Em geral, vários fatores que são analisados na hora de posicionar uma página no Google. Dentre eles está a quantidade de links externos que o seu site recebeu. Isso acontece porque o buscador entende que se os outros sites estão linkando para o seu é porque a sua informação é relevante. Conseguir essa linkagem não é fácil, mas através de guest post isso é possível.
Além de divulgar a sua empresa e o seu site, a parceria com guest post também pode servir para impulsionar bons conteúdos em seu blog. Por meio dessa estratégia, é possível receber artigos de pessoas especialistas na área. Isso ajuda a oferecer mais conteúdo relevante ao usuário, além de aumentar a sua autoridade online, assunto que já falamos aqui no blog.
O que acha de conhecer mais sobre guest post e ver dicas para aproveitá-lo da melhor forma? Siga sua leitura e descubra mais esta estratégia digital!
O que é guest post?
De uma forma simples, podemos dizer que guest post é um artigo que é escrito por alguém que não é da equipe. Ele pode ser feito por um site parceiro, um especialista na área ou outro profissional.
Vamos supor que você seja proprietário de um e-commerce de modas e que possua um blog, pois investe em Inbound Marketing. Como quer oferecer publicações inéditas e com conteúdo rico, decide entrar em contato com uma das marcas vendidas por sua loja virtual.
A ideia é convidar um especialista da marca para publicar o conteúdo em seu blog. Esse conteúdo é um guest post. Para a marca a publicação é interessante pois, de uma forma ou de outra, acaba divulgando o nome dela. Já para seu blog é importante para receber conteúdo relevante.
Assim como você pode convidar pessoas para publicarem, pode encontrar locais para publicar um guest post escrito por você. É dessa forma que consegue link externo para o seu site e, mesmo que sutilmente, o divulga. Contudo, é importante saber que esse conteúdo é informativo e não publicitário!
Descubra algumas vantagens de produzir guest posts
Receber links de sites interessante e ter um texto seu publicado em vários veículos é uma forma de divulgar o seu trabalho. Por isso, seja qual for a sua área de atuação investir em guest post é uma boa escolha. Confira as vantagens!
Alcançar um novo público
Há várias forma de chegar ao seu público-alvo, como links patrocinados ou publicações em redes sociais. Além disso, tem a estratégia de Inbound Marketing que também faz com que possíveis consumidores interajam com sua empresa.
Embora essas estratégias sejam interessantes, o guest post se apresenta como uma alternativa eficiente. Vamos supor que você trabalhe com venda de cursos virtuais. A sua plataforma já possui diversos cursos de extensão online e agora está investindo em aulas preparatórias para o Enem. Dessa forma, vai ampliar o seu público-alvo.
Uma das maneiras de chegar até os estudantes do ensino médio é publicar um guest post em um site voltado para esse público. Para isso, identifique possíveis blogs e se ofereça como especialista.
Você pode, por exemplo, oferecer um conteúdo como: “Cinco dicas para estar preparado para a prova do Enem”. No conteúdo poderá colocar um hiperlink, sem fazer propaganda.
Conquistar autoridade
Quando você publica conteúdo em vários sites, passa a ser reconhecido no meio. Dessa forma, se torna autoridade no assunto e, consequentemente, carrega a sua marca com você.
Como isso acontece? Vamos supor que você sempre pesquise sobre receitas na internet. Para obter as melhores, costuma acessar sites diferentes e, em vários deles já viu dica da determinada cozinheira. Quando você for pensar em receitas, qual nome virá primeiro em sua mente? Provavelmente o da cozinheira, correto?
O mesmo vai acontecer com o seu nome. Quando conteúdos ricos são ligados a ele, as pessoas acabam ligado o seu nome a algo positivo. Dessa forma, torna-se uma autoridade online e, consequentemente, carrega o nome da empresa.
Conseguir bons links
Os links externos fazem parte da estratégia de SEO. Uma forma de conquistá-lo é com a publicação de guest post em outros sites. Quanto maior a quantidade de link externo relevante você conseguir, melhor. Isso ajuda a conseguir um bom posicionamento no Google.
Aumentar o tráfego
Lembre-se de que no guest post há um hiperlink para o seu blog. Dessa forma, se o conteúdo escrito por você for relevante, ele naturalmente vai gerar tráfego para o seu blog.
Além das visitas através do hiperlink, quando o conteúdo é bom o leitor fica curioso para saber quem escreveu. Assim, tende a pesquisar e vai encontrar o blog da sua empresa.
Como escrever um guest post eficiente?
Agora que você já conheceu as vantagens desse tipo de publicação, é bom saber como torná-la eficiente. É preciso estar pronto para se ajustar aos blogs parceiros. Veja dicas de como proceder!
Respeite o blog parceiro
A primeira coisa que deve ser levada em conta é o que o blog parceiro faz. Lembre-se de que você vai publicar em site dos outros. Por isso, é preciso escrever algo relevante ao outro site.
Primeiramente, escolha um tema adequado. Se o site for sobre saúde, não adianta querer publicar algo sobre moda. O tema deve satisfazer o leitor do blog parceiro e, ao mesmo tempo, colaborar para divulgar a sua marca.
Por exemplo, se você for o dono de uma plataforma de cursos e o blog parceiro for sobre saúde, vai precisar ligar os dois temas. Poderá escrever: “Como a qualificação a distância ajuda no aprimoramento profissional” e voltar o conteúdo para a área da saúde.
Além do tema, leve em consideração o público-alvo. Usando o exemplo anterior, vamos supor que o blog parceiro seja voltado para enfermeiros. Nesse caso, provavelmente uma linguagem muito informal não é interessante. Aposte em algo mais técnico e relevante para essa área de atuação.
Por fim, respeite o formato do texto usado no blog parceiro. Olhe as publicações anteriores e faça o possível para seguir a mesma linha.
Cuidado com o que escreve
Lembre-se de que não é uma publicidade e sim um guest post. A ideia é oferecer, para o parceiro que não vai cobrar nada, algo relevante.
Foque em um conteúdo rico e informativo. Não use o espaço para a divulgação da sua marca. Ela será feita apenas através de hiperlink e do seu nome, como autor do conteúdo.
Não exagere na quantidade de links
A pessoa liberou um espaço para você publicar um conteúdo. Trate essa oportunidade com carinho e respeito, ou seja, não abuse. O ideal é colocar um ou no máximo dois hiperlinks para o seu blog. Assim, garantirá um bom relacionamento e poderá conseguir espaço para novas publicações.
Facilite o trabalho
A pessoa vai receber o guest post e quanto menor o trabalho dela, melhor. Dessa forma, combine com ela como deve enviar o conteúdo. Não se esqueça de enviar uma imagem, livre de direitos autorais, para que ela use.
Agora que você já sabe como conseguir bons links externos para o seu site, o que acha de saber mais sobre Inbound Marketing? Veja dicas!