? Dúvidas como essas são frequente e até positivas. Afinal, nas estratégias de marketing digital é preciso procurar sempre o melhor resultado. É para isso que existe o chamado teste A/B.
Nele, é testada apenas uma variável por vez para identificar qual oferece o melhor resultado. Dessa forma, é possível mensurar os resultados obtidos e identificar a melhor abordagem a ser feita.
Se você ainda não usa o teste A/B, pode ser um bom momento para começar. Saiba mais sobre ele e descubra como pode ser útil!
O que é um teste A/B?
Mudar apenas uma variável e comparar os resultados, para identificar qual é mais eficiente. Isso é o teste A/B.
A ideia é testar apenas uma alteração para comparar e definir qual traz melhor respostas. Se a intenção é fazer o teste A/B em um anúncio do Facebook Ads, por exemplo, é possível testar as imagens.
Basta manter a mesma chamada da publicidade e alterar a foto. Depois disso, impulsionar as duas, usando a mesma quantia e pelo mesmo período. Na sequência, é só comparar os resultados e encontrar o melhor, de acordo com os objetivos.
Dessa forma, o teste A/B elimina suposições e permite que as escolhas possam ser feitas com base em números.
O que pode ser testado?
Além da imagem do anúncio do Facebook Ads, o teste A/B pode ser usado sempre que você tiver dúvidas e quiser buscar o melhor resultado. Como apenas uma variável é testada por vez, é preciso ser criterioso.
É necessário identificar o que pode afetar o tráfego ou a taxa de cliques. Dessa forma, terá como focar no ponto certo. Conheça alguns pontos que podem ser testados e aplique em sua estratégia de marketing digital!
CTA ou Call to Action
A chamada para a ação ou Call to Action é muito importante, pois leva o visitante para a ação. Por isso, quanto mais eficiente o CTA, melhor.
Você pode testá-lo, por exemplo, em um anúncio no Instagram Ads. Se for fazer a divulgação de um curso, é possível colocar, em um dos anúncios, “Matricule-se gratuitamente agora”. No outro anúncio, que deve ter ser igual, você só troca apenas o CTA. Pode colocar, por exemplo, “Inscreva-se e garanta um certificado”.
Use a mesma quantia em dinheiro e impulsione os dois anúncios de uma só vez. Depois compare os resultados e veja qual teve maior conversão.
Cores também causam impacto
A cor de uma landing page ou a cor usada no formulário de cadastro pode afetar a taxa de conversão. Como não é possível determinar qual cor surtirá um efeito mais positivo sobre o seu público, o ideal é testar.
Textos também podem comparados
Claro que não é viável comparar dois textos, da mesma notícia, para ver qual tem melhor indexação nos buscadores. Contudo, o texto do anúncio do Google Ads, por exemplo, pode e deve ser comparado.
Dessa forma, é possível identificar qual texto é mais chamativo ao seu público-alvo e atende aos objetivos traçados.
Imagens
Assim como citamos anteriormente, fazer o teste com as imagens de um anúncio pode ser interessante. Afinal, é possível que você escolha uma foto com excelente resolução, e acredite que ela terá um bom desempenho. Contudo, impulsionar o anúncio no Facebook, por exemplo, o resultado não chega ao esperado.
Como não há uma fórmula para saber o que vai dar certo e que que não vai, o mais adequado é fazer o teste A/B. Dessa forma, terá certeza de que está empregando o dinheiro em algo eficiente.
Formulários
Você já deixou de responder a alguma pesquisa ou até de comprar um item por não querer responder a um questionário? Um bom formulário tem o poder de atrair ou espantar pessoas! Por isso, é preciso descobrir qual o ideal para o seu público-alvo para aumentar a captura de leads.
Com o teste A/B, é possível identificar o que mais agrada. Você pode, por exemplo, alterar:
- formatos;
- cores;
- botão com a chamada;
- posicionamento do formulário na página, entre outros.
E-mail marketing
O campo “assunto” é muito importante no e-mail marketing. Ele deve ser chamativo e fazer com que a pessoa tenha vontade de abrir a sua mensagem. Como saber qual tipo de texto será mais chamativo?
Uma das formas é fazer o teste A/B. Escolha uma porcentagem das pessoas cadastradas e, para a metade delas, use um “assunto”. Para a outra, mude. Assim, veja qual tem maior taxa de abertura e escolha esse para enviar o e-mail marketing aos demais.
Você também pode usar o teste para avaliar formatos e até cores do e-mail marketing. Dessa forma, vai conseguir ter um melhor aproveitamento da estratégia de divulgação.
Outros testes no e-mail que podem ser interessantes são:
- alterações nas imagens;
- diferentes CTAs;
- identificar o melhor horário do envio.
Quais a importância da realização do teste A/B?
Depois de entender como ele pode ser usado, provavelmente você já notou que o teste A/B é muito importante. Afinal, ele permite que o seu trabalho de divulgação passe a ser feito com base em métrica e não em suposições.
Dessa forma, é possível dizer que o teste A/B:
- ajuda a identificar o que é mais atrativo para o público-alvo;
- colabora para melhorar os resultados e atingir o objetivo;
- dá base para as tomadas de decisões;
- sana qualquer dúvida que possa existir em relação a imagens, cores, textos, entre outros;
- permite que o dinheiro gasto em publicidade paga seja melhor aplicado;
- melhora a experiência do usuário, já que oferece algo mais atrativo a ele;
- auxilia no aumento da taxa de conversão;
- ajuda na escolha do post certo nas redes sociais;
- colabora para identificar formas e aumentar os leads, quando aplicado na landing page.
Assim, podemos concluir que o teste A/B é um aliado de quem quer melhorar as estratégias online. Afinal, é uma boa ferramenta para encontrar o caminho mais adequado para chegar ao público-alvo.
Você já sabe como vai usar o teste A/B em sua para aumentar o tráfego e encantar o público? Pode começar pelo e-mail marketing. O que acha? Afinal, é uma ótima forma de vender mais. Veja como! Até o próximo artigo!