Mais de 25 milhões de pessoas usam os Instagram pelo mundo todo. Será que alguma delas gostaria de conhecer a sua marca, serviço ou até comprar um produto da sua empresa? Provavelmente, o seu público-alvo navega por essa rede social e, por isso, é interessante investir no Instagram Ads.
Afinal, é através dessa ferramenta que você consegue fazer as suas campanhas no Instagram. Com ela, o seu produto pode aparecer entre os stories de influenciadores digitais, por exemplo. Dessa forma, pode chamar a atenção do público-alvo e até aumentar a vendas.
Nesse sentido, anunciar pelo Instagram Ads é mais fácil do que você pode imaginar. Preparado? Então conheça essa ferramenta e divulgue o seu negócio!
O que é Instagram Ads?
Você já usou a Instagram alguma vez? Se visualizou stories, provavelmente notou que em muitos casos há publicidade entre eles. Stories são aqueles vídeos curtinhos que as pessoas compartilham e que somem em 24 horas.
Quando o usuário acaba de assistir aos stories de uma pessoa, automaticamente o Instagram passa para o story de outra pessoa. Por exemplo, você segue João, Clara e Fred. Os três publicaram stories e você começou vendo os de Fred. Quando você acabar de assistir a todos os de Fred, automaticamente passará a assistir aos de Clara e depois aos de João.
Entre os stories de Fred, João e Clara pode aparecer uma propaganda. Assim, essa campanha teve origem em uma estratégia de Instagram Ads.
Por meio desse recurso também é possível elaborar anúncios que aparecem no feed, ou seja, na página em que os usuários têm acesso às atualizações e postagens. Os formatos são variados, como fotos únicas, carrossel (múltiplas fotos) e vídeos. Além disso, é possível promover anúncios com diferentes finalidades, como:
- cliques;
- conversões;
- instalações de aplicativos;
- visualizações de vídeos, entre outros.
Dessa forma, podemos dizer que o Instagram Ads é a estratégia que permite que anúncios pagos sejam criados. Logo, eles aparecem no Instagram e podem resultar em maior visibilidade e reconhecimento da marca.
Como funciona a cobrança de anúncios pelo Instagram Ads
Quando você anuncia pelo Instagram, é possível determinar quanto quer gastar com cada anúncio, da mesma forma que acontece no Facebook Ads.
Contudo, isso não garante que você vá realmente gastar o valor informado no orçamento. Pode ser que você pague menos, mas nunca mais do que programou. Isso acontece porque o gasto depende do desempenho do seu anúncio. Quando ele é muito bom, pode ser que o orçamento seja todo consumido. Porém, quando não tem um desempenho tão bom quanto o esperado, o valor gasto com a campanha é menor.
Comece criando uma conta comercial no Instagram
Primeiramente, é preciso criar um perfil comercial no Instagram. Para isso, é só ir até as “configurações”, descer até o final da página e clicar em “alternar para a conta comercial”.
Logo depois, você vai conseguir adicionar as informações comerciais, como horário, site, endereço, forma de contato, entre outros dados. Pronto!
A partir do momento que o seu negócio tem um perfil comercial, é possível:
- ter acesso à dados relevantes para estratégia de marketing;
- visualizar métricas sobre o desempenho das publicações promovidas em tempo real;
- encontrar informações sobre seus seguidores, como faixa etária, localização e sexo;
- descobrir como os seguidores interagem com as publicações feitas no perfil, entre outros dados.
Como começar a anunciar no Instagram Ads?
Quem nunca fez um anúncio no Instagram Ads pode começar fazendo uma publicação promovida. Essa é uma forma de divulgar uma publicação comum, feita no perfil comercial. A partir do momento em que se promove um post, é possível que ele seja visualizado por mais pessoas.
Além desse tipo de publicação, o Instagram Ads permite a escolha de três formas de promover o conteúdo. Veja abaixo.
- Publicação compartilhada: usada para divulgar um vídeo ou foto do perfil, fazendo com que a publicações se transformem em anúncios;
- Promover um story: o indicado é capturar momentos autênticos, que mostrem a empresa, com o intuito de divulgar a marca;
- Usar o botão “Promoções” do perfil: quando fizer isso, o Instagram vai recomendar quais das publicações que já foram feitas no perfil podem ter melhor desempenho caso seja promovida.
Quando promover uma publicação?
A promoção da publicação ajuda a divulgar algo que já está criado, para que alcance um público para fora da sua “bolha de seguidores”. Nesse sentido, a estratégia é alcançar um público maior.
Uma forma de certificar que uma post merece ser promovido é observar o desempenho da publicação entre os próprios seguidores que o perfil tem. Então, se você compartilhou algo e os seus seguidores interagiram bem, provavelmente a publicação vai ter bom resultado ao ser promovida.
Dessa forma, para quem está começando, fica mais fácil aproveitar bem o valor empregado.
Cuidados ao promover um conteúdo no Instagram Ads
Claro que já saber que determinada publicação agradou aos seguidores, ajuda na hora de escolhas. Contudo, você provavelmente quer obter o melhor resultado possível, correto? Para isso, quando criar uma promoção, é preciso estar atento aos itens abaixo.
- Destino: nesse item é preciso escolher para onde quer que o anúncio leve a pessoa. Pode ser para um site ou mensagem direta, por exemplo;
- Público: é a hora de decidir quem você quer impactar com o anúncio. Se escolher o modo “automático”, o Instagram Ads vai direcionar a promoção para pessoas com perfil semelhante aos dos seus seguidores;
- Orçamento: momento no qual você vai definir o valor máximo que quer gastar com a promoção;
- Duração: aqui é preciso definir por quantos dias o anúncio será mostrado.
Depois de pronto, basta escolher a forma de pagamento e encaminhar o anúncio para análise. No geral, após uma hora ele já estará liberado para veiculação.
Caso você faça tudo isso mas não consiga o resultado que espera, saiba que é possível pausar ou cancelar uma estratégia de Instagram Ads a qualquer momento. Nesse caso, você vai pagar apenas o que já foi gasto.
Particularidades dos anúncios do Instagram Ads
Depois de pronta, a publicação promovida será muito semelhante a um post ou story comum. Contudo, elas terão o rótulo de “patrocinado”. Além disso, é possível colocar um botão de chamada para ação, como “saiba mais” ou “compre já”. Isso é feito na hora que for formatar a campanha.
Dicas criativas para ter sucesso na hora de anunciar
São muitas pessoas fazendo publicações diárias no Instagram. Por isso, é preciso fazer com que o seu anúncio se destaque e fixe a marca. Veja, abaixo, algumas dicas rápidas para alcançar o sucesso nessa estratégia.
- Insira elementos da sua marca, como as cores ou até a logo, com o objetivo de fazer uma associação ao seu negócio;
- Lembre-se sempre de que a maioria das pessoas vai ver o seu anúncio no celular. Dessa forma, é preciso criar algo que fique adequado a esse tipo de tela;
- Nos storys, use a tela inteira do celular para chamar a atenção das pessoas, ou seja, foque me formatos verticais;
- Sempre pense no objetivo da campanha. O que a sua empresa quer? Reconhecimento, consideração ou conversão? Pense nisso para criar o anúncio certo!
Logo depois, com tudo pronto e publicidade lançada, é hora de acompanhar o sucesso da promoção. Para isso, siga os passos:
- acesse seu perfil;
- clique em “promoções”;
- vá em “ver informações” da publicação que você quer consultar.
Feito isso será possível ter acesso aos seguintes dados, como:
- interações: diz quantas pessoas clicaram em sua publicação paga;
- descoberta: mostra para quantas pessoas a publicidade foi mostrada;
- promoção: informa quanto do orçamento foi gasto.
Assim, ao seguir estes passos, é bem provável que a sua campanha de Instagram Ads seja um sucesso. Além dessa forma de publicidade digital, é possível investir também em anúncios no Facebook. Conheça o Facebook Ads, assunto do último post publicado. Boa leitura!