Você provavelmente já leu que para ter sucesso com as publicações feitas em seu blog, é preciso encontrar as palavras-chave certas. Afinal, elas estão diretamente ligadas ao posicionamento da sua publicação do Google. Sem contar que ajudam a direcionar o tema do texto publicado, de forma que atraia o seu leitor.
Contudo, para identificar as palavras-chave corretas é preciso fazer uma pesquisa e não se basear em “achismos”. Você sabe como proceder?
Para ajudá-lo nesta etapa tão importante do planejamento de conteúdo do seu site, listamos algumas dicas e ferramentas que vão ajudar a identificar as keywords. Confira!
O que são e para que servem as palavras-chave?
Quer conseguir tráfego orgânico para o seu blog? Então precisa publicar artigos sobre temas que sejam relevantes para o público que você quer atingir. Além disso, precisa garantir que, quando essas pessoas procurarem por um conteúdo no Google, consigam chegar até o seu post.
É nesse momento que as palavras-chave entram. Elas nada mais são do que as palavras que as pessoas usam para encontrar determinado assunto em um buscador.
Vamos supor que o seu site seja voltado sobre animais e você queira publicar um artigo que informe sobre as doenças de cães. Será que cães é o termo mais usado para esse tipo de pesquisa ou cachorro seria o mais indicado? Será que o seu público digita “doença de cachorro” ou “doenças comuns aos cães” no Google?
É isso que a busca por palavras-chave vai informar. Com esse dado em mãos será possível escrever um texto que atenda, da melhor forma, ao que o público-alvo procura.
Assim, ao invés de você achar que usar “cães” no texto é a melhor escolha, vai ter um dado real. Ao usar uma das ferramentas que listamos abaixo, notará que a busca pela palavra “cachorro” é muito maior do que “cães”. Dessa forma, é indicado publicar um post sobre “doenças em cachorro” e não sobre “doenças em cães”.
Viu como a busca por palavras-chave é importante? Ela vai fazer com que o seu conteúdo seja mais útil e mais acessível para o público quando ele fizer uma pesquisa. Além disso, vai ajudar a aumentar o tráfego orgânico do seu site.
Tipos de palavras-chave
Agora que você já sabe a importância das palavras-chave, é preciso conhecer os tipos existentes. Afinal, como provavelmente você já deve ter notado, existem palavras-chave com apenas uma palavra, com duas ou até com mais, certo? Então vamos lá!
Head tail e fat head keyword
As palavras-chave chamadas de head tail são as mais gereralistas como por exemplo “marketing” ou “cursos”.
Já fat head keyword também é um termo de busca pouco específico, mas formado por mais de uma palavra, como, por exemplo, “marketing digital”.
Claro que se você for pesquisar vai notar que o volume de buscas por essas palavras é muito grande e pode parecer bem atraente. Contudo, ao mesmo tempo que a quantidade de pesquisas é gigante, a concorrência também é muito alta.
Por isso, embora muitos imaginem que devem focar apenas nas head tail e fat head keyword, é interessante usar também termos de baixa concorrência. Isso ajudará tanto na hora de redigir um texto, quanto no momento de usar o Google Ads. Afinal, quanto maior a concorrência da palavra-chave, maior precisa ser o lance para conseguir o seu anúncio apareça.
Porém, é necessário deixar claro que o uso de head tail é importante e tem suas vantagens, mas esse não deve ser o único foco do seu blog. Dentre as características do uso desse tipo de palavras-chave estão:
- grande volume de busca, embora a concorrência também seja alta;
- necessidade de conteúdos mais trabalhados, já que a concorrência é muito grande;
- requer atualização constante do conteúdo, para poder alcançar bom posicionamento;
- tráfego orgânico menos qualificado, já que qualquer pessoa pode pesquisar por termos genéricos e chegar ao seu blog;
- são muito genéricas.
Por isso, além de usar a head tail e a fat head keyword, é indicado redigir textos usando long tail keyword, como veremos abaixo.
Long tail keyword – palavra-chave de cauda longa
Com o uso da long tail é possível atender melhor às necessidades do seu público-alvo. Por exemplo, se a pessoa procura por “curso gratuito” ela pode estar em busca de:
- um curso virtual;
- graduação;
- ou os oferecidos por uma instituição específica.
Por isso, se quiser atingir a um público específico é indicado usar long tails como, por exemplo:
- cursos online gratuitos FGV;
- cursos gratuitos presenciais;
- cursos gratuitos Bradesco;
- cursos online gratuitos com certificado grátis para imprimir;
- cursos gratuitos 2019;
- cursos online gratuitos Sebrae;
- cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC;
- cursos gratuitos Senac.
Assim, o volume de buscas por elas, provavelmente, será menor. Porém, a competição pela primeira página também cairá, ou seja, ficará mais fácil você alcançá-la. Sem contar que ao escolher o que o seu usuário busca vai conseguir tráfego orgânico qualificado.
Assim, como características das palavras-chave longas podemos citar:
- esclarece a dúvida exata que o usuário possui;
- tem um conteúdo bem direcionado;
- resulta em menor tráfego, mas é qualificado;
- aumenta as chances de converter um visitante em leads.
Como pesquisar a palavra-chave para o seu blog
Chegou a hora de identificar quais as palavras que são mais importantes para o público que você quer atingir. Preparado? Então veja dicas de como proceder!
Defina o tema
A primeira coisa que você precisa saber é qual será o tema abordado. Será com base nele que você irá pesquisar por palavras-chaves para usar.
Defina uma ferramenta para usar
Na sequência, é preciso escolher uma ferramenta para planejar a palavra-chave. O planejador de palavras-chave do Google, o Keyword Planner, é um dos mais conhecidos, mas você poderá ver alternativas ainda neste post. Continue a leitura para saber!
Descubra sugestões por meio da ferramenta
Se uma pessoa tem um blog com foco em marketing digital, por exemplo, é possível que ela encontre como sugestões de palavras-chave:
- marketing digital como fazer;
- marketing digital curso;
- marketing digital exemplos;
- marketing digital PDF;
- marketing digital Instagram;
- marketing digital livro;
- marketing digital salário;
- marketing digital agência.
Ferramentas para planejar as palavras-chave
Há diversas ferramentas que podem ajudar você a definir qual palavra-chave usar. Conheça algumas delas.
Keyword Planner: o planejador do Google
A ferramenta é gratuita. Você digita uma palavra e recebe uma lista de termos pesquisados, bem como a concorrência e o volume de buscas de cada um deles. O Keyword Planner também auxilia na hora de escolher lances e orçamento para a publicidade paga. Para isso, ele fornece a média de lances do termo pesquisado.
7search
Também é um planejador que é simples de usar. Basta entrar e clicar em “Advertisers”. Depois, é só digitar o que busca e obter o resultado, com dicas de palavras-chaves que poderão ser usadas.
Ele também oferece o número de pesquisas mensais, o que é interessante para definir as palavras-chave de cauda longa que serão usadas.
Long Tail Pro
É uma ferramenta paga, mas muito interessante. É muito rápida e com uma pesquisa você pode obter até 800 palavras-chave. Uma opção prática, mas com custo. Por isso, é preciso ver se ela cabe em seu orçamento de marketing.
Dica para escolher o tema da publicação
Agora que você já sabe como identificar a palavra-chave do seu próximo post, pode estar se perguntando: “o que escrevo usando essa palavra-chave?”. Há uma ferramenta chamada Answer The Public.
Você digita a palavra-chave e ela informa os principais questionamentos que as pessoas estão fazendo sobre a keyword informada. Dessa forma, é uma boa alternativa para obter:
- insights sobre o que o seu público quer saber e questiona;
- dicas de segmentação da sua pesquisa de palavra-chave de acordo com o público-alvo;
- possibilidade de responder perguntas diretas;
- otimização palavras-chave de cauda longa com base nas perguntas feitas.
A busca por palavras-chave e por definir exatamente o que o seu público procura é uma das estratégias de SEO. Conheça as outras em nosso post!