O e-commerce parece ter conquistado o consumidor brasileiro. Segundo uma pesquisa feita pela empresa Mastercard, em julho de 2019, foi identificado um crescimento de 12,5% no comércio online. Isso indica uma tendência do consumidor usar, cada vez mais, as lojas virtuais para fazer compras.
Quem quer ter um negócio online ou já possui uma loja virtual, precisa se preocupar em oferecer um bom serviço. Afinal, o consumidor está migrando porque quer facilidade, segurança e preços atrativos. Por isso, é necessário estar pronto para oferecer tudo isso a ele.
Além disso, é preciso investir em marketing digital focado no e-commerce. Isso é importante para que o negócio online se destaque, atraia e fidelize clientes. O que acha de investir nessa estratégia e fazer a sua empresa se destacar? Confira dicas e aumente as chances de conversão!
Foque no visual do e-commerce
Antes de pensar em uma estratégia de marketing, é preciso avaliar o que o seu e-commerce tem ou precisa ter. O layout é agradável? O sistema de buscas funciona bem? E a categorização dos produtos? É bem-feita?
Claro que um bom desenvolvimento de marketing é essencial, mas não adiantará muita coisa se o consumidor chegar à loja e não conseguir ter uma boa experiência. Por isso, o primeiro passo é corrigir qualquer falha que possa existir em seu e-commerce. No caso de um e-commerce que ainda não foi lançado, deve-se fazer muitos testes antes de lançá-lo.
Por isso, garanta que a sua loja virtual seja fácil de navegar. Além disso, tenha a certeza de que os produtos têm uma boa descrição e que possuem imagens atrativas e de qualidade. Por fim, não se esqueça de oferecer facilidade na hora do consumidor fechar a compra. Ele precisa ter o acesso ao carrinho, cadastro, sistema de pagamento, entre outros recursos.
A gestão também é importante
Assim como a navegabilidade do site, a gestão do e-commerce também precisa ser avaliada de preferência antes. Afinal, é necessário estar realmente preparado para atender ao cliente antes de divulgar a sua empresa.
Dessa forma, certifique-se de que você possui um bom controle de estoque, está preparado para embalar o produto e entregar no prazo. Nesse sentido, firmar parcerias com transportadoras é importante para evitar atrasos. Fique atento e esteja certo de que poderá oferecer um bom trabalho!
Invista em um atendimento de qualidade
Atender bem também é uma forma de obter bons resultados com o e-commerce. O cliente quer um site rápido, fácil de navegar e entrega em dia. Além disso, quer ter a dúvidas sanadas rapidamente.
Por isso, além de investir em atendimento por e-mail, telefone e whatsapp, por exemplo, considere colocar uma assistente virtual no seu e-commerce. O chatbots são sistemas que ajudam o usuário a encontrar respostas para as dúvidas mais frequentes. Como são programados, atendem 24 horas por dia e podem ajudar o consumidor a:
- saber mais sobre o valor do frete;
- rastrear um produto;
- identificar quanto tempo vai demorar para a entrega ser feita;
- conhecer as formas de pagamento, entre outras ajudas.
Assim, o relacionamento com o cliente pode melhorar e de quebra ampliar a reputação da sua loja.
O e-commerce nas redes sociais
Agora que o seu negócio está preparado para atender a uma demanda maior, é hora de começar a divulgar. Uma das maneiras é através das redes sociais.
Elas são baratas ou até mesmo gratuitas e são formas eficientes para interagir com compradores e divulgar o e-commerce. Por isso, vale a pena investir em:
- perfil no Instagram;
- perfil no Twitter;
- página no Facebook, entre outras redes.
Considere também pagar por publicidade nas redes sociais. Ela permite que você direcione a campanha para o seu público-alvo e aumente as chances de obter retorno.
E-mail marketing
Se você já tem o e-commerce há algum tempo, certamente possui um cadastro de clientes. Em sua base de dados, provavelmente, há nomes, e-mails, produtos adquiridos, entre outros dados. Tudo isso pode ser usado para o direcionamento de uma estratégia de campanha de e-mail marketing.
Assim, é possível organizar os clientes em grupos específicos. Desta forma, torna-se mais fácil criar e-mails marketing específicos, de acordo com a segmentação. Consequentemente, é possível aumentar a taxa de vendas. Além disso, o e-mail marketing é uma forma de criar vínculo com o cliente e não deixar o seu negócio ser esquecido.
Por meio dele, você pode enviar cupons de descontos, alertas de promoções, agradecimento pela compra ou até dicas sobre o uso de um produto. Isso é importante para fidelizar o cliente.
Anúncios patrocinados
Aparecer na primeira página do Google parece um sonho? Claro que é possível fazer isso criando um blog e investindo em conteúdos otimizados. Contudo, uma forma mais rápida e também muito eficiente de se destacar é através do anúncio patrocinado. Na prática, você pode anunciar no Google Ads, por exemplo.
Google Ads
Nesta estratégia de marketing digital, você paga para aparecer em destaque. Além, disso, é possível configurar o anúncio. Assim, ele só vai ser mostrado quando alguém procurar um item oferecido em seu e-commerce. Dessa forma, é possível saber que o dinheiro investido está sendo direcionado para clientes potenciais.
Por exemplo, uma loja virtual de roupas femininas poderá direcionar a sua publicidade para pessoas interessadas em suas peças. O anúncio pode aparecer para quem procurar por: roupas femininas, saias, camisetas femininas estampadas, entre outras palavras-chave. Com isso, a publicação paga certamente vai aparecer para pessoas que têm interesse no que o e-commerce oferece. Isso ajuda a aumentar a probabilidade de fechar um negócio.
Google Shopping
Ainda dentro das publicidades pagas, há o Google Shopping. Esse anúncio também é feito através do Google Ads, por meio de uma ferramenta chamada de Google Merchant Center.
Com ela, é possível incluir os produtos do e-commerce no Google Shopping. Se você nunca reparou, ele aparece destacado na página inicial do buscador. De uma maneira geral, o recurso disponibiliza ao internauta uma lista de lojas que oferecem o produto que ele procura.
Marketing de conteúdo
Por fim, outra forma de ver o seu site em destaque nas ferramentas de busca é por meio do marketing de conteúdo. Com textos relevantes, informativos e bem estruturados, o seu negócio pode se destacar nas buscas.
Dessa forma, além de ajudar o e-commerce a se destacar, é possível engajar seu público-alvo e atrair potenciais clientes. Um blog, por exemplo, é capaz de direcionar visitantes para conhecerem os produtos do e-commerce, facilitando a conversão.
Viu quantas estratégias para divulgar o seu e-commerce existem? Há também o marketing de influência que pode ser interessante para aumentar a autoridade online. Conheça mais sobre ele!