Você, provavelmente, conhece alguém que estuda no sistema EaD. Talvez, você mesmo tenha feito algum curso online nas horas vagas. Bom, essa é uma das maravilhas da internet: levar conhecimento onde quer que você esteja. E, hoje, é possível aprender de um tudo online.
Mas, claro que você já percebeu que esse é um ótimo segmento para investir e passar conhecimento adiante ou, caso contrário, nem teria clicado neste texto!
Ok, a ideia você já teve e tomou a iniciativa de pesquisar como criar um bom curso que se destaque na internet, mas… E por onde começar?
Bom, vou cumprir o prometido e ajudar você a criar um curso online totalmente do zero e investindo pouco, então, presta atenção nessas 8 dicas que separei para você que, ao final do texto, você estará pronto para colocar a mão na massa!
Então, vamos lá direto ao ponto:
Tudo o que você precisa saber para criar um curso online de sucesso
Neste artigo, vou dar algumas dicas que merecem atenção antes mesmo de você escrever o seu curso.
Como eu sempre falo por aqui, um planejamento prévio é essencial para que você tenha controle absoluto sobre tudo. Assim, você evita se perder nos temas, fazer módulos com muita diferença de duração entre eles e outros deslizes que podem comprometer a sua reputação com o público ― outra coisa que eu sempre friso é que o público é esperto e atento, ele percebe quando o material é bem feito e bem pensado!
Mas, logo mais falaremos sobre os detalhes do seu planejamento, antes, quero conversar sobre o que irá guiar todo o seu processo.
Defina o seu tema
No que você é bom? O que você poderia ensinar para alguém? Não estou falando nem de coisas acadêmicas, mas do dia a dia mesmo. Você é aquela pessoa que sempre quebra um galho com os problemas dos amigos com computadores? Ou, talvez, seja sempre aquele que é lembrado quando o assunto é assumir o fogão e tem umas dicas ótimas de culinária?
Independentemente daquilo em que você se destaca, você pode transformar isso em um curso e ajudar a espalhar conhecimento. O importante aqui é você tenha um escopo do que será ensinado no seu curso e determine qual o nível de profundidade das informações.
Informe claramente qual o nível de aprofundamento do curso para evitar que algumas pessoas se sintam lesadas caso as expectativas não sejam atendidas. Ou seja: você tem que cumprir tudo que prometer. Prometeu um curso que vai transformar a pessoa em um expert? Sem problemas! Desde que você faça com que, ao final do curso, a pessoa se sinta, de fato, especialista naquele tema.
Planejamento
Agora, sim, chegamos ao que interessa!
É preciso que você tenha muita atenção a este tópico, ele é fundamental para que o seu curso online decole.
Depois de determinar quais os limites do seu conteúdo, divida-o em módulos de duração parecida e em uma ordem que faça sentido, sempre do conteúdo mais básico para o mais aprofundado.
É sempre bom lembrar que uma das vantagens do ensino a distância é que o curso pode ser feito em qualquer lugar, no ônibus, em intervalos do trabalho ou faculdade, enfim. Pensando nisso estabeleça um padrão de duração para os seus vídeos e tente ser objetivo nas explicações, sem a famosa “encheção de linguiça”.
Faça um esboço de cada aula, o que será apresentado e qual o objetivo dela. Isso tornará a produção dos roteiros ― logo mais vou dar algumas dicas que vão tornar esse processo bem tranquilo ― mais ágil e evita que você fuja do tema.
E o planejamento também é financeiro, viu?
Por mais que você faça tudo sozinho, é preciso ter em mente que alguma grana terá que ser investida nesse processo, seja com material para gravação ou com diretores de arte que possam ajustar a sua identidade visual, por exemplo.
Seja realista quanto a isso e estipule quanto você pode investir no seu curso virtual para não perder o controle dos gastos e ter uma nem-tão-bela-surpresa no final.
Escolha o seu público
E aí, quem você quer ensinar? Definir a sua persona é uma etapa importante para quem quer começar qualquer trabalho, especialmente se for um curso online, onde é importante se conectar com quem está assistindo e ganhar a sua confiança.
E também porque de nada adianta produzir um material que não tem público para assistir.
A persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal, aquele que tem o perfil exato para adquirir o seu curso online. Diferente do público-alvo, que leva em conta dados mais genéricos e relacionados à faixa etária e renda, a persona tem nome, profissão e personalidade.
Tente pensar no que a sua persona faria: qual problema ela tem e você pode resolver? Como ela se comporta no mundo digital? Tudo isso ajuda a direcionar o seus esforços e também aprender mais sobre o público, como ele reage e como se comportar diante dele.
Cuidado com a estética
Esse cuidado pode parecer bobagem para alguns, mas tem uma relevância enorme quando estamos falando da sua imagem profissional. Não se esqueça de que ao oferecer o seu conhecimento você está se posicionando como uma autoridade no assunto e a sua estética deve refletir isso.
Estou falando, especialmente, do visual dos seus vídeos ― embora esse tópico também se aplique caso você trabalhe com materiais escritos, como e-books, afinal, uma boa diagramação e o uso de elementos gráficos estratégicos valorizam muito um bom conteúdo.
Não, você não precisa de nenhuma produção digna de um Emmy, mas é bom ter o cuidado de usar equipamentos adequados para a captação de imagem e áudio, escolher um bom cenário que possa ser recorrente nos seus vídeos e ter uma boa iluminação.
Para a edição, utilize elementos que possam acrescentar e complementar o vídeo e não distrair o aluno, além de prezar sempre por manter o material atrativo e dinâmico (nada pior que aqueles vídeos explicativos que mais parecem um monólogo, não acha?).
Se você pensa que trabalhar com vídeos é a melhor forma de criar seu curso online, recomendo que você leia o artigo Melhores Práticas do YouTube, nele falo um pouco melhor sobre qualidade de imagem, resolução e dou algumas dicas para se sair bem nas gravações. Vale a pena a leitura!
Elabore seus roteiros
Chegamos ao calcanhar de Aquiles de muitos produtores! Como elaborar um bom roteiro? Bom, o que posso fazer é dar as dicas, mas muito também vai do seu estilo pessoal e do ritmo que determinou para o seu curso.
Ele é importante para que você veja com antecedência o corpo do seu curso e possa dividir o assunto de maneira eficiente.
Ligar a câmera e desatar a falar nunca é uma boa ideia, vai por mim!
Mesmo que você saiba o conteúdo de cabeça, é bom ter um guia que mostre os tópicos que devem ser abordados. Isso evita que você fique dando voltas para concluir o raciocínio ou se torne repetitivo em alguns pontos.
Um roteiro bem elaborado também pode contribuir para a simplificar o processo de edição, pontuando onde deve haver cortes e inserção de letterings de apoio (se é você quem vai editar o trabalho, é bom ter tudo bem planejadinho para otimizar o seu tempo).
Invista na qualidade do seu conteúdo
Eu sempre vou bater na tecla de que um bom conteúdo deve ser o foco de tudo. Você pode gravar com um celular, ter um cenário simples e uma edição caprichada, mas não muito elaborada. Agora, se o seu conteúdo não for bom, meu amigo… não adianta nem ligar a câmera!
Você está se posicionando como uma referência, alguém que vai resolver problemas, então, faça uma curadoria apurada do que irá tratar no curso online, pesquise fontes confiáveis e, se tiver como, chame especialistas para fazerem uma “pontinha” nos seus vídeos.
Destrave!
Outro ponto delicado para os produtores de curso online é deixar a vergonha de lado e encarar a câmera. E, para o audiovisual, saber se comunicar com fluidez e clareza é essencial.
Aqui, infelizmente, não tem uma grande dica, apenas sugiro que você escolha um local apropriado e que se sinta à vontade para gravar os vídeos sem ser interrompido e pratique bem o conteúdo.
Se você tem segurança do que está falando, o público percebe essa confiança e a comunicação se torna mais clara, afinal, você conhece o assunto melhor que ninguém.
E fique tranquilo: com o passar dos vídeos você vai se sentir bem mais à vontade!
Escolha a plataforma educacional
Embora tenha citado meu artigo sobre YouTube para que você tenha um guia mais completo sobre a produção de vídeos, essa não é a melhor plataforma para hospedar o seu curso online. O ambiente do seu curso online deve ter algumas especificidades, entre elas:
- Ser responsivo: se uma das vantagens do EAD é estudar onde quiser, não faz sentido o seu curso ter versões apenas para desktop, não acha?;
- Personalizável: colocar a sua identidade visual na página fortalece a sua imagem como marca. Se o orçamento anda apertado, talvez não seja possível contratar designer e programadores para realizar a tarefa, então, escolha uma plataforma focada em conversão e que seja facilmente personalizável;
- Gestão de pagamentos: certifique-se de que a plataforma é segura para os usuários e mostre isso através de certificações na página. Dê preferência àquelas que já tenham a gestão de pagamento integrada.
Como falei lá no começo, está aí um bom guia de como começar a criar o seu curso online. Claro que muito depende do seu material, mas seguir essas dicas garante que você está realizando um trabalho coeso e estratégico, afinal, elas se aplicam a qualquer curso, sobre qualquer tema, para qualquer público!
Não precisa ser professor para criar um curso online e quase tudo pode ser ensinado através da internet. Tenha foco no seu conteúdo e segurança de que sabe o suficiente para que outras pessoas paguem para aprender com você!