Para que sua estratégia de marketing de conteúdo dê certo, é preciso que as pessoas caminhem pelo funil de vendas. Assim, depois de transitarem pelo topo do funil, ela deve ser direcionada a se tornarem leads. Para isso, é preciso realizar a conversão dos visitantes e, uma das maneiras eficientes disso ser feito é por meio das landing pages.
Essas páginas especiais são limpas, livres de distrações e levam o usuário a se cadastrar. Por isso, são consideradas como melhor estratégia de conversão.
Quer saber mais e aprender a usar as landing pages em sua estratégia de marketing digital? Então siga lendo e confira dicas!
O que são landing pages?
As landing pages são páginas especiais que têm como foco transformar os visitantes em leads. Elas são limpas e tem como atrativo principal o CTA. A ideia é que o visitante não se distraia e logo a conversão desejada seja obtida.
Na prática, pense, por exemplo, que seu site recebe mais de 300 mil acessos por mês. Contudo, as pessoas entram, leem e saem dele, sem seguir no funil de venda. Assim, ele está realmente atraindo possíveis clientes, mas é ineficiente ao levá-los para o próximo passo do funil de vendas.
Se a pessoa não se transforma em lead, provavelmente ela não será cliente. É preciso mudar isso e a melhor forma de fazer o seu visitante caminhar em sua jornada de compra é por meio das landing pages.
3 características de uma landing pages
Agora que você já sabe o que é uma landing page e sua importância dentro da estratégia de marketing de conteúdo, é hora de compreender as características desta página. Confira!
Linguagem simples e direta
A ideia dessa página é deixar bem claro ao visitante o que ele precisa fazer. Dessa forma, em seu título, é preciso colocar a palavra-chave escolhida e o nome da oferta. Isso ajudará a esclarecer ao usuário qual é a vantagem de ele oferecer as informações e fazê-lo sentir-se motivado a isso. A descrição deve ser clara e muito objetiva.
CTA deve ser o foco
As landing pages não podem oferecer outras distrações ao leitor. Afinal, a única coisa que você quer que ele faça é que se adfastre e transforme-se em lead. Por isso, o ideal é retirar qualquer coisa que possa distrair a pessoa.
As landing pages não devem ter nem menu, para evitar que o visitante saia dela sem se cadastrar. Assim, é importante que você só reserve espaço apenas para:
- o título;
- a descrição;
- o formulário.
Tamanho do formulário
Menos é mais! Um formulário muito grande assusta e afasta o leitor. Sabe aquela “preguiça” de preencher fichas enormes? Pois é, o internauta que chega até o seu site também a tem. Se você começar a perguntar demais no formulário, as chances de ele fechar a página sem preencher o cadastro é grande.
Por isso, seja sucinto. Solicite o mínimo de informações possíveis. Elas devem atender às necessidades da sua estratégia de digital, mas não podem assustar o internauta.
10 vantagens das landing pages
Se você ainda não está convencido de que precisa investir em landing pages em seu site, pode ser importante compreender as vantagens delas. Assim, saberá o porquê deve focar nessa estratégia.
Podemos citar como vantagens das landing pages em relação às demais páginas do seu blog:
- página com foco específico, sem distração, que facilita o cadastro de visitantes;
- mensagem bem clara;
- formulário adequado, atrativo e fácil de ser preenchido;
- conversão de visitante em leads;
- função exclusiva de promoção, aumentando as chances de sucesso;
- frases, cores, design e layout docados para atrair o internauta para a conversão;
- botão call-to-action destacado e posicionado estrategicamente;
- boa relação custo benefício;
- pode ser usada para diferentes campanhas;
- útil para sites de qualquer setor.
7 passos para criar uma landing page
Como já dissemos, para ter boas landing pages é preciso criar páginas limpas de distrações, formulários de tamanho adequado, CTA atrativo e bem posicionado. Contudo, além disso, é preciso seguir alguns passos:
- saiba quem é o seu público-alvo e tenha uma persona bem definida;
- entenda o que ele busca e qual problema deseja resolver, cuja solução está em seu negócio;
- ofereça um material atrativo, que faça com que ele se cadastre para recebê-lo;
- garanta que na breve descrição, o visitante se sinta motivado a se cadastrar para receber o que você oferece a ele;
- tenha a certeza de que ele receberá exatamente o que você prometeu, ou seja, se ele vai se cadastrar para receber um e-book com 100 receitas, por exemplo, dê isso a ele. Caso ele se cadastre e receba outra coisa, poderá criar uma imagem negativa da sua empresa;
- elimine qualquer distração da página e deixa-a limpa;
- teste mais de uma landing page para ver o que funciona melhor com o seu público. Às vezes, a cor ou posicionamento do formulário fazem a diferença.
Gostou das dicas? Um dos materiais que você nas landing pages pode oferecer é o e-book. Veja como o e-book pode ser interessante em sua estratégia de marketing digital!