Quantas vezes por dia você usa o celular? Pode ser em poucos momentos, mas, para boa parte das pessoas, o aparelho é utilizado várias vezes por hora. Fazer compras, se comunicar com a família e até pedir um transporte são algumas das atividades recorrentes com o dispositivo. Assim como você, os seus clientes usam o dispositivo. É por isso que o mobile marketing merece a sua atenção.
Se o seu cliente está com o celular na mão, a sua marca precisa aparecer na tela. Seja por meio de aplicativos ou por mensagens de SMS, toda empresa deve estar atenta a essa forma de divulgação.
O seu negócio já se comunica com o consumidor através da estratégia de mobile marketing? Se você ainda não conhece ou se quer dicas de como melhorar essa estratégia de marketing, siga com a leitura!
O que é Mobile Marketing?
Primeiramente, é importante entender o conceito de Mobile Marketing. Para isso, pense em seu celular e as funções que fazem com que você o use.
Seja para se comunicar, interagir e até fazer pesquisas com apenas alguns cliques, fato é que os dispositivos móveis ganharam espaço. Com isso, eles se tornaram uma forma eficiente de chegar até as pessoas. O mesmo vale para as empresas. Através dos celulares, elas podem atrair o cliente para o seu negócio.
Desta forma, é preciso lançar estratégias de marketing para aproveitar as funcionalidades e interagir com o consumidor. A essas estratégias dá-se o nome de Mobile Marketing. Por meio dele, é possível chegar até o público-alvo e oferecer vantagens. Além disso, é uma forma de estimular o cliente a realizar uma nova compra ou contratar um serviço.
Será que o mobile marketing é realmente importante?
Um estudo mostrou que, em março de 2016, 62% dos internautas do país já tinham comprado usando o celular. Três anos depois, em março de 2019, esse número mudou e subiu 20 pontos. Agora, 82% dos internautas já usaram ou usam os dispositivos móveis para fazer compras. O dado é da Panorama Mobile Time/Opinion Box – Comércio móvel no Brasil.
E não pára por aí. Nas classes A e B essa porcentagem chega a 90%, enquanto nas classes C, D e E é de 79% . O mais interessante é que essas compras são frequentes.
Além disso, 61% dos internautas já realizaram encomendas de produtos ou serviços pelo WhatsApp. Existem também 41% que já fez uso do Facebook Messenger para realizar compras.
Como você pode notar, realizar pedidos online com o uso dos celulares é algo rotineiro para boa parte das pessoas. Se você pensar que o Brasil tem 127 milhões de internautas vai notar como o marketing digital pode ser importante. Além disso, se souber que 97% dos internautas preferem navegar pelo smartphone, vai notar a importância do dispositivo.
Com esses dados, fica mais fácil visualizar quantos possíveis clientes estão navegando pelo celular, concorda? Se o consumidor está lá, a sua marca pode (e precisa!) marcar presença. O Mobile Marketing vai atuar neste processo.
Quais as vantagens de investir em mobile marketing?
Antes de mais nada, é importante saber que por meio do mobile marketing é possível segmentar os anúncios. Claro que, para isso, será necessário ter uma boa estratégia.
Nesse sentido, direcionar a propaganda certa de acordo com a localização do cliente aumenta a sua chance de conseguir a conversão. Isso ajuda muito os negócios físicos, como lanchonetes, docerias e supermercados que queiram atrair pessoas que estão por perto.
Assim, essa facilidade é muito importante para negócios locais, como bares e restaurantes. Desta forma, a estratégia ajuda a focar os esforços de publicidade em pessoas que possam se tornar clientes.
Um exemplo disso é o Google Meu Negócio, uma ferramenta que inclui empresas nos motores de busca do Google Maps. Assim, fica mais fácil ser encontrado.
Outro ponto interessante é que os aplicativos podem servir como importantes ferramentas de atendimento. Fidelizá-los através de campanhas atrativas no Instagram? Sim, isso é possível! Basta lançar a estratégia certa e manter o perfil ativo.
Dicas de ações de Mobile Marketing
Se você chegou até aqui, é porque conseguimos te convencer sobre a importância do Mobile Marketing. Então, agora é hora de conhecer algumas ações que podem ser feitas.
Claro que não há nenhuma fórmula mágica para ter sucesso. É preciso estudar a sua empresa, identificar os seus compradores e saber onde eles estão. Depois disso, é só começar a usar a estratégia certa para o seu negócio. Conheça algumas alternativas interessantes e comece!
QR Code
Com a câmera do celular, o seu cliente pode ser direcionado por meio de um QR Code para qualquer página. A tecnologia é semelhante a de um código de barras e pode ser acessado por qualquer pessoa que possua um smartphone.
Você pode colocar o QR Code na estampa de uma embalagem, na etiqueta de uma peça ou no cartaz colado na parede da padaria. Isso chamará a atenção do cliente, que pode serusará e será levado para um link especial ou para a página inicial do seu site.
SMS
O SMS ainda é uma forma de comunicação muito usada por clientes em potencial que não tem acesso à internet, mesmo que momentaneamente. Assim, ele pode ser útil para a sua empresa, uma vez que é uma forma eficiente de se comunicar com o cliente.
Você poderá alertá-lo sobre:
- o carrinho que esqueceu cheio em seu e-commerce;
- a data do vencimento do boleto;
- o status do transporte;
- a previsão de entrega;
- lançamento de novas promoções;
- envio de cupom de desconto, entre outras oportunidades.
Bluetooth Marketing
Essa é uma estratégia de marketing mais limitada, já que depende da proximidade do aparelho para ser usada.
Nesse caso, arquivos com conteúdo promocional são transmitidos ao cliente, especialmente se tratando de negócios locais. Para isso, usa-se o modo bluetooth dos aparelhos mobile. Dessa forma, o aparelho precisa estar perto fisicamente para receber um arquivo.
Site responsivo
Facilitar a vida do cliente é importante. Assim, se ele acessa a internet pelo smartphone, cabe à sua empresa oferecer a ele um site responsivo. Isso significa dar ao cliente a possibilidade de navegar facilmente pela página e usar todas as funções, incluindo a possibilidade de fazer compra.
Além disso, não se esqueça de fornecer também um conteúdo amigável, com títulos chamativos e informações relevantes. Esse cuidado pode ajudar a manter o consumidor interessado no que você tem a oferecer.
Para que tudo isso possa ser feito da melhor forma, é importante sempre levar em conta o funil de vendas. Afinal, ele é essencial para que você trabalhe até chegar à conversão.
Boas práticas no Mobile Marketing
Dessa forma, para qualquer estratégia de marketing, é preciso ter “bons modos”. Assim, segue uma lista final de cuidados e boas práticas no Mobile Marketing:
- Respeite o seu público;
- Não exagere na quantidade de mensagens;
- Dê ao cliente a possibilidade de não receber mais as suas mensagens, ou seja, descadastrar;
- Ofereça informações importantes e atrativas;
- Envie informações verdadeiras.
Viu como o Mobile Marketing é útil na divulgação do seu negócio? O e-mail marketing é outra estratégia que pode ampliar a conversão. Saiba mais.