Site pronto e vários textos para postar? Chegou a hora de escolher imagens que chamem tanto a atenção do visitante do seu site, quanto os seus seguidores nas redes sociais.
Afinal, a sua publicação irá concorrer com centenas de outras, que possuem conteúdo semelhante. A imagem pode ser fator decisivo na hora de uma pessoa clicar no link do seu site ao vê-lo no Facebook, por exemplo, e não no conteúdo do seu concorrente.
Além disso, uma boa imagem ajuda a atrair mais likes e aumentar a interação com a sua página.
Por isso, é importante ficar atento, escolher a foto certa e, ao mesmo tempo, impactante. Preparado? Então confira dicas e capriche ao escolher imagem!
Ao escolher imagem é preciso ter coerência
A foto de um bebê engatinhando ou de um cachorro brincando pode ser muito atrativa, mas… Imagine se ela fosse usada em um post sobre receita de mousse de chocolate?
Você provavelmente deve estar pensando que não teria sentido algum, não é? Por isso, o primeiro cuidado ao escolher imagem é com a coerência. A figura escolhida deve ter alguma relação com o tema abordado no texto. Além disso, deve ser atrativa. Seja pela identificação do público com a foto ou pelas cores. Sem contar que é interessante se ela aguçar a curiosidade.
Menos é mais
Embora tenhamos dito que na hora de escolher imagens é preciso optar por algo atrativo, é necessário ter cuidado. A foto deve ser interessante, mas não pode ser poluída.
Informações demais podem prejudicar o entendimento da mensagem que a publicação quer transmitir. Veja em nosso primeiro exemplo, que mostra redes sociais. A foto atrai e é colorida. Porém, traz tantas informações que fica difícil saber o que ela quer dizer.
A seguinte também pode dificultar o entendimento, já que com os desenhos, as palavras ficam um pouco confusas.
Além disso, se a pessoa for acessar essa imagem em um celular com a tela pequena, ela pode não compreender nada. Por isso, é preciso escolher imagem mais limpa e com o mesmo significado, com a seguinte:
A persona precisa se identificar
Além da imagem ser atrativa, o seu público-alvo precisa se identificar. Vamos supor que você tenha decidido colocar a foto de um grupo de pessoas em um artigo. Além disso, o seu site é voltado para estudantes do ensino médio. Qual das duas fotos abaixo você acha que eles se identificariam mais? Qual se comunica melhor com eles?
Embora os dois grupos mostrem pessoas jovens, provavelmente o seu público se identificaria mais com a foto nº 2, concorda? Fique atento a isso na hora de escolher.
Diversidade é tudo
Sabe aqueles comerciais antigos de propaganda de margarina? No geral, eram feitas por por modelos que não representavam a maioria das pessoas. Como dissemos anteriormente, é importante que o leitor se identifique. Por isso, foque na diversidade das pessoas que aparecem nas fotos. Veja alguns exemplos:
Qualidade da imagem
Escolher imagem de baixa resolução não é uma boa ideia. Fica feio, prejudica o entendimento e é pouco atrativa. Além disso, pode dar a impressão de que o conteúdo não foi feito com cuidado ou de amadorismo. Isso prejudicaria a conquista da autoridade online e também poderia afetar a interação com o visitante.
Formato ideal
O tamanho adequado para o seu blog pode variar um pouco de acordo com o template escolhido. Contudo, no geral a maioria dos sites pede imagens no estilo paisagem com aproximadamente 640 x 420. Tenha cuidado com fotos muito grandes, pois podem aumentar a lentidão da página.
Já para página do Facebook, por exemplo, podemos sugerir os seguintes tamanhos:
- Imagem de perfil: 180 x 180 px;
- Imagem de capa: 820 x 312 px.
Termos em outros idiomas
Claro que algumas palavras, como marketing, por exemplo, já fazem parte do vocabulário brasileiro. Contudo, como muitos bancos de imagens são de fora do Brasil. Isso faz com que sejam encontradas muitas fotos com palavras em inglês ou outro idioma. Veja alguns exemplos do que evitar.
Onde encontrar imagem?
Há alguns bancos de imagens que contam com uma grande variedade de imagens. É possível encontrar temas variados, bem como diversos tamanhos. Dentre os bancos de imagens gratuitos estão:
Existem também alguns pagos como Dreamstime e Shutterstock, que podem ser uma opção interessante.
Além de boas imagens, é preciso ter bom conteúdo. Veja dicas de como melhorar a sua estratégia de Inbound Marketing.