A comunicação com o cliente é uma etapa importante na fidelização do consumidor. A pessoa quer ser bem atendida e ter a resposta exata para os seus problemas. Além disso, procura por soluções rápidas, práticas e que estejam disponíveis a qualquer momento. Nesse sentido, os chatbots chegaram para ajudar a sua empresa a conquistar isso.
Primeiramente, é preciso saber que se um consumidor não gosta de um atendimento, ele muda de empresa. A concorrência é grande e vence quem oferece exatamente o que o cliente procura.
Assim, como o desafio não é nada simples, cabe à empresa investir em alternativas de atendimento. É neste momento que os chatbots são úteis. Respostas rápidas, simples e automáticas, 24 horas por dia, para atender melhor.
O que acha de oferecer isso em sua empresa e mudar a forma como interage com as pessoas? Para isso, conheça mais sobre essa tecnologia!
Chatbots: conheça essa forma de se comunicar
Você conhece os chatbots? Se o nome não for familiar, saiba que provavelmente você já teve contato com essa tecnologia. Ela é muito usada em sites de empresas aéreas, SAC de empresas de telefone e em muitas lojas virtuais.
Aliás, você pode até ter um pouco de raiva de alguns deles. Quem nunca entrou em contato com um chat virtual na tentativa de chegar até o atendente e não conseguiu? Ao tentar perguntar algo no chat, a resposta recebida é: “não entendi”. Depois disso, o sistema sugere algumas perguntas para que consiga dar andamento ao atendimento.
Porém, muitas vezes, nenhuma delas tem real ligação com a sua dúvida. Você já passou por algo assim? Se isso for familiar para você, é porque já foi atendido por um chatbot.
Em síntese, trata-se de um robô criado a partir de um software de comunicação automatizada. Ele consegue responder às mensagens escritas por usuários ou ditas por meio de comandos de voz. É claro que, para que esse recurso seja viável, é preciso desenvolver chatbots especificamente para a sua empresa. Afinal, eles deverão conhecer as informações do seu negócio para fornecer uma experiência especializada ao usuário.
Definitivamente, esse é um ótimo investimento, uma vez que é uma ferramenta muito útil ao cliente. Afinal, ela trabalha 24 horas por dia.
Bem como, os chatbots com tecnologia mais avançada usam inteligência artificial. Com isso, conseguem fazer com que o robô aprenda a cada conversa realizada. Assim, cada cliente que procura o atendimento automático ensina um pouquinho. Logo, ele vai aperfeiçoando as respostas e oferecendo soluções mais assertivas.
Dessa maneira, quando o uso da inteligência artificial é possível, o sistema fica mais eficiente. Assim, evita de o usuário escrever algo que não foi previsto e chatbot ficar sem resposta.

Vantagens de apostar em chatbots para a sua empresa
Se você ainda estiver em dúvida quanto a utilização do chatbots em sua empresa, pense em seu cliente. Essa será mais uma ferramenta de comunicação que poderá aproximar seu cliente da sua marca e melhorar o relacionamento entre as duas partes.
Veja essa tecnologia como uma aliada. Da mesma forma que um número de telefone é usado para assessorar os consumidores, os chatbots também os ajudam. A ferramenta se apresenta como uma nova oportunidade de interação por aplicativos de mensagem.
Preparado para fazer uso deles em sua empresa? Então descubra as vantagens dos chatbots antes de começar!
Otimiza o atendimento ao cliente
Primeiramente, pense na facilidade e otimização que esse robô pode oferecer. Sabe aquelas perguntas frequentes que as pessoas ligam para fazer? O robô pode respondê-las, automaticamente.
Ele consegue responder perguntas como, por exemplo:
- Como atualizar o meu cadastro?
- Qual o status do meu pedido?
- Quais as formas de pagamento?
- Demora muito para entregar?
- Como trocar um produto?
- Qual a garantia oferecida?
- Vou ter que pagar frete?
- Por que preciso informar meu CPF?
- Como rastrear a minha entrega?
Desta maneira, o cliente tem a resposta que procura em poucos segundos. Em muitos casos, o consumidor nem precisará ser atendido por uma pessoa real.
Diminui a carga de trabalho da equipe
Muitas vezes, o SAC fica congestionado de ligações feitas por pessoas que precisam fazer perguntas simples.
Com os chatbots, o próprio sistema responde. Isso ajuda a diminuir o fluxo de ligações para o serviço de atendimento ao consumidor.
Consequentemente, evita filas de espera, diminui o trabalho da equipe e permite que os colaboradores melhorem a qualidade do atendimento. Tudo isso é muito positivo para a reputação e autoridade da empresa.
O cliente já chega informado
Claro que, em alguns casos, o cliente, mesmo depois de ser atendido por um chatbot, vai precisar falar com uma pessoa. Afinal, há informações específicas ou mais elaboradas que o robô não conseguirá dar.
Contudo, depois de ler as respostas do seu atendente virtual automático, o cliente já chega ao colaborador com algumas informações. Consequentemente, o chatbot pode tornar a compreensão da solução do problema mais rápida.
Satisfação do consumidor
Inicialmente, pense que a sua empresa funciona em horário comercial. Muitas vezes, o call center até trabalha algumas horas a mais, mas manter um serviço de atendimento 24 horas é difícil. Economicamente fica praticamente inviável.
Do outro lado está o consumidor que tem uma rotina de vida própria. Muitas vezes, o horário que ele tem disponível para entrar em contato com uma empresa é diferente do o horário de atendimento. Logo, há um desencontro.
Contudo, quando os chatbots estão disponíveis, ele poderá acessar a informação até de madrugada. Assim, terá como encontrar a solução para o problema a qualquer momento e sairá satisfeito. Se há uma coisa que qualquer empresa tenta atualmente, é deixar o consumidor satisfeito, não é? Os chatbots podem ajudar nessa missão.

Aumenta a interação
Além de oferecer a solução para o problema, os chatbots podem ser usados para aumentar os leads. Ofereça conteúdos atrativos, de topo de funil, para não perder a oportunidade de conversão.
Se a sua empresa for, por exemplo, de produtos para animais, o sistema pode disponibilizar o link para um conteúdo antes de encerrar o atendimento. Por exemplo, “Cinco formas de acostumar cães e gatos juntos”.
Assim, ele clica, conhece as dicas e pode se deparar com outro produto ou serviço que você ofereça. Em seguida, pode voltar a comprar.
Dessa forma, você viu quantas soluções os chatbots podem levar ao seu empreendimento? Nesse sentido, é uma proposta moderna, atrativa e eficiente no que se propõe a entregar.
Agora, o que acha de melhorar a sua interação com o consumidor também pelas redes sociais? Confira dicas de como ganhar seguidores e faça sucesso!