Como saber quantas visualizações o seu site teve? Como saber qual publicação está obtendo melhor resultado? Todas essas medições podem ser acessadas por meio de uma ferramenta chamada Google Analytics. Você sabe o que é isso?
Trata-se de uma plataforma do Google na qual é possível fazer análises de dados de um determinado site. Para isso, é preciso implantar um código nas páginas. Logo após, é feita a coleta de dados que são transformados em relatórios.
Desse modo, as informações são úteis para analisar os resultados obtidos em sua estratégia de Inbound Marketing, por exemplo. Além disso, o Analytcs fornece dados sobre o tempo que as pessoas ficam em seu site, horário de maior visitação, entre outros.
Conheça mais sobre o Google Analytics e descubra como usar! Continue a leitura!
As maiores vantagens de usar o Google Analytics
Para saber se os textos e páginas publicadas em seu site estão dando resultado é preciso analisar os dados. Veja as vantagens de usar essa ferramenta gratuita.
Visão completa do seu site
Não importa qual é a área do conteúdo do seu site. Você poderá ter um panorama geral dele com o Google Analytics. Ele ajuda a entender o que os clientes procuram, de modo que seja possível aprimorar as experiências.
Por meio dele, é possível ter uma visão geral e identificar como os usuários interagem com o conteúdo. Dessa forma, você pode identificar o que gera resultados e o que não atrai o seu público-alvo.
Além disso, é possível saber onde está o público que acessa o site, se a maioria é de homens ou mulheres e até a faixa de idade. Assim, será mais fácil direcionar o conteúdo publicado.
Receba os insights
Alguns recursos permitem que o usuário receba insights, com base nos dados coletados. Eles poderão ser usados para identificar clientes com maior potencial de conversão.
Assim, será possível usar essas sugestões para atrair os clientes certos para o seu negócio.
Facilidade de acessar resultados
O Google Analytics oferece muitas informações e, por isso, pode parecer um pouco complicado no início. Contudo, com o tempo, o usuário vai conseguir identificar dados específicos e detalhados. Esses, por sua vez, podem ser usados a favor da estratégia de Inbound Marketing da empresa.
Como usar o Google Analytics em seu site
A primeira coisa a ser feita é criar uma conta no site oficial do Google Analytics. Na sequência, é necessário configurar uma propriedade na sua conta, ou seja, dê as informações do site ou aplicativo que quer acompanhar.
Para que os dados comecem a ser coletados, é preciso adicionar o código de acompanhamento em seu site. Além de fazer a sua conta funcionar, é necessário entender alguns dados que vão ser informados.
Ao navegar, você vai encontrar a mensuração de usuários que estarão separados como hits, visitantes e sessões. Tem ainda a taxa de rejeição. Veja a seguir.
Hits
Sempre que uma pessoa interage com um site e acessa a uma página na qual o código do Google Analytics está presente, é gerado um hit. Nele, são armazenados dados do usuário, como:
- data;
- hora do hit;
- IP;
- versão do navegador que ele usou para acessar o site;
- nome da página e URL.
Um novo hit é registrado todas as vezes em que o usuário acessa uma página nova. Dessa forma, apenas uma pessoa pode gerar vários hits, agrupados em sessões.
Visitantes
É o usuário que é identificado pelo Google Analytics. Um visitante pode entrar várias vezes em seu site, no mesmo dia, mês ou ano. Cada vez que ele acessa, novos dados são coletados e hits são armazenados.
Sessão
Quando um visitante entra no site gera uma sessão. Isso independe do número de hits e do tempo que ele fica navegando. Assim, podemos dizer o número de sessões fornece o número de usuários no site em determinado momento.
Taxa de rejeição
Além de hits, sessão e visitantes, há outro termo que o usuário do Google Analytics vai se deparar com frequência: a taxa de rejeição. Assim, é importante saber que essa taxa não significa que o visitante não gostou do seu site.
Ela mensura apenas a porcentagem de usuários que entram e interagem com apenas uma página. Dessa forma, o usuário entra, encontra a informação e fecha o link, sem navegar em outro conteúdo do site.
Dicas para usar melhor o Google Analytics
O Google Analytics possui vários recursos que permitem a apuração de dados específicos. Nesse sentido, confira algumas práticas que podem ser úteis para o melhor aproveitamento da ferramenta.
Metas
Quem quer medir os resultados de alguma ação de marketing, pode configurar as metas no Google Analytics. Com elas, é possível descobrir, por exemplo, o número de downloads, ou quantas vezes determinada página foi visitada.
Dessa forma, as metas que podem ser configuradas no Google Analytics são:
- destino: nela é possível definir uma página a ser mensurada. Você pode, por exemplo, ter como meta saber o número de pessoas que chegou até o carrinho de compras, a página de pagamento ou uma página de agradecimento;
- duração: determine o tempo mínimo no qual a pessoa deve ficar em determinada página, para que a meta seja atingida;
- telas por sessão: para saber quando a pessoa passa em mais de uma tela ao acessar o site;
- evento: quando algo específico acontece no site como, por exemplo, alguém clicar em um call-to-action específico.
Teste A/B
O Google Analytics também é interessante para fazer teste A/B. Você pode, por exemplo, testar duas landing pages para saber qual gera mais leads. Assim, os dados obtidos nos relatórios podem ajudar na tomada de decisão.
Monitoramento de campanhas
Será que a campanha está dando certo? Como as pessoas estão chegando até o seu produto? É através da publicidade paga feita no Facebook, Instagram ou Youtube? O Google Analytics pode ajudar a descobrir isso.
Para monitorar, é só personalizar uma URL rastreável. Uma das formas de fazer isso é com uma ferramenta do próprio Google, chamada Campaign URL Builder.
Criar a URL personalizada rastreável nela é bem simples. Basta você copiar e colar o link da página que quer rastrear no tópico “Website URL”. Depois disso, preencha o campo “Campaign Source”. Se for rastrear o resultado de um newsletter, por exemplo, escreva newsletter.
Desça a página e veja o campo “Share the generated campaign URL”. Lá estará a sua URL rastreável. É só copiar e usar.
Tenha uma para cada tipo de ação como:
- e-mails;
- guest posts;
- redes sociais, entre outros.
Dessa forma, você terá como saber quantas visualizações de página cada ação resultou.
Após personalizar as URLs, é só agrupar em uma campanha no Google Analytics. Siga os passos: Aquisição > Campanhas > Todas as campanhas.
Como você pôde ver, o Google Analytics é uma ótima ferramenta para melhorar a sua estratégia de marketing. Nesse sentido, você também pode focar o trabalho em Inbound Marketing. Descubra como e conheça estratégias de Inbound Marketing que deram certo!