Vamos voltar no tempo. Quando você frequentava as aulas de biologia do colégio, como era mais fácil fixar o aprendia em sala de aula? Se o tema fosse o funcionamento das células, o que seria mais simples: ler os conceitos ou ouvir uma história contada pelo professor? Provavelmente você respondeu a segunda opção como a mais fácil, e é justamente isso que se baseia a Jornada do Herói.
O conceito de Jornada do Herói no mundo dos negócios serve, principalmente, para divulgar marcas ou produtos por meio de uma narrativa.
O que você produz ou oferece passa a ser a solução do problema do personagem principal. Assim, terá uma forma diferente de fixar a sua marca na mente do cliente.
Quer saber como a Jornada do Herói pode ajudá-lo a contar histórias? Então prepare-se para descobrir tudo o que precisa nas próximas linhas!
O que é Jornada do Herói?
Contar uma história da sua vida para um amigo pode ser fácil. Porém, escrever uma narrativa que mostre uma marca para o cliente nem sempre é simples. A jornada do herói traz uma estrutura para ser seguida e faz com que a história ofereça bons resultados.
A Jornada do Herói começou na obra O Herói de Mil Faces, de Joseph Campbell. Depois disso, foi aprimorada por Christopher Vogler, na obra A Jornada do Escritor. Foi ele que elencou as 12 etapas da Jornada do Herói que veremos mais à frente.
Como a Jornada do Herói pode ser útil para a sua empresa?
Se você parar para observar, vai notar que a vida é um acumulado de jornadas de heróis.
Ainda criança, você entra na escola e aprende a ler. Depois, segue os estudos até chegar na faculdade. Na sequência, estuda ainda mais até se formar. Ou seja, no fim das contas passou por uma série de jornadas.
Por isso, é difícil encontrar quem não se identifica com uma história assim frequentemente. Principalmente quando ela envolve superação e conquistas.
No mundo dos negócios, a narrativa de uma jornada mostra uma pessoa comum, com dificuldade ou dúvidas, que encontra a solução em um produto ou serviço. Assim, como muita gente pode passar pelas mesmas dificuldades todos os dias, a identificação com o caso é natural. Por isso, ela pode facilitar na hora de o cliente entender que a sua marca é a solução.
Além do mais, cá entre nós… todo mundo grava uma boa história, não é verdade? Ou seja, se a história for envolvente, certamente a solução que você tem a oferecer ficará na mente do consumidor.
Usos da Jornada do Herói
Nesse sentido, a Jornada do Herói pode ser usada de diversas formas, como:
- textos para as redes sociais;
- artigos para blogs;
- criação de vídeos institucionais;
- comerciais e propagandas;
- infográficos, entre outros.
Preparado para esse desafio? Então conheça cada fase da Jornada do Herói e utilize-a da melhor forma!
As 12 etapas da Jornada do Herói
Como nós já conversamos, Joseph Campbell criou uma jornada com 17 etapas. Porém, Christopher Vogler fez algumas mudanças e simplificou para 12.
Conheça cada uma delas e veja como pode ser interessante usar a arte de contar histórias, o storytelling, no marketing de sua empresa!
1. O mundo comum
Primeiramente, é preciso mostrar quem é o personagem, uma pessoa, como outra qualquer. Tem defeitos, uma vida cheia de rotinas, convive com algumas pessoas, trabalha…
Enfim, você deve criar um personagem comum, com o qual todo mundo se identifique, mesmo que parcialmente. Descreva o personagem e o meio no qual está inserido. Aqui vamos chamá-lo de João.
2. O chamado à aventura
Embora João tenha uma vida tranquila, ele também passa por conflitos, como todo mundo. É nesta etapa que a aventura começa.
3. Recusa do chamado
João está prestes a viver uma aventura, mas vai ficar com medo. Em um primeiro momento, ele vai recusá-la, em função de conflitos internos.
Por exemplo: João mora em um apartamento de um único quarto. Porém, ele encontra o anúncio de um outro com dois quartos, com o mesmo valor do aluguel. A localização também é ótima. Nesta etapa, ele começa a ficar com medo de mudar de casa.
4. Encontro com o mentor
Alguém vai ter que dar um empurrão para que o personagem se movimente.
Pensando no exemplo de João, alguém próximo a ele pode aconselhá-lo a mudar.
Já na sua narrativa de marketing, você pode ser criativo. O céu é o limite! Até uma força sobrenatural pode ser usada para ajudar o personagem a aceitar o desafio, por exemplo.
5. A travessia do primeiro limiar
Depois de titubear, finalmente o desafio é aceito. O personagem resolve aceitar o novo mundo e encarar a mudança.
Voltando ao nosso exemplo, aqui João finalmente resolve se mudar.
6. Provas, aliados e inimigos
A jornada começou, mas os contratempos também chegaram. Afinal, não há um caminho perfeito, não é? Nesta fase, o personagem encontra contratempos e descobre quem são seus aliados na jornada.
Assim, nesta fase, o nosso João tem dificuldades com a documentação do aluguel. Ele também não consegue encontrar um transporte para mudanças. Até que Joaquim, seu vizinho, aparece e ajuda o rapaz a resolver esses contratempos.
7. Aproximação da caverna secreta
Como as coisa começaram a dar um pouco de trabalho, o personagem volta a ter medo. Ele recua e pensa que os questionamentos iniciais estavam certos.
E o nosso João? Ah… Ele vai começar a achar que é melhor permanecer no apartamento de um só quarto e deixar a mudança para outro momento.
8. Provação
Nesta fase, o personagem passa por um grande problema. O herói terá que juntar tudo o que sabe para resolver a grande dificuldade encontrada. Pode ser um conflito interior ou um inimigo.
É neste momento que o nosso João descobre que não possui móveis suficientes para o apartamento novo. Ele também não tem dinheiro para pagar mobília agora. Por isso, terá que encontrar uma alternativa.
9. A recompensa
Agora, o personagem merece ser recompensado pela persistência. Nesse momento, uma recompensa simboliza a transformação dele em alguém mais forte. Nesta etapa, o personagem pode encontrar um tesouro, reencontrar um amor do passado ou receber uma herança.
É aqui que João vai ganhar todos os móveis. O morador antigo vai mudar de país e não terá tempo de vender. Deixará tudo para o nosso herói.
10. O caminho de volta
Agora, tudo parece ter dado certo para o herói. Depois dos desafios, a vida dele começa a entrar no ritmo novamente.
E João? Ah… Ele está feliz e já mora no apartamento novo. Só está em dúvidas se doa parte dos móveis ou fica com todos.
11. A ressurreição
Nesta etapa da Jornada do Herói, o inimigo volta. O herói tem problemas novamente e precisa enfrentá-los. Caso não o faça, todos ao seu redor serão afetados. Por fim, o herói destrói o inimigo e tudo fica bem.
Nesse sentido, em nosso exemplo, João teve problemas para entregar o primeiro apartamento. A imobiliária queria cobrar uma multa e, se ele pagasse, não teria como bancar a festa de aniversário da mãe. João reviu os passos e descobriu que a imobiliária estava errada. Ele venceu!
12. O retorno com o elixir
Sucesso e mudança se destacam na etapa final da Jornada do Herói. Quem tentou prejudicar o personagem é punido. O herói venceu.
E João? A imobiliária foi multada pelo Procon por cobrança indevida. Ele também venceu a jornada e está feliz no apartamento novo!
Desta forma você pôde notar que a Jornada do Herói é usada para criar uma narrativa cheia de dificuldades. No meio dela, a sua marca pode ser apresentada como solução. Assim, um texto comercial, por exemplo, fica mais interessante e menos cansativo.
Viu como essa técnica de escrita é legal? Nesse sentido, o Copywriting também é interessante para quem quer vender mais. Descubra como!