Toda empresa, que quer investir em uma estratégia de Inbound Marketing, precisa começar um blog. Afinal, será nele que os conteúdos serão publicados, visando atrair possíveis clientes.
Isso é importante tanto para a instituição que atua em um espaço físico, e quer conquistar a sua autoridade online, quanto para e-commerce ou outros negócios virtuais. Além disso, começar um blog também pode ser interessante para quem gosta de escrever ou quem visa trabalhar na internet ou ganhar dinheiro com venda de publicidade ou de afiliados, por exemplo.
Seja qual for o seu intuito, saiba que começar um blog pode ser mais fácil do que você imagina. Confira dicas e crie um!
Dicas para começar o blog do zero
Veja alguns passos para que você possa criar um blog e começar a usá-lo imediatamente!
Comece traçando os seus objetivos
A primeira coisa é identificar o motivo de você criar um blog. Se for para representar a sua empresa, é necessário que leve em consideração, em todas as etapas, tanto o nome da marca, quanto o seu público-alvo e, até mesmo, as cores que representam o seu negócio.
Já se a ideia for ganhar dinheiro online, defina um nicho para trabalhar. Dicas de cursos online? Um blog sobre política? Enfim, comece sabendo o que quer fazer e qual a finalidade disso.
Escolha uma plataforma para criar um blog
Agora que você já sabe o que quer, é preciso escolher uma plataforma para construir o seu blog. Saiba que mesmo que você não entenda nada de configuração, é possível criar um blog e começar a usá-lo. Para isso, basta encontrar a plataforma certa, com uma interface intuitiva, que facilite realização de todas as funções.
Dentre as mais usadas e recomendadas, que são gratuitas, estão:
- WordPress: é simples de usar e conta com uma grande variedade de temas, que são gratuitos. Por isso, é uma das mais populares;
- Joomla: possui variedade de personalização e é interessante para empresas, contudo, não é tão flexível quanto a anterior;
- Drupal: tem ótima qualidade, mas é preciso ter um pouco de conhecimento técnico para desempenhar algumas funções.
Em todos eles você vai encontrar ferramentas e alternativas de cores e temas, para que configure o seu blog. Faça isso!
Escolha uma hospedagem
Além de criar um blog, pode ser preciso ter uma hospedagem, ou seja, um lugar onde o seu conteúdo ficará “guardado”. No geral, quem já tem um negócio conta com uma hospedagem para o site empresarial. É possível usar a mesma.
Além disso, é importante saber que há hospedagens para todas as necessidades. Desde para os blogs que, pelo menos inicialmente, terão um volume menor de acessos, até para os que terão uma quantidade de pessoas online maior. Quanto mais gente online de uma só vez, mais potente precisa ser a hospedagem e mais cara ela se torna.
A própria hospedagem oferecerá meios de você configurar o seu blog nela. Se tiver problemas, é preciso que entre em contato com o atendimento ao consumidor da empresa contratada.
Registre um domínio
Domínio é o endereço do blog. Você terá um, assim que criar o blog em qualquer uma das plataformas que foram citadas. Contudo, o ideal é ter um domínio como, por exemplo, .com ou .com.br, para deixar o blog mais profissional.
É importante que ele traga o nome da sua marca ou remeta ao seu objetivo, quando for o caso. Para comprar um domínio ou ver se o endereço desejado está livre, você pode consultar o site Registro.br.
Depois disso, é preciso configurar e levar o seu blog para esse domínio. No geral, a plataforma escolhida oferece um passo a passo para que você consiga fazer isso com facilidade.
Tudo pronto? Conseguiu criar o seu blog? Agora é só postar conteúdos relevantes e otimizados. Confira dicas de como fazer isso!