Você já criou um blog? Agora é hora de atualizá-lo para atrair leitores e atingir o seu público-alvo. Isso tudo só é possível se você escolher bem as palavras usadas e os temas dos posts. Esse é o conceito do blog marketing: um conjunto de estratégias para ser mais relevante para seu público.
Claro que, tudo isso, pensando na sua persona. Afinal, a ideia é atraí-la, encantá-la e transformá-la em cliente, não é? Veja dicas de como proceder para deixar seu blog marketing ativo e, pouco a pouco, conquistar resultados.
Sete dicas para ter sucesso com o blog marketing
Defina o público-alvo
A primeira coisa é identificar quem você quer atrair com as suas publicações, ou seja, identificar a sua persona. Só depois disso será possível decidir qual tema pode ser interessante a ela, para que o conteúdo seja produzido. Em nosso blog, nós já falamos sobre como definir as personas. Você pode ver as dicas de como proceder.
Defina as palavras-chave
Depois de saber quem você quer atingir com o seu blog marketing, é preciso definir quais palavras-chave você irá usar. Lembre-se de que precisa ser algo que atraia o seu público.
O bom, é que para isso existem diversas ferramentas online, que são muito úteis e darão informações sobre o volume de pesquisa de cada termo. Confira algumas dicas de como encontrar as melhores palavras-chave para o seu blog marketing.
Faça uma planilha de pautas
Se você quer conquistar cliques e movimentar o seu blog, vai precisar ter paciência. Afinal, só o tempo, o bom conteúdo e o volume de textos farão com que você passe a ter tráfego orgânico.
Por isso, além de saber direcionar os artigos, é preciso ter uma frequência de postagem. O ideal é fazer uma planilha de pautas, já com as palavras-chaves definidas, para que você sempre tenha conteúdo novo e atualizado em seu blog marketing.
Além disso, pense sempre em responder possíveis dúvidas da sua persona. O que será que ela quer saber? Sobre qual tema ela iria procurar?
Pense sempre em sua persona
Na hora de escrever, além de usar estratégias de SEO, pense sempre em sua persona. Vamos supor que o seu público seja de especialistas em determinado tema. Quando isso acontece, é preciso oferecer informações mais técnicas. Afinal, os básico os profissionais já sabem.
Por exemplo, se você for escrever um artigo voltado para médicos, não terá que explicar o que é um edema. O profissional sabe que é um acúmulo de líquido no tecido subcutâneo. Não é preciso explicar isso para ele e, se ele for ler um artigo que diz o que é um edema, poderá achar muito básico e, provavelmente, não vai se interessar.
Por outro lado, se você for escrever um artigo sobre saúde para o público em geral, ou seja, para os pacientes, definir o que é edema pode ser importante. Afinal, nem todas as pessoas sabem.
Viu como é diferente? Fique atento a isso na hora da produção de conteúdo para o seu blog. Além disso, escolha boas imagens, para que o artigo seja ainda mais atrativo.
Publique notícias
Você também pode publicar notícias em seu blog. Com tanta informação sendo disponibilizada a todo momento, é normal que as pessoas não consigam ficar atentas a tudo.
Ao publicar notícias, além dos artigos comuns, você passa a fazer a curadoria dos conteúdos de interesse do seu público-alvo. Isso ajudará o seu blog marketing a se tornar referência no setor e conquistar autoridade online.
Essa é uma estratégia eficiente, principalmente para quem atua em mercados mais segmentados. Afinal, é possível explorar as lacunas deixadas pela grande mídia, para atrair as pessoas para o seu conteúdo.
Divulgue seu conteúdo nas redes sociais
Uma das maneiras de seu conteúdo ser visto, é divulgando nas redes sociais. Página do Facebook e Twitter da empresa, são ótimos canais para compartilhar os artigos.
Além disso, considere investir também em publicidade paga. Ela ajudará a fazer com que o seu conteúdo chegue ao público-alvo.
Analise sua audiência e invista em links
Por fim e não menos importante, é preciso analisar a audiência do seu blog marketing. Você pode, por exemplo, usar o Analytics, para identificar qual tipo de conteúdo faz mais sucesso em seu blog marketing. Isso ajudará a definir os próximos temas.
Não se esqueça também de investir em banklinks. Afinal, eles são essenciais para melhorar o ranqueamento no Google. Veja como conquistar backlinks e fazer um bom trabalho.