Você sabia que 126,9 milhões de pessoas usam a internet no Brasil? Delas, 97% costumam acessar redes sociais e sites pelo celular. Dessa forma, a empresa que não possui um site responsivo acaba prejudicando a navegação do internauta. Consequentemente, perde posicionamento no Google e tráfego orgânico.
Afinal, o Google sabe que o seu usuário usa principalmente o smartphone para acessar o conteúdo. Dessa forma, na hora de ranquear os sites, prefere os que estão preparados para atender bem ao usuário mobile.
E o seu site? É responsivo? Está pronto para atender ao internauta em qualquer local que ele resolva acessá-lo? Confira as vantagens e dicas para ter um site responsivo.
5 motivos para ter um site responsivo
Site responsivo é aquele que se adapta bem a diferentes tamanhos de telas, desde a de um computador, até a de um celular. Se você não sabe se o seu site é responsivo, pode fazer um teste de compatibilidade em uma ferramenta do Google. Ela é simples, rápida e gratuita.
Basta colocar o endereço do seu site e clicar em “testar URL”. É só esperar um pouco e pronto! Além de descobrir se você possui um site responsivo, é importante entender as vantagens dessa adaptação. Conheça!
Tráfego orgânico e captação de clientes
Como dissemos, o Google tem conhecimento de que o internauta usa o smartphone e, por isso, prefere sites responsivos. Afinal, a ideia é sempre oferecer qualidade ao usuário.
Dessa forma, ao investir em um site responsivo você ajuda a melhorar o posicionamento no buscador. Consequentemente, atrai mais internautas de forma orgânica e pode conquistar clientes.
Experiência do usuário
Se o usuário entra em um site e tem dificuldade para navegar, ele fecha a página e procura outro. Para evitar que isso aconteça com o seu, é preciso preparar o site para ser navegado pelo celular. Dessa forma, irá melhorar a experiência do usuário.
Velocidade de carregamento
Quando o site é responsivo ele também carrega mais rapidamente, o que é muito importante. Afinal, lembre-se de que a velocidade de carregamento é um dos fatores de ranqueamento do Google.
Isso é tão importante para o buscador que ele próprio oferece o AMP. Trata-se de uma estrutura HTML de código aberto, que permite criar páginas responsivas e rápidas.
Aumento da taxa de conversão
Quando a pessoa consegue navegar bem em um site usando o celular, aumenta as chances de ela se cadastrar, por exemplo, para baixar um e-book. Já se o site não for responsivo e ela não conseguir encontrar nada, fechará a página e você perderá um lead.
Aumento das vendas
Pesquisas mostram que 74% dos brasileiros usa o smartphone em pelo menos um dos passos do processo de compra online. Dessa forma, o e-commerce que não tem um site responsivo perde vendas.
Dicas para ter sucesso com o site responsivo
Viu como é importante ter um site que possa ser usado em telas de diferentes tamanhos? Agora que você sabe a importância, veja algumas dicas para ter sucesso.
Layout responsivo
Pense no cliente, na navegabilidade e como ele se comunica em diferentes telas já na hora de criar o seu site. É preciso optar por um layout responsivo, ou seja, que se adapte a tablet, celular e computador. Também pense nos detalhes do site, como, por exemplo, a localização da barra de navegação. Ela precisa ser facilmente acessada em qualquer tela.
Limites de tela
Na criação é preciso levar em conta também os limites de tela. No geral, é possível estabelecer padrões para que o site seja responsivo. Os limites mais usados são:
- < 480 px para smartphones menores;
- < 768 px para tablets menores e smartphones maiores;
- > 768 px para tablets e desktops.
- > 1024 px para telas de alta definição, como os computadores.
Imagens
As imagens também precisam se adaptar ao estilo da tela. Afinal, tanto o internauta que usa o computador, quanto o que acessa pelo tablet vai querer vê-la. Uma das formas de fazer isso é com o uso de uma ferramenta chamada Adaptive Images. Ela consegue dimensionar a imagem de acordo com o formato de tela de cada aparelho.
Site amigável
Há algo que não seja necessário em seu site? Tire! Se alguma função não serve praticamente para nada, ela só vai servir para deixar o site mais pesado. Além disso, fará com que ele fique menos amigável. Por isso, mantenha apenas o que é importante.
Além de ter um site responsivo, há outros cuidados que podem ajudar a aumentar as buscas orgânicas. Veja dicas!