O que acha de atrair visitantes para o seu site sem precisar pagar por isso? Isso é possível por meio da busca orgânica.
O cliente pesquisa em sites como o Google e encontra um conteúdo do seu blog, que mostra exatamente o que ele precisa. Dessa forma, ele chega até a sua empresa sem que tenha sido preciso pagar por uma publicidade no Google Ads ou em uma rede social. Foi o conteúdo, sozinho, que conseguiu atrair visitas.
Nesse sentido, o seu negócio pode ser beneficiado com a busca orgânica. Veja como funciona, as vantagens e as melhores práticas! Continue a leitura!
O que é busca orgânica?
Busca orgânica é o processo no qual a pessoa entra em um buscador online, como o Google, digita algumas palavras e faz uma pesquisa. Assim, sites que possuem conteúdos que podem atender ao que a pessoa quer são listados. Ela vê, escolhe o que parece mais interessante e clica. Dessa forma, o site que recebeu o clique conquistou o chamado tráfego orgânico.
Tráfego é toda visita recebida em seu site ou blog. Em síntese, quando ele vem de uma busca e não de uma publicidade paga, é chamado de tráfego orgânico. Conquistá-lo exige uma boa estratégia de conteúdo e tempo.
Contudo, quando os páginas do site passam a aparecer no topo dos buscadores, todo o trabalho empregado começa a dar resultado.
Vantagens das visitas vindas da busca orgânica
Ser bem ranqueado no Google pareceu interessante para você, mas ainda não sabe quais as reais vantagens? Investir em conteúdo otimizado, ou seja, que tenha maiores chances de ter um bom posicionamento no Google, é algo trabalhoso e que requer paciência. Por isso, antes de dar dicas de como ter sucesso na busca orgânica, é importante conhecer as vantagens dela.
Preparado? Então descubra os motivos de você focar também em tráfego orgânico em sua estratégia de marketing digital!
Custos
Você já deve ter notado que os gastos com o Facebook Ads, Google Ads, Instagram Ads, publicidade no Youtube e no Twitter não são pequenos. Claro que quando bem investido, o valor traz resultados positivos. Entretanto, como dissemos, há uma forma de diminuir o gasto: por meio da busca orgânica.
Se você investe no Google Ads, por exemplo, vai ter uma publicidade pelo número de dias que programou. Já quando aposta em artigos otimizados, eles ficarão indexados e podem atrair pessoas a qualquer momento. Isso faz com que investir em tráfego orgânico tenha melhor relação custo benefício.
Relevância
Quando a atração de visitantes é feita por meio do Google Ads, aparece uma alerta para o usuário identificando que se trata de um anúncio. No geral, as pessoas notam que há a tentativa de vender algo para elas. Dessa forma, mesmo que o conteúdo seja relevante, a pessoa pode ficar um pouco desconfiada
Já quando o indivíduo encontra um site por meio de uma busca orgânica, ele tende a considerar aquilo como algo autêntico. Dessa forma, a informação ganha maior credibilidade e ajuda a empresa a conquistar autoridade online.
Como gerar mais tráfego orgânico?
Palavras-chave, conteúdo otimizado e até ficar atento aos concorrentes está dentre as estratégias para conquistar resultados da busca orgânica. Veja dicas de como gerar mais tráfego.
Escolher de palavras-chaves certas
Se você quer que a sua página ou o seu artigo atraia pessoas, será preciso escolher as palavras certas. Para isso, é indicado usar um planejador de palavras-chave, que ajuda a descobrir como as pessoas pesquisam algo no Google.
Por exemplo, se o conteúdo for feito para atrair clientes para um pet shop. O artigo a ser produzido é sobre ração canina e a ideia é atrair tutores de animais. Para conseguir isso, é preciso descobrir como essas pessoas buscam esse tipo de informação online. Quais palavras elas digitam? Será ração canina, ração para cachorro, comida para cães ou outra?
Para descobrir, é necessário usar um planejador de palavras-chave. Uma dica é optar pelo planejador do Google Ads. Ele é gratuito, fácil de usar de oferece informações relevantes como:
- sugestões de palavras-chave;
- volume de buscas;
- concorrência;
- sugestões de palavras-chaves de cauda longa – formadas, geralmente, por três ou mais palavras, criando uma pequena frase e representando uma busca mais personalizada.
Ficar atento aos concorrentes
Sabe aquele site concorrente que tem um bom volume de buscas? É indicado ficar atento a ele e às palavras-chave que estão dando resultados.
Por isso, veja as palavras que se destacam e produza conteúdo relevante em seu site.
Avaliar seu próprio tráfego
Por meio do Search Console do Google, é possível ter acesso a dados específicos do seu site, como a quantidade de cliques para determinada palavra-chave. Avalie isso e compare o número de impressões com a quantidade de cliques.
Você poderá usar essa informação para trabalhar melhor a palavra-chave. Uma das formas é produzir mais conteúdos com o mesmo tema e linkar com o texto âncora. Pode também investir em um guest post (ou post convidado), para conseguir link externo. Tudo isso tendo como objetivo melhorar o ranqueamento e aumentar os resultados vindos de busca orgânica.
Atualizar conteúdos antigos
Conteúdo novo “deixa o Google feliz”. Dessa forma, se você possui conteúdos antigos, que até já estejam bem posicionados, mas caíram no ranqueamento, é hora de atualizá-los. Adicione informações recentes, enriqueça o conteúdo e faça melhorias.
Essas mudanças podem ajudar a se destacar no buscador e atrair muito tráfego orgânico! Para descobrir quais artigos geram impressões, mas poucos cliques, use o Search Console do Google. Depois, é só fazer uma boa atualização e aproveitar os resultados.
Focar no SEO dos seus conteúdos
Será que o conteúdo está otimizado ou pode ser melhorado? Há algumas ferramentas que podem ajudar na avaliação. Uma delas é o plugin para WordPress Yoast SEO, que dá dicas de alterações que podem ser feitas para deixar o conteúdo perfeito. Ele dá dicas como:
- uso de palavras de transição;
- divisão correta dos textos;
- posicionamento de palavras-chave.
Dessa forma, o plugin pode identificar possíveis ajustes que precisam ser feitos no conteúdo.
Melhorar sua navegabilidade
Seu conteúdo precisa ser bom, mas o seu site também deve ser ajustado. Dessa forma, é preciso se preocupar com:
- a velocidade de carregamento, que serve inclusive como critério de ranqueamento para o Google;
- versão que permita uma boa experiência mobile, ou seja, que se ajuste à tela do usuário;
- certificados SSL de segurança, ou seja, deixar o seu site ou blog funcionando em HTTPS.
Enquanto você ainda não conquistou um bom tráfego orgânico, pode investir em links patrocinados. O que acha? Veja dicas de como proceder.