Para que uma boa estratégia de marketing digital dê certo, é preciso trabalhar e analisar vários dados. Publicações em redes sociais, artigos para blog e publicidades pagas estão entre os trabalhos que precisam ser realizados. Se cada uma dessas tarefas for feita manualmente, o desafio será grande. Por isso, se quiser praticidade é indicado trabalhar com automação de marketing.
Trata-se do uso de softwares para identificar, acompanhar e agir de forma mais assertiva com o público-alvo. Além disso, a automação ajudará a mensurar resultados, identificar possíveis falhas e encontrar novas estratégias para cada etapa do funil de vendas. Tudo isso, sempre focado em otimizar os processos, reduzir o trabalho manual e aumentar a conversão.
Saiba mais sobre automação de marketing e veja como ela pode ser útil em sua empresa. Continue a leitura!
Estratégias de automação de marketing
Para elaborar uma estratégia de automação de marketing é preciso realizar três etapas:
- planejamento
- execução
- análise e otimização
Conheça mais sobre cada uma delas e como aplicá-las!
Planejamento
A primeira etapa é ver o que está sendo feito e compilar os dados. Reúna informações sobre sobre todo o processo como, por exemplo:
- persona;
- jornada de compra;
- formulários para conversão em leads;
- conteúdos já produzidos;
- palavras-chave trabalhadas;
- estratégias de redes sociais;
- publicidade paga.
Com os dados em mãos, faça um desenho do plano, com a sequência de fluxos e gatilhos de entrada. Não se esqueça de determinar os objetivos da automação de marketing, bem como determinar a sequência de fluxos de ação.
Execução
É a hora de fazer uso de uma boa ferramenta de automação de marketing. Por meio dela é possível:
- agendar as postagens nas mídias sociais;
- monitorar curtidas, comentários, cliques, compartilhamentos;
- programar e-mails marketing de acordo com ações dos contatos;
- acompanhar as interações dos usuários em múltiplas plataformas;
- avaliar se é hora da equipe de vendas entrar em contato com a pessoa ou não;
- analisar resultados;
- gerar e gerenciar leads;
- criar formulários e personalizar campos
- criar landing pages;
- configurar fluxos de nutrição de e-mail marketing;
- gerenciamento de leads.
Análise e otimização
Depois de ter lançado a sua estratégia, contar com uma boa ferramenta de automação de marketing e configurá-la, é hora de acompanhar tudo e testar. Assim, nesta etapa, é a hora de acompanhar os resultados e fazer alterações, sempre que necessário.
Quais os benefícios da automação?
O principal benefício da automação de marketing é agilizar os processo e evitar que a equipe ocupe todo o seu tempo com trabalhos manuais. Além disso, ao usar um software é possível ter uma visão mais assertiva dos resultados e dados obtidos. Dessa forma, a equipe será capaz de atingir melhores resultados.
Assim, podemos dizer que dentre as vantagens de investir em automação de marketing estão:
- maior geração de leads, devido ao melhor mapeamento da jornada do cliente;
- identificar oportunidade de venda com mais facilidade;
- nutrir os contatos de forma mais assertiva e, consequentemente, agilizar o ciclo de vendas;
- redução do custo de aquisição do cliente;
- aumento das vendas.
Dicas para ter sucesso automação de marketing
Para que todos os benefícios citados sejam alcançados, é preciso saber usar a ferramenta de automação. Afinal, de nada adianta investir no melhor produto, se não souber extrair o que há de melhor dele.
Por isso, a primeira coisa a ser feita é definir os objetivos de cada uma das tarefas. Se a empresa ainda não faz isso manualmente, certamente terá dificuldade em obter bons resultados com a automação de marketing.
Além de saber o caminho a percorrer em cada vertente da estratégia de marketing, é preciso acompanhar os resultados. A ferramenta ajudará a otimizar os processos, mas as correções ou melhoria da estratégia cabe à equipe de marketing. Dessa forma, cabe aos profissionais o acompanhamento, para ter a certeza de que tudo está funcionando como planejado.
Sempre que note que é necessário, faça revisões e melhorias contínuas. Além disso, mantenha a sua ferramenta organizada, para que qualquer pessoa consiga fazer uso delas. Para isso, é indicado criar regras de nomenclaturas para:
- landing pages;
- e-mails;
- fluxos.
Dessa forma, facilitará a compreensão do que está na ferramenta e até o encontro de informações antigas, quando necessário.
A automação de marketing é uma maneira eficiente também de gerar leads qualificados. Saiba mais sobre a importância disso!