Toda a estratégia de marketing digital de uma empresa precisa ser voltada para as pessoas que podem ter interesse em seus produtos. Afinal, de nada adianta investir em Inbound Marketing ou em publicidade paga, se possíveis consumidores não forem atingidos. Por isso, o primeiro grande passo no mundo do marketing digital é definir as personas.
Quem terá interesse no qual a empresa oferece? Qual idade a pessoa tem? O que faz? Tudo isso precisa ser respondido para que o projeto dê certo.
Por isso, esse é assunto que vamos falar aqui hoje! Descubra como criar a persona ou as personas para que a sua estratégia digital caminhe bem. Continue a leitura!
O que é persona?
Persona é um perfil fictício que representa o cliente ideal para uma instituição. Embora ela seja criada, é baseada em perfis reais para que represente os possíveis clientes de uma empresa.
Ela serve para que a empresa entenda melhor quem quer atingir e, dessa forma, possa moldar suas ações. Assim, é útil em diversas ações. No marketing digital, por exemplo, quando uma persona é bem definida e as ações são baseadas nela, as chances da estratégia dar certo são maiores.
Por isso, a descrição da persona precisa ser simples, de forma que qualquer pessoa que leia, dentro da empresa, compreenda e imagine o personagem.
Exemplos de personas
Para ficar mais fácil de entender, veja alguns exemplos de personas. Assim, será simples entender como o perfil pode ser feito e o quão completo precisa ser.
Exemplo de persona para escola de cursos online
Janaína 38 anos: professora, graduada em ciências biológicas. Atualmente leciona em duas escolas estaduais e não tem muito tempo.
Mora sozinha e tem vontade de fazer cursos para se aperfeiçoar. Contudo, como a rotina é muito agitada, acaba não tendo tempo de se matricular em uma escola. Gostaria de encontrar uma forma de se aperfeiçoar em suas horas vagas, sem ter um horário fixo para estudar.
Loja de materiais de cozinha
Demétrius, 27 anos: cozinheiro apaixonado pelo que faz. Pediu demissão do emprego anterior para montar o seu próprio restaurante. O empreendimento ainda está no início e ele investe tudo o que entra em utensílios novos.
Como trabalha sozinho na cozinha, procura por eletrodoméstico que facilitem a sua rotina.
Pet shop
Maurício, 35 anos: representante comercial e trabalha há 10 anos no mercado. Passa o dia todo fora e mora sozinho. Contudo, tem cinco gatos de estimação, que foram resgatados. Ele os criou desde filhotes e quer sempre oferecer o que há de melhor. Por isso, procura por brinquedos que possam distrair os gatos enquanto ele está trabalhando.
Dicas para não errar na hora de criar personas
A criação de uma persona deve ser baseada em pesquisas feitas com clientes. É possível usar dados que você obteve no cadastro, fazer entrevistas ou um questionário online. O importante é identificar quem são os possíveis clientes. Veja algumas dicas para fazer isso da melhor maneira.
Número de entrevistas
Vai definir a sua pessoa por meio de uma entrevista? Com dados já obtidos de clientes? Seja qual for, não adianta pegar apenas um ou dos questionários. É preciso analisar um número maior de possíveis consumidores.
No geral, o indicado é que a persona seja criada com base em pelo menos 20 questionários respondidos. Para incentivar os clientes a responderem a uma pesquisa online, por exemplo, você pode oferecer algum benefício. Quem responder pode, por exemplo:
- ganhar um cupom de desconto para a próxima compra;
- participar de um sorteio;
- receber um brinde quando fizer a próxima compra.
Crie quantas personas precisar
Ao analisar os dados resultantes da sua pesquisa, provavelmente vai notar que há mais de um perfil. Dessa forma, crie mais de uma pessoa, para que possa dar um direcionamento a ações que atendam a todas elas.
Por exemplo: você tem uma empresa que fabrica ração para cães e lançou um novo produto. Para torná-lo conhecido, decidiu investir em marketing digital. Após uma pesquisa ampla, notou que as distribuidoras são os seus clientes diretos, mas também há pet shop e, claro, o consumidor final.
Como quer atingir a esses três diferentes público, para divulgar o novo produto, deve criar três personas. Afinal, o tipo de conteúdo que atrai o dono de pet, por exemplo, não é o mesmo que envolver as distribuidoras e donos de pet shop, nesta etapa do funil de vendas
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A equipe de marketing precisa ter acesso à persona, para que possa executar o seu trabalho. Por isso, compartilhe com todos essa tarefa. Desde o responsável pelas campanhas pagas, até com os redatores.
Está focado na divulgação online de sua empresa? Descubra como gerar leads qualificados em sua estratégia de marketing!