Você já se identificou com uma história de um livro ou de um filme? É comum que as pessoas relembrem algo ou até encontrem algumas características pessoais embutidas em um personagem, que antes era desconhecido. A identificação é algo natural. O que acha que usá-la a favor do seu negócio? É nisso que se baseia a técnica de storytelling para aumentar as vendas.
Por meio desse tipo de escrita, a intenção é transmitir uma narrativa inspiradora e atrativa, que façam com que a história se torne inesquecível. Em meio a essa história, estará a sua marca apresentada como a solução dos problemas.
Gostou? Então descubra tudo o que precisa para usar a técnica de storytelling a favor da sua empresa!
O que é storytelling?
Trata-se da arte de contar histórias de forma que elas emocionem o consumidor e faça com que ele se identifique. Para isso, é preciso criar personagens, conflitos e, evidentemente, um começo, meio e fim envolventes.
Claro que o rumo da história dependerá muito dos objetivos da empresa. Contudo, seja como for, o storytelling, no geral, deve seguir o que é chamado de “jornada do herói”, que foi apresentada por Joseph Campbell em um livro de sua autoria, denominado “O Herói de Mil Faces”.
A obra, o autor sugeriu que todas as histórias de sucesso possuem um padrão. Dessa forma, definiu sete etapas para quem quer envolver o consumidor com sua narrativa. São elas:
- a personagem é uma pessoa comum, com a qual o leitor se identifica, e leva uma vida calma, mas é chamada para uma aventura;
- ela resiste ao chamado, pelo menos no começo;
- alguém, que é próximo da personagem, se aproxima e a estimula;
- após aceitar a aventura, ela começa a enfrentar desafios e imprevistos;
- se ela quer superar, é preciso que a personagem faça uma mudança radical;
- ela então contorna e supera os desafios;
- com a missão cumprida, ela conquista o que almejou e inspira pessoas.
Essa técnica pode ser usada tanto para escrever um livro, quanto para envolver o leitor em sua estratégia de marketing digital. O seu produto ou serviço pode ser a solução para a personagem principal.
Vantagens de usar o storytelling no marketing digital
A primeira coisa, que é interessante pensar, é que quando a empresa usa o storytelling para divulgar algo, há a certeza de que está lançando algo original. Afinal, as dores da personagem são únicas e isso faz com que o seu conteúdo não fique repetitivo ou semelhante a outro já publicado.
Além disso, essa técnica leva o leitor ou a pessoa que está assistindo ao vídeo a se identificar. Ele se coloca dentro da narrativa e aprende, naturalmente, que o que a sua empresa oferece é a solução para o problema. Sem contar que, com essa identificação, o consumidor acaba tendo o lado emocional afetado. Afinal, ele poderá imaginar as angústias da personagem, bem como se envolver com a vitória. Assim, fica mais fácil seduzi-lo e levá-lo à conversão!
Como desenvolver um bom storytelling
Desenvolver uma narrativa envolvente nem sempre é simples. É preciso ter muita criatividade e treinar. Afinal, é comum que esse tipo de conteúdo só seja aprimorado com o tempo e com a prática. Contudo, há alguma dicas que podem ajudar:
- Certifique-se de que a narrativa possui um começo meio e fim;
- Encontre um problema com o qual a sua persona possa se identificar;
- Descreva as emoções e angústias da personagem;
- Dê detalhes, sempre que necessário, para ajudar o consumidor a criar uma identificação;
- Não crie um texto longo, para que o visitante não se canse e desista da leitura antes da solução;
- Mostre, de forma clara, como foi a solução encontrada e os benefícios que esta ofereceu.
Viu como é interessante? O que acha de redigir o seu primeiro storytelling para alavancar as suas vendas? Veja todos os passos da jornada do herói e comece já!