Você já pensou em ter um negócio que consiga se destacar e expandir, mesmo que você invista pouco nele? Uma empresa que está preparada para ter picos de crescimento e continuar funcionando bem? É disso que falamos quando abordamos o tema de escalabilidade nos negócios.
Trata-se de um negócio que está preparado para ter um grande e repentino crescimento, e permanecer oferecendo o mesmo serviço. Veja como funciona a escalabilidade e conheça empresas de sucesso que são assim.
O que é escalabilidade?
Trata-se de um termo que define uma empresa que consegue aumentar o faturamento, sem ter que subir os gastos na mesma proporção. Em suma, é um negócio que está preparado até para se expandir para outros países, sem precisar de um grande investimento.
Uma empresa que é escalável também busca contínua melhoria e automatização de processos. Além disso, muitas vezes, começa a ser construída com um investimento pequeno.
Para ficar mais fácil compreender a escalabilidade nos negócios, vamos pensar em alguns casos reais. A Netflix, o Mercado Livre, o Google, o Amazon Prime e o Spotify, por exemplo, são empresas que estão prontas para receber milhares de clientes, de uma hora para outra, sem serem afetadas.
O serviço oferecido, seja ele de streaming ou de compra e venda de produtos, segue funcionando, mesmo com esses milhares de clientes a mais. É claro que alguns ajustes sempre serão necessários, mas o investimento é mínimo, comparado à quantidade de dinheiro que entrará com os usuários recentes. Assim, podemos dizer que essas empresas foram traçadas pensando na escalabilidade.
Será que você pode ter uma empresa baseada na escalabilidade? A resposta é sim, veja alguns exemplos de serviços para te inspirar:
- Aplicativos;
- Todo tipo de software;
- Empresas de prestação de serviços como Uber e Airbnb;
- Vendas de e-books;
- Plataformas de cursos virtuais;
- Universidades com curso EAD.
Dicas para ter um negócio escalável
Gostou do conceito de escalabilidade? Então veja dicas para criar um negócio de sucesso, que esteja pronto para crescer!
Pense se há mercado para isso
A primeira coisa é decidir com qual área se identifica e quer trabalhar. Na sequência, é preciso avaliar se há mercado para o seu empreendimento. Será que existem muitas pessoas interessadas nesse tipo de produto que você quer oferecer?
Para que um negócio seja escalável, ele deve ter a possibilidade de ter um grande número de consumidores. Para isso, tem que ter um grande público-alvo.
Além disso, pense se ele é realmente inovador e se você está pronto para realizar o investimento inicial.
Faça testes
Antes de sair investindo em publicidade paga, para expandir o seu negócio, faça muitos testes. Tenha a certeza de que o produto está pronto para ser lançado no mercado e surpreender quem o adquirir. Só assim ele encantará clientes e prosperará.
Faça melhorias contínuas
A escalabilidade se refere a algo que está pronto para crescer, sem necessitar de um grande investimento. Contudo, isso não quer dizer que você vá criar algo e deixar lá, para sempre. É preciso se preocupar com melhorias contínuas, para que se mantenha vivo.
Além disso, seja seu negócio escalável ou não, é preciso sempre ficar atento à jornada do cliente ao investir em publicidade. Descubra tudo o que precisa sobre ela.