Será que a estratégia de e-mail marketing adotada está dando resultado? Para ter a resposta para essa pergunta, é preciso acompanhar os resultados. Dentre eles, a taxa de abertura, que se estiver acima de 20%, é um resultado muito positivo.
Porém, se o resultado for entre 10% e 20% está bom e entre 6% e 10% é aceitável, mas pode melhorar. Já quando a taxa de abertura do e-mail marketing for menor do que 6%, há algum problema. É preciso rever a forma como esse tipo de interação com o consumidor está sendo trabalhada.
Como fazer isso? Confira dicas de ajustes que você pode realizar para ter um resultado mais promissor.
O que é taxa de abertura de e-mail marketing?
A taxa de abertura nada mais é do que, das pessoas que receberam o e-mail marketing da sua empresa, quantas abriram. Vamos supor que a sua lista de e-mail marketing possui 10 mil pessoas e que todas elas recebam o e-mail enviado. Porém, só 900 abriram a mensagem. Nesse caso, a sua taxa de abertura é de 9%.
Embora ela não seja ruim, você pode melhorar a forma como trabalha a sua estratégia de e-mail marketing, para tentar aumentar a taxa de abertura.
Afinal, há várias vantagens de aumentar a taxa de abertura, como, por exemplo:
- conseguir que a sua mensagem seja lida pelo consumidor;
- aumentar as chances de ele interagir com o e-mail e seguir o que o CTA pede;
- aumentar o movimento do seu blog;
- conseguir levar o consumidor a realizar uma compra;
- criar autoridade da sua marca, ao enviar artigos relevantes e que sejam lidos.
Dicas para aumentar a taxa de abertura
Antes de falarmos sobre as dicas, é importante que você se lembre que o que você coloca dentro de e-mail, não interfere na taxa de abertura. Assim, o texto escolhido ou o CTA são importantes, por exemplo, para a conversão, mas não para fazer uma pessoa abrir ou não a sua mensagem.
Sabendo disso, fica mais simples compreender que se você quer aumentar a taxa de abertura, poderá alterar apenas o envio ou o título. Confira dicas!
Bons títulos ou assuntos são essenciais
Quando você entra em seu e-mail, certamente, há dezenas de mensagens. Além de olhar o remetente, provavelmente você irá ler o assunto, para decidir qual abre primeiro.
O mesmo vale para as pessoas que recebem a campanha da sua empresa. Elas irão olhar o assunto e se ele não for interessante ou chamativo, não vão abrir. Por isso, a primeira dica é ser direto, claro e mostrar um benefício no título ou no campo “assunto”.
Personificação ajuda
Ter uma pessoa real como a responsável pelo envio pode ajudar a aumentar a taxa de abertura. O mesmo vale para as mensagens, que se forem assinadas e personificadas, podem ter um resultado melhor.
Para ficar mais simples compreender pense, por exemplo, quando o consumidor interage com diversas ações de marketing digital do Magazine Luíza. Ele não conversa com a loja! A própria Luíza, um personagem criado, é a responsável por responder, dar dicas nos vídeos, entre outros. Isso ajuda a aproximar o cliente da estratégia.
O mesmo tende a acontecer com o e-mail marketing. Afinal, é melhor a pessoa receber uma mensagem interessante da Luíza, que é do magazine, do que a empresa. Tente adotar isso para o seu negócio!
Faça testes A/B
Se a sua taxa está baixa, é hora de fazer o teste AB, para saber o que funciona melhor com a sua lista. Rode duas mensagens testes para a mesma lista e identifique qual tipo de assunto tem maior taxa de abertura. Isso ajudará a norteá-lo para os próximos.
Segmente a sua lista de contatos
Enquanto a Joana quer comprar uma bolsa nova no e-commerce, o Reinaldo está em busca de sapato social. Assim, se eles receberem os e-mais certos, você aumentará as chances de a mensagem ser aberta. Por isso, segmente a lista de contatos da sua empresa para ter mais eficiência em sua campanha.
Crie urgência
Essa é uma estratégia que você pode testar e, às vezes, ajuda a aumentar a taxa de cliques. Você pode, por exemplo, criar um assunto assim: “Últimas horas: 20% de desconto em todo o site”. A sensação de que está acabando tende a fazer com que o cliente clique.
Crie campanhas temáticas
Aproveite as datas especiais, que naturalmente recebem a atenção do cliente, para aumentar a taxa de abertura do e-mail. Black Friday, Natal, Ano Novo, Dia dos Pais, Dia das Mães e Dia das Crianças são algumas da possibilidades interessantes para celebrar e converter. Por isso, encontre a data certa para o seu tipo de negócio.
Envie e-mails na frequência certa
Primeiramente, é preciso ter cuidado com a quantidade de e-mails enviados. Quando você manda vários por dia, a chance de a pessoa jogar a sua mensagem para spam aumenta, o que não é bom. Assim, estude um cronograma adequado e respeite-o.
Para ter sucesso nessas e outras ações com mais facilidade, nada como a automação de marketing. Confira as estratégias para melhorar o funil de vendas.