Você já assistiu a algum vídeo hoje? Seja para ver uma receita ou para estudar, os vídeos online são procurados por crianças jovens e adultos. No geral, ao “dar um Google” milhões de pessoas acabam assistindo aos vídeos postados no YouTube. Dessa forma, a plataforma se torna um ótimo lugar para que a sua empresa esteja representada, por meio de anúncios no YouTube Ads. Você conhece?
Certamente se você já assistiu a qualquer vídeo no YouTube, notou que há algumas propagandas. Algumas em vídeos, estilo um comercial de TV, que passam antes das imagens do vídeo que você quer ver começar. Enquanto outra são publicações fixas, semelhantes às usadas em blogs.
Seja qual for o tipo de propaganda, o YouTube Ads é um bom lugar para divulgar um produto, uma promoção ou até a sua marca. Veja dicas de como aproveitar essa ferramenta online!
Por que anunciar no YouTube Ads?
É comum as pessoas procurarem o Google Ads para fazer anúncios e visam aparecer em outros sites e blogs, bem como nos resultados de pesquisa do Google. Contudo, o YouTube Ads parece assustar um pouco que está começando a focar em marketing digital. Para que você se sinta mais tranquilo e note, por exemplo, se é um bom lugar para divulgar a sua plataforma de cursos online, descubra algumas vantagens!
Grande tráfego
O YouTube conta com 2 bilhões de usuários ativos por mês! É muita gente buscando informações em diferentes áreas. Há desde quem vá aprender a fazer o almoço do dia, até quem vá estudar para o vestibular.
Agora, imagine que você tem uma plataforma de cursos online e que quer aumentar o número de clientes. No YouTube, há milhões de pessoas procurando por conteúdos de educação. O que acharia de divulgar a sua plataforma para esse público, que busca por conteúdo educacional? Isso é possível ao usar o YouTube Ads!
Formatos de anúncios variados
Embora a plataforma seja voltada para vídeos, você não precisa fazer o anúncio nesse formato. As divulgações em texto também podem dar bons resultados.
Sem contar que a plataforma de vídeos se adapta bem para os mais variados tamanhos de tela. Assim, seja qual for o tipo de anúncio escolhido, o internauta conseguirá vê-lo.
Você não precisa gastar muito
É possível fazer anúncios gastando a partir de R$ 1 por dia, ou seja, empresas de qualquer tamanho conseguem divulgar a sua marca. Contudo, de acordo com o próprio YouTube, a maioria começa empregando R$ 20 por dia para testar as campanhas locais!
Além disso, saiba que esse valor só será pago quando o usuário desempenhar a ação que você programou. É possível escolher entre CPV (Custo Por Visualização) ou por CPC (Custo Por Clique).
Por fim, é possível definir quanto você quer gastar por cada ação e qual será o valor que gastará por completo. Dessa forma, não há surpresas quanto ao total empregado no YouTube Ads.
Segmentação de Anúncios
Você pode também segmentar os anúncios. Dessa forma, se você quiser vender cursos preparatórios para o Enem, por exemplo, poderá direcionar a publicidade para pessoas que estão terminando o ensino médio. É possível limitar, por exemplo,:
- região;
- faixa etária;
- interesses.

Formatos de anúncio em vídeo
A publicidade no YouTube Ads é feita por meio do Google Ads. Nele, há formas de escolher os anúncios comuns, em texto, como já abordamos em nosso blog. Se preferir, há a possibilidade de focar em publicidade em vídeo.
Nesse caso, poderá escolher entre os seguintes formatos:
- anúncios in-stream puláveis e não puláveis;
- video discovery;
- bumper;
- masthead do YouTube.
Para que possa ser usado como publicidade, é preciso que o conteúdo em vídeo esteja hospedado no YouTube. Conheça alguns formatos!
Anúncios in-stream puláveis
É aquele vídeo publicitário que aparece antes dos outros vídeos, no meio ou ao final. Depois de 5 segundos, o usuário pode pulá-lo, ou seja, você tem esse tempo para encantar o internauta.
Se escolher o lance CPV vai pagar quando a pessoa assistir a pelo menos 30 segundos do vídeo ou interagir com ele. Se optar pelo CPM vai pagar por impressão. Dessa forma, esse tipo de anúncio é indicado para quem visa:
- conquistar leads;
- aumentar o tráfego do site;
- alcançar o reconhecimento da marca;
- divulgar um produto.
Anúncios in-stream não puláveis
Nesse caso, o internauta não consegue pular e deve ver todo o seu vídeo publicitário. Dessa forma, ele tem o limite de 15 segundos de duração máxima. A reprodução pode ser feita no início do vídeo, no meio ou ao final.
Os anúncios in-stream não puláveis só podem usar lances de CPM (custo por mil impressões). É indicado para quando a ideia é deixar uma marca conhecida.
Vamos supor que você esteja lançando uma plataforma de cursos online, que ainda não é famosa no mercado. Esse é um anúncio interessante, para que possíveis clientes comecem a descobrir a sua marca.
Anúncios video discovery
Esse tipo de anúncio pode aparecer nos resultados de pesquisa do YouTube, perto de vídeos relacionados do YouTube e também na página inicial do YouTube para celular.
O seu vídeo aparece em locais de descoberta, em forma de uma imagem em miniatura que pode ou não ser clicada pelo internauta. O pagamento só é feito quando a pessoa clica na miniatura e assiste. Dessa forma, é uma boa alternativa para campanha que visa a consideração de produto e de marca.
Anúncios bumper
São vídeos de curta duração, de no máximo 6 segundos, que podem ser exibidos no YouTube ou em site parceiros. Os anúncios bumper usam lances de CPM. São indicados para que aumente o reconhecimento da sua marca
Anúncios de masthead do YouTube
São anúncios nativos publicados na parte superior da página inicial do YouTube. Pode ser mostrado em computadores ou dispositivos móveis. Para ter acesso a esse formato, é preciso fazer uma reserva com um representante de vendas do Google.
Indicado para divulgar um novo serviço, produto ou alcançar muitas pessoas em um espaço pequeno de tempo. Pode ser uma opção, por exemplo, para vender mai cursos no Black Friday. A cobrança pode ser feita com base em um custo fixo por dia (CPD) ou no custo por mil impressões (CPM).
Está pensando em anunciar no YouTube Ads? Então confira dicas para aproveitar bem essa oportunidade!