Vamos falar a verdade: criar um curso online dá um trabalhão. E se você se interessou por este artigo, talvez já tenha até passado por todas as etapas de definição do tema, dos módulos, planejamento, aprendeu alguns truques de edição e está com o material prontinho para o lançamento ― se você ainda não fez nada disso, este artigo vai te ajudar a colocar a mão na massa com tudo o que você precisa saber.
Agora, chegou a hora de lançar seu curso na internet! Muitos me perguntam se existe uma estratégia infalível para a divulgação de cursos, mas, infelizmente, preciso dizer logo no início que você não vai encontrar nada disso neste texto, nenhuma dica mágica, nenhum caminho pronto e fácil de seguir.
Mas, eu prometo que vou fazer muito melhor que isso: vou ensinar você a decidir qual a melhor forma de divulgar o seu curso com informações que podem impactar drasticamente na sua estratégia. Pode até ser que você veja outros vendendo via Instagram, por exemplo, e você queira colocar todo seu arsenal de divulgação na rede, mas e quem disse que essa é melhor opção para o seu curso?
Está vendo por que não dá para apenas sair replicando fórmulas? O seu material é exclusivo, portanto, a sua estratégia de divulgação também deve ser.
Então, o que eu vou fazer hoje é te mostrar algumas opções de divulgação para lançamento do seu curso online e mostrar alguns detalhes sobre elas mas, a decisão de como colocar o curso na internet é sua. Bom, na verdade, não é tão sua quanto você pensa…
É o seu público que manda em tudo. Sempre!
Você fez o material de acordo com um público que deseja atingir, certo? Bom, se esse público definiu tudo que o que você fez até agora, desde a linguagem utilizada até a edição, nada mais natural que ele determine também onde você deve divulgar seu curso.
Gosto muito de exemplos com redes sociais porque eu mesmo vejo muita gente gastando bastante munição à toa nelas, então, vou seguir o exemplo do Instagram ali em cima, ok?
Se a sua persona, a sua definição de cliente ideal, é um homem de meia idade, de cargo executivo, com um dia a dia bastante atribulado, será que ele está mesmo no Instagram tempo suficiente para que você invista pesado no relacionamento por esta via? Ou será que o LinkedIn não seria mais eficiente? Ou mesmo uma campanha por e-mail?
Mas, você deve estar se perguntando o porquê de tanta gente insistir em estratégias que não convertem, que não fazem a persona avançar no funil de vendas .
A resposta é: vaidade. As redes sociais, especialmente, o Instagram têm um apelo muito grande vindo do número de curtidas, que é sempre uma das métricas mais analisadas para medir o desempenho, e isso pode fazer desviar do que realmente importa: conversão.
Em um exemplo bem recente, uma influencer com mais de 2 milhões de seguidores teve o contrato com uma empresa de roupas cancelado depois de não conseguir vender apenas 36 camisetas ― mínimo exigido pela marca.
Então, pode ter gente lá nas redes sociais com um número considerável de curtidas, muitos seguidores, mas… nada de vendas. E, se o seu objetivo é vender, você precisa admitir que esses números não são, nem devem ser, a sua prioridade, certo?
A dica aqui é: analise. Analise muito a sua persona e descubra onde ela passa mais tempo. É lá que você deve estar.
A primeira coisa que você deve definir antes de lançar seu curso
Existem dois modos de lançar cursos na internet: de forma permanente ou temporária. A diferença entre elas é bem simples, os primeiros estarão disponíveis por tempo indeterminado, enquanto os outros são por um prazo de tempo definido.
Cursos permanentes
Como em tudo na vida, esse modelo tem prós e contras. Nos cursos permanentes, você cria o material uma única vez, mas faz com que ele continue gerando receita por muito tempo. Se você conseguir construir autoridade online e se colocar como uma referência no mercado, é possível que não tenha dificuldade em atrair novos alunos.
Mas, aqui, é preciso ter atenção a um ponto: disponibilizar um curso que ficará online “para sempre” pode fazer você perder um gatilho mental importante: o da urgência. O seu prospect sabe que, quando ele quiser, o curso estará lá, então… para que correr?
Os lançamentos permanentes são bastante comuns entre professores que produzem vários cursos, compondo quase que um catálogo, ou para aqueles que não tem como foco seguir exclusivamente preparando cursos online, então, pode deixar o curso disponível lá e seguir tendo uma renda extra.
Se esse for o modo de lançamento que você determinar, é importante que você esteja sempre divulgando o seu curso, investindo pesado no relacionamento e engajamento com o público.
Cursos temporários
Aquilo que faltou ali em cima, aqui tem de sobra: o senso de urgência. Ao lançar um produto que em pouco tempo estará fora do mercado, você incentiva a tomada de decisão do prospect. Aqui, o mesmo produto pode ser lançado algumas vezes no ano, mas isso vai exigir bastante de você nas campanhas de relançamento.
Esse modelo é recomendado para quem pensa em lançar mais de um curso. Isso porque ficar lançando e relançando o mesmo material algumas vezes no ano pode fazer com que a audiência se acostume, pense que “daqui a pouco o curso volta” e é aí que você perde aquilo que é tão interessante nos lançamentos temporários: o senso de urgência das campanhas.
Se você quer um alto retorno em um curto espaço de tempo, esse modelo é bem interessante. As campanhas de lançamento temporário costumam dar um bom resultado durante o período estipulado.
Pensar na forma de lançamento é um cuidado que pode fazer toda a diferença, então, defina isso antes de qualquer coisa! Até porque isso irá guiar as ações de lançamento que você vai tomar daqui para frente.
E também nada impede que você experimente os dois modelos para perceber qual o melhor para o seu caso. Muito da construção digital vem de tentativas e erros, o importante é que você acompanhe tudo de perto e tenha dados para comparar as ações.
Use o e-mail a seu favor
Com o boom das redes sociais, muita gente acaba se esquecendo do bom e velho e-mail. E esse pode ser um erro fatal na sua estratégia! Ele continua sendo o principal meio de comunicação e, de acordo com este relatório da Radicati Group, o número de pessoas com contas de e-mail ativas no mundo pode chegar a 3 bilhões.
Então, olha só como você pode lançar o seu curso online através de uma campanha de e-mail.
Pré-lançamento
Os e-mails podem ser usados também como uma forma de construir o seu conteúdo e dizer exatamente o que o público está buscando. Apresente seu curso e aproveite para interagir, perguntar quais os assuntos que ele considera mais importantes e, enquanto finaliza seu material, gere expectativa no público, faça com que ele fique ansioso para conhecer o resultado.
Você pode fazer uma série de e-mails de pré-lançamento, aproveitar para ir testando novas fórmulas de escrita e perceber quais títulos atraem mais abertura de e-mails ― se você quiser algumas dicas de escrita, neste artigo eu falo mais sobre copywriting e a importância dele nas vendas pela internet.
Lançamento
Comunique sua audiência de que o seu curso já está disponível.
Aqui, o segredo é ser claro e mostrar para o público o que ele irá encontrar no seu material, o que será ensinado, quais as vantagens que irá obter e, claro, estimule a ação através de botões que permitam que ele se matricule de uma forma simples.
Pós-lançamento
Agora, vamos de volta às análises! Identifique o desempenho do seu e-mail e defina 3 grupos:
- abriram o e-mail e clicaram no botão para se inscrever: um e-mail de agradecimento e boas-vindas é recomendado. Mostre-se aberto a feedbacks e dúvidas;
- abriram o e-mail e não clicaram no botão: alguma coisa no meio do caminho fez com que ele perdesse o interesse e não realizasse nenhuma ação. Reveja a estrutura da sua mensagem, a linguagem e realize mudanças também o botão, como cor e texto;
- nem abriram o e-mail: esse é um grande indicativo de que algo está muito errado com o seu título, reveja isso!
Você pode também testar outros horários para o envio, mas reveja com cuidado o seu e-mail e busque alterar aquilo que pode ter feito o público não tomar as ações que você idealizou.
Estude as redes sociais
Não é para ficar vendo foto de gatinho, não! É para ter um olhar crítico e entender como aquele ambiente pode trabalhar a seu favor. E, antes que você pense que não sugiro o Instagram por conta dos exemplos acima, não é nada disso!
A rede pode ser ótima para a divulgação e lançamento do seu curso online e até escrevi um artigo contando as melhores práticas para o Instagram. Se você pensa em anunciar por lá, a leitura é mais que recomendada.
E a divulgação em redes sociais também engloba o Youtube, viu? Ele é o segundo maior mecanismo de busca da internet e tem os resultados indexados diretamente no Google, então, ter vídeos com conteúdo por lá pode ser uma ótima estratégia.
E tem também um outro motivo bem forte para você aprender estar por lá: os vídeos são o formato favorito do público (76% dos profissionais de marketing dizem que estratégias de vídeo ajudaram a aumentar as vendas).
Tire um tempinho também para ler mais sobre os anúncios pagos, que podem ser um investimento bem legal e ajudam você a ter mais alcance e, consequentemente, aumentar a sua autoridade online.
Bom, eu avisei que não tinha fórmula pronta, não avisei? Mas tenho certeza de que você já conseguiu entender melhor como fazer o lançamento do seu curso online e já está pensando em quais estratégias investir.
O que você deve saber é que não existe estratégia errada. Como eu falei antes, você irá precisar fazer muitos testes para ver o que funciona melhor e ir se adequando conforme os resultados, por isso, mantenha-se a par dos dados. Eles podem trazer informações que transformam uma campanha que não performou muito bem em um sucesso de vendas.
E aí, conseguiu entender melhor como aplicar estratégias para lançamento de cursos online? Depois desse guia, tenho certeza que você está pronto para começar a trabalhar! Se ficou alguma dúvida sobre como criar um curso online, releia nosso último artigo sobre o assunto!