Como saber o que as pessoas estão buscando no Google para poder oferecer o conteúdo que elas procuram? Uma das formas é usar o Google Trends! A ferramenta permite que o usuário tenha acesso ao que é mais buscado no país em tempo real.
Nela, é possível tanto avaliar as buscas do último mês, quanto da última hora. Isso pode, por exemplo, servir para direcionar o conteúdo publicado. É uma métrica interessante também para saber se determinada ação publicitária atingiu os internautas de forma eficiente.
Quer saber mais? Então conheça o Google Trends e descubra como ele pode ser útil para o seu negócio!
O que é Google Trends?
O Google Trends é uma ferramenta criada pelo próprio Google que informa o que as pessoas estão procurando naquele momento. Ele é uma boa opção, por exemplo, para saber a palavra-chave que está em alta ou as notícias que são mais interessantes.
Dessa forma, pode ser usado para direcionar o conteúdo do seu blog. Por exemplo, se o seu conteúdo é voltado para a área de saúde., você começa a pesquisar e nota que determinado assunto está sendo falado por causa de uma pessoa famosa recém diagnosticada. No geral, os internautas passam a pesquisar sobre a doença para saber do que se trata. O aumento por buscas é praticamente imediato. Dessa forma, pode ser interessante oferecer o conteúdo que a pessoa está procurando em seu site.
Para saber como o internauta está fazendo a pesquisa, nada melhor do que usar o Google Trends. Ele vai mostrar os termos mais pesquisados na última hora ou dia e poderá ajudar você a direcionar o conteúdo.
Dessa forma, o Google Trends mostra a variação existente no interesse nas palavras-chave pelo usuário. Além disso, anualmente a empresa lança um relatório com as tendências de busca do ano todo.
Veja alguns dados de 2018
No geral, o relatório com dados do ano é divulgado em dezembro. Em 2018, por exemplo, os termos mais pesquisados no Brasil foram:
- Copa do Mundo;
- Big Brother Brasil;
- Eleições 2018.
Já as principais buscas de “como fazer” foram:
- Como fazer slime?
- Como fazer figurinhas no Whatsapp?
- Como fazer gasolina?
- Como fazer crepioca?
- Como fazer perguntas no Instagram?
Enquanto a lista de “o que é” foi:
- O que é fascismo?
- O que é intervenção militar?
- O que é lúpulo?
- O que é Ursal?
- O que é Corpus Christi?

Por que usar o Google Trends?
Ter uma noção real do que as pessoas estão procurando em um determinado momento pode ajudar no planejamento da estratégia de marketing digital. Veja como!
Definir um calendário editorial
Como vimos, é possível acessar dados dos anos anteriores. Isso vai ajudar você a ter um calendário editorial. Como? É simples!
Ao verificar os dados de 2018, por exemplo, é possível identificar quando aumentam as buscas com o tema “Dia das Crianças”, por exemplo.
Dessa forma, ao fazer o planejamento de pautas para 2019, você pode agendar a produção para a data certa. Assim, nos dias nos quais provavelmente aumentarão as buscas por “Dia das Crianças”, o seu blog já terá um conteúdo novo publicado.
Programar links patrocinados
O mesmo vale para o planejamento de links patrocinados. Ao saber quando a busca por determinada palavra-chave tende a crescer, é possível programar a campanha publicitária. Dessa forma, as chances de obter um bom resultado aumentam.
Ao mesmo tempo, é possível identificar uma palavra-chave que está em queda. Dessa maneira, evitar usá-la e optar pela que está em alta.
Encontrar tendências no ramo de negócio
O que o público está buscando? Qual a tendência do seu setor? Claro que para isso é preciso participar de eventos da área e ler artigos. Contudo, para descobrir o que o seu cliente busca é interessante saber o que ele precisa e avaliar o seu comportamento.
O Google Trends pode dar esse direcionamento. Por exemplo, quem tem um e-commerce de produtos para animais de estimação. Vamos supor que apareça um produto novo no mercado e que as pessoas estejam buscando. Ao acompanhar pelo Google Trends, é possível identificar a pesquisa, por exemplo, de uma coleira mais segura. Caso não a tenha na loja online, pode considerar investir nela. Já se for um item que a loja já possua para a venda, pode ser interessante fazer uma nova publicação no seu blog sobre ela.
Dessa forma, identificar as tendências de busca ajuda tanto na busca por novidades, para oferecer ao usuário, quanto na divulgação dos produtos.
Identificar o resultado de uma grande ação
Em e-commerces maiores é comum fazer uma grande promoção na semana do aniversário. No geral, além da queda de preços em alguns produtos, há a distribuição de cupons de desconto.
O trabalho online é grande e tudo o que a equipe quer é que o assunto viralize. Uma das maneiras de saber se a estratégia deu certo ou não é acompanhando o volume de buscas no Google Trends.
Se houve um aumento nas buscas pela marca em determinado momento, pode ser consequência da campanha feita.
Identificar problemas com o nome da marca
Da mesma forma que o Google Trends pode ajudar a avaliar se uma campanha de marketing surtiu efeito, ele pode servir como alerta. Vamos supor que, de uma hora para outra, determinada marca passe a ser procurada, ou seja, haja um aumento nas buscas.
Quando isso ocorre, é preciso fazer uma análise do que está acontecendo. Muitas vezes, o nome da empresa pode estar ligado a um problema que acabou se tornando viral. Dessa forma, o aumento no volume de busca serve como alerta para que a equipe tenha maior velocidade, evitando danos maiores para a marca.
Comparar termos
Vai investir em publicidade paga ou fazer um texto e está em dúvida entre sinônimos? O Google Trends ajuda a definir qual é o mais popular. Por exemplo, você pode estar em dúvidas entre cão e cachorro. Basta digitar os dois termos na ferramenta para descobrir qual palavra é mais usada no Google.
Focar em sua região
Vamos supor que o site seja de uma loja física. Dessa forma, o que ele mais deseja é atrair consumidores da sua região. Com o Google Trends, é possível saber o aumento de pesquisa em determinada área.
Assim, o conteúdo do site pode ser conduzido, de forma que se torne mais atrativo a quem estiver nas proximidades. Além disso, isso ajuda a encontrar a palavra-chave certa para a sua campanha de publicidade.
Por falar em publicidade paga, você investe no Google Ads? Veja dicas para obter melhores resultados!