Mais de 130 milhões de brasileiros usam o Facebook. Isso faz com que essa rede social seja interessante para divulgar uma marca, uma promoção e interagir com clientes. É por isso que dentre as estratégias de marketing que consideram publicidade digital pagas destaca-se a do Facebook Ads.
De uma forma geral, podemos dizer que o sistema é semelhante ao do Google Ads – falamos dessa estratégia no nosso último post. Porém, no mercado existem anúncios voltados exclusivamente para o Facebook. Assim como o sistema de anúncios do Google, o dessa rede social permite a segmentação por idade, grau de instrução, sexo, entre outros quesitos.
O que acha de empregar essa estratégia de marketing digital em sua empresa? Veja dicas de como investir nessa forma de publicidade digital! Continue a leitura!
O que configura uma estratégia de Facebook Ads?
Você usa o Facebook? Caso esteja ou já tenha sido cadastrado, provavelmente notou que há algumas publicidades espalhadas. Existem anúncios que aparecem na lateral e outros que surgem no meio do feed de notícias. Em geral, todas essas campanhas foram feitas através do Facebook Ads.
Dessa forma, é possível definir que esse é o sistema de publicidade paga do Facebook. Nele, é possível elaborar anúncios diversos, com imagens, vídeos, links, entre outros recursos.
No Facebook, a campanha pode ser segmentada, o que ajuda a fazer com que a publicidade paga chegue ao público-alvo. Além disso, é possível direcioná-la de acordo com o sexo e região, gostos pessoais ou até pela profissão.
Para tirar o melhor proveito do valor empregado nas campanhas de Facebook Ads, separamos algumas dicas sobre anúncios. Assim, você poderá segui-la para tentar alcançar um resultado ainda melhor.
6 práticas para utilizar o Facebook Ads da maneira mais estratégica
Defina o objetivo dos anúncios
A primeira coisa a ser feita é escolher um objetivo para seus anúncios. Qual a finalidade deles? Nesse sentido, a definição de um norte é importante para saber qual o tom da campanha.
De uma forma ampla, podemos dizer que há três tipos de objetivos e você deverá escolher um deles.
O primeiro deles é o de reconhecimento, que é quando a ideia é divulgar uma marca. Para isso, é possível destacar os produtos ou serviços que possam atrair os consumidores.
Há também o objetivo de consideração, que é quando a ideia é fazer com que as pessoas visitem o site para saber mais sobre o local.
Por fim, o objetivo pode ser o de conversão, que quer incentivar a pessoa a comprar e usar um produto. A campanha pode, por exemplo, incentivar o consumidor a ir a uma loja física.
(Se você é leitor assíduo do blog, deve ter percebido que essa é a mesma lógica do funil de vendas, assunto já falado por aqui).
Continuando. À medida em que sua empresa cresce, a meta de campanha pode ser alterada. No início, por exemplo, poderá acontecer com o objetivo de gerar o reconhecimento da marca. Depois, pode incentivar uma compra.
Entenda os valores
Há empresas menores que acabam não fazendo campanhas no Facebook Ads por acreditarem que os cursos são altos. O que muitos desconhecem, é que é possível impulsionar uma publicação por apenas R$ 1.
Esse é o valor mínimo que poderá ser gasto, por dia, em uma campanha. Dessa forma, é possível programar o gasto de R$ 1 a R$ 10.0000, sem problemas. Assim, empresas de qualquer porte podem anunciar, sem que essa decisão afete o orçamento.
Além disso, pessoas que fazem artesanato para vender, por exemplo, também podem anunciar para conquistar mais compradores em sua cidade. A ferramenta tem um valor muito acessível.
Embora o valor mínimo seja de R$ 1, quando você montar a sua primeira campanha, vai notar que há uma orientação. De acordo com a rede social, quando a publicação fica por pelo menos 4 dias em vigor, ela tem um alcance melhor. Dessa forma, o gasto total seria de R$ 4, que podem ser pagos com o cartão de crédito.
Vale ressaltar que o valor pago pelo anúncio no Facebook Ads influencia diretamente no alcance que ele terá. Dessa forma, quem gastar R$ 10 em uma publicação e R$ 5 na outra, pelo mesmo tempo, vai notar que a de R$ 10 teve um alcance maior.
Use imagens
O uso de imagens ajuda a atrair o internauta para sua publicação. Como as campanhas aparecem no feed de notícias, próximas às imagens compartilhadas por amigos e parentes, é indicado incluir fotos de pessoas usando o produto ou realizando o serviço da marca.
Em síntese, isso faz com que o anúncio soe familiar ao usuário, o que acaba atraindo o internauta. Dessa forma, ao invés de publicar apenas a foto do produto, por exemplo, considere colocar a imagem de pessoas se beneficiando com o item.
Além disso, é indicado colocar pouco texto na imagem. Isso não inclui o texto fora da imagem, como o texto do corpo do seu anúncio. Na verdade, estamos falando de uma imagem que tenha um texto dentro dela, como no exemplo abaixo.
.Quando a chamada é muito grande, ela tira a atenção do internauta, que pode não se interessar. Logo, o comportamento que indica a baixa relevância do conteúdo pode fazer com que o anúncio seja mostrado para um número menor de pessoas.
O ideal é que a o texto no anúncio chegue a, no máximo, 20% dele. Quanto menos textos na imagem, menor o impacto visual.
Assim como acontece com o texto, a imagem com menos informação tem um desempenho maior. Caso queira mostrar mais de um produto ao internauta, opte pelo anúncio em formato carrossel. De qualquer forma, não se esqueça de optar por fotos com alta resolução, para um melhor resultado.
Anuncie com vídeos
Além de imagens, o Facebook Ads também permite que um anúncio seja feito com o uso de vídeo. Essa ferramenta é interessante para diversos setores. Afinal, em um único anúncio, a empresa pode mostrar como o produto pode solucionar o problema do cliente.
Escreva um título chamativo
Seja vídeo ou imagens, uma chamada curta pode ser interessante para contar ao internauta do que se trata o anúncio. Por isso, faça um texto curto, com palavras fáceis de serem compreendidas e que leve diretamente a mensagem. Ainda mais, seja amigável e atraente. Assim, chame o consumidor e desperte a curiosidade dele.
Não se esqueça do call to action (também conhecido como CTA). O que você espera que o cliente faça? Compre agora? Leia um texto? Nesse sentido, faça uma chamada curta como “Compre o seu agora” para indicar uma ação o que o cliente pode fazer após ver a sua campanha.
Faça testes com suas campanhas
Muitas vezes, pode acontecer de você achar que fez uma campanha perfeita e o efeito esperado não acontecer na prática. Às vezes, uma palavra trocada pode fazer a diferença. Em outras, a imagem escolhida pode chamar mais a atenção, ou não.
Por isso, antes de empregar todo o dinheiro disponível para a campanha, faça pelo menos dois anúncios. Compare os resultados deles e, depois, empregue o restante do valor no que teve melhor retorno. Certamente, isso o ajudará a ter um resultado mais positivo.
Gostou das dicas? Assim como o Facebook Ads, o Google Ads é uma boa maneira de divulgar a sua empresa. Veja dicas!