Você gosta de acessar um site sem ficar esperando para que ele abra? Provavelmente sim, correto? Da mesma forma, os demais usuários e possíveis clientes também levam em conta o tempo de carregamento.
Se a página demorar para abrir, eles buscam um outro endereço virtual e o Google está atento a esse comportamento. A ideia do buscador é sempre oferecer a melhor experiência ao internauta.
Por isso, o Google identificou a velocidade de um site como um dos fatores que levam internautas a permanecerem ou não em determinado endereço eletrônico. Assim, sites lentos perdem posições nos resultados da pesquisa.
Será que o seu site ou blog está lento? Veja como descobrir neste artigo! Continue a leitura!
Tempo de carregamento x Google
O tempo que um site leva para abrir sempre foi considerado pelo Google como um dos fatores de ranqueamento. Contudo, de 2017 em diante, o buscador está ainda mais atento à velocidade dos sites.
Depois de realizar estudos e notar que a tempo de carregamento de uma página influencia na satisfação do usuário, o Google passou a ser mais rigoroso. Em julho de 2018 o anúncio oficial foi feito e o buscador informou que o tempo de carregamento passou a ser um fator de classificação para pesquisas. Isso inclui o móbile, onde no geral a internet é mais lenta.
Dessa forma, as páginas mais lentas são afetadas e pedem posições. Do outro lado, quem investe em conteúdo relevante e procura ter páginas rápidas, que carreguem em menos de 3 segundos, tende a ganhar posições. Vale lembrar que se hoje a ideia de ter um tempo de carregamento de 3 segundos é boa, o futuro vai pedir mais.
Para um e-commerce, por exemplo, atualmente a sugestão é de que não demore mais do que dois segundos para carregar. Futuramente, a intenção é que esse tempo chegue a meio segundo.
Além de levar em conta que o tempo de carregamento é considerado pelo Google para ranqueamento, é preciso pensar na experiência do usuário. Se o site for lento, ele abandona a página e você perde vendas! Dessa forma, quem quer se manter vivo e crescer ou está em busca de tráfego orgânico, precisa pensar em velocidade.
Ferramentas gratuitas para medir a velocidade do seu site
Agora que você já entendeu o quão importante é avaliar o tempo de carregamento do site, é hora de testar o seu. Será que ele demora 3 ou 30 segundos? Para descobrir isso há algumas ferramentas gratuitas, que são úteis. Confira!
Google PageSpeed Insights
Já que todo mundo quer conquistar boas posições no Google, vamos começar por uma ferramenta dele. O Google PageSpeed Insights é simples de ser usado e pode ser útil. Ele faz uma análise do site e também dá dicas do que pode ser melhorado!
Além disso, faz uma boa avaliação tanto do desempenho em desktop quanto em móbiles.
OctaGate SiteTimer
O que será que pode estar afetando o tempo de carregamento do seu site? É o tamanho da imagem? Seja o que for, essa ferramenta irá ajudar a descobrir. Ela mostra quanto tempo os objetos da página demoram para ser carregados e informa o que demora mais.
Pingdom Tools
Simples de ser usado, além de avaliar o tempo de carregamento, dá dicas de como melhorar. É uma ferramenta interessante, mas em inglês.

Dicas para melhorar a velocidade do site
Fez os testes de tempo de carregamento do seu site? Se ele ainda não estiver ideal, provavelmente você obteve algumas dicas do que melhorar. Afinal, os próprios sites que realizam o teste fornecem isso. Contudo, nós também queremos ajudar. Confira algumas dicas para melhorar a velocidade e se destacar!
Cuidado com as imagens
Uma imagem sem foco ou mal escolhida pode ser ruim para a sua estratégia de Inbound Marketing. Contudo, uma foto muito pesada pode arruinar o tempo de carregamento do seu site. Por isso, é preciso otimizá-las. Dessa forma, você poderá unir qualidade e boa velocidade de carregamento. Compactá-las no TinyPNG pode ser uma alternativa.
Menos é mais
Tem algum plugin funcionando e que não gera nenhum resultado importante? Se o plugin ou uma extensão não for tão importante, é melhor evitá-lo. Recursos desnecessários só servem para deixar o site mais lento.
Cuidado com o servidor
Assim como toda a estrutura do seu site deve ser avaliada, para garantir um bom tempo de carregamento, o servidor também precisa ser bom. Ele está preparado para receber o seu tráfego? E em casos de pico? Fique atento a isso! Afinal, de nada adianta um site perfeito, se o servidor não acompanha.
Para que todas essas melhorias funcionem e que a sua estratégia de SEO seja um sucesso, é preciso ter um site responsivo. O seu é? Veja dicas e descubra a importância disso!