Há pouco tempo falei, em um artigo sobre funil de vendas, que as ações de marketing para quem deseja ter presença ― e, claro, lucro nas plataformas ― online precisam de um fator muito importante: paciência. E isso tem tudo a ver com a nossa conversa de hoje. Afinal, como crescer nas redes sociais?
Você criou as suas páginas, deixou tudo perfeito, escolheu uma foto bem profissional para o perfil, dá uma postada algumas vezes por semana, mas… nada de o negócio ir pra frente. O número de seguidores não cresce, as interações não acontecem e as vendas fechadas por conta desses canais, então, nem se fala.
A boa notícia é que tem como mudar esse cenário. E uma notícia melhor ainda é que eu vou dar algumas dicas de como alavancar os seus perfis!
Mas não vou mentir: grande parte do trabalho envolve muita paciência e dedicação. Então, não espere encontrar aqui uma receita mágica ou uma dica de site que vai te dar milhares de seguidores de uma hora pra outra.
Porém, posso prometer uma coisa: seguindo essas dicas, você não terá apenas seguidores, mas sim pessoas com as quais você se conecta e que acreditam em você.
Para começar, vou falar de um assunto que é bem recorrente entre quem quer começar trabalhar as suas redes sociais e que mencionei ali em cima: os sites de compra de seguidores.
Compra de seguidores: porque você NÃO deve adotar esta estratégia
Antes de explicar, eu preciso reforçar:
NÃO FAÇA ISSO. SÉRIO.
SE COMPRAR SEGUIDORES FOI UMA IDEIA QUE PASSOU PELA SUA CABEÇA, ESQUEÇA AGORA!
Pronto, agora que você já foi avisado, deixa eu explicar porque essa é uma “estratégia” que não funciona ─ e ainda prejudica.
Quando você compra perfis, eles não são de pessoas reais, são os chamados “bots” ou contas fake. Ou seja, são apenas um número na sua contagem de seguidores, nenhum deles irá interagir com você, e muito menos se tornar um cliente.
Algumas empresas oferecem a venda de “seguidores reais”, mas essa transação é feita sem que o dono do perfil saiba. Logo, as chances de ele meter o dedo no unfollow assim que perceber que está seguindo uma empresa ou pessoa que nunca viu na vida é enorme! E pior que isso: a sua imagem sai bastante arranhada.
Até porque os seus seguidores reais podem não ser grandes especialistas em marketing digital, mas vamos falar a verdade: um perfil com milhares de seguidores e pouca interação gera desconfiança. E quando você desperta a desconfiança, meu amigo… esse é praticamente um caminho sem volta!
O Instagram, rede em que acontecem os maiores casos de compra de seguidores, é bem rigoroso com essa questão: ao perceber que o número de seguidores cresceu da noite para o dia, ele irá direcionar o seu conteúdo para o seguidores mais recentes. Uma pena é que esses seguidores, na verdade, não existem.
Como as suas publicações não terão engajamento, o algoritmo da rede social irá classificar o seu conteúdo como desinteressante, diminuindo ainda mais o alcance das suas publicações.
A plataforma também faz varreduras constantes em busca de perfis fake, desativando essas contas, e isso vai fazer o seu número de seguidores oscilar com frequência ― e deixar quem realmente te segue ainda mais desconfiado.
Ou seja, você vai investir dinheiro e muito conteúdo para ninguém.
E não é pouco dinheiro que se investe nessa brincadeira, não! Embora existam anúncios prometendo milhares de seguidores por cerca de R$15,00, essa é uma prática comum das empresas para que você compre mais e, ao final de tudo, algumas centenas de reais podem ter ido pelo ralo.
Depois você percebe que esse dinheiro poderia ter sido investido em anúncios estratégicos e que realmente poderia, ter feito a diferença!
Ok, agora que você já sabe o que não fazer para crescer nas suas redes sociais, vamos ao que trouxe você a este artigo: como agir certo e crescer de forma estruturada!
Como crescer nas redes sociais: 6 dicas infalíveis
Como você já deve ter percebido, vou sempre bater na tecla de que mais vale um trabalho mais demorado, porém, que traga resultados concretos e a longo prazo, que qualquer outra técnica que só vai dar a você uma ilusão de crescimento.
Pensando nisso, separei essas 6 dicas que podem ser aplicadas a todas as redes sociais, mas sempre lembrando: tire um tempinho do seu dia e estude o comportamento do seu prospect e quais as redes mais adequadas para conversar com ele.
Embora você consiga escoar o mesmo trabalho em todas elas, existem particularidades que devem ser respeitadas. Nada a ver colocar um post do Instagram no LinkedIn, não é? É disso que estou falando! Adeque a sua linguagem levando em conta o foco da rede social!
Aproveitando este assunto, vamos à primeira dica.
#1 Direcione o seu foco
Pode ser que nem toda rede social seja adequada para o seu negócio.
Eu mesmo vejo por aí empresas que têm conta ativa até naquelas redes sociais que a gente sabe que não deram muito certo (longe de mim estar falando Google+, claro). Imagina só a trabalheira para planejar, adequar, postar, interagir e mensurar os resultados de todas essas contas!
O primeiro passo para quem quer crescer nas redes sociais é direcionar o seu foco.
- Onde o seu público está?
- Como ele usa a rede social?
- O que faz com que ele interaja?
- Qual conteúdo adequado para essa rede social?
Essas são perguntas essenciais para você saber onde deve investir os seus esforços. É muito melhor você determinar duas redes sociais, por exemplo, e trabalhá-las com planejamento e estratégia, que ter contas em todas as disponíveis na Internet e não conseguir nutrir.
#2 Marketing cruzado
Você definiu, vamos supor, Facebook e Instagram como as duas redes em que atuará. Faça com que uma “alimente” a outra! Eu explico.
Indique aos seus seguidores onde mais eles podem te encontrar. No Instagram, recomende a sua página no Facebook; no Facebook, estimule que conheçam seu perfil no Instagram.
Claro que esse é um exemplo simples, mas o importante é que você entenda que diversificar os locais onde o público pode te encontrar é parte da sua construção digital.
Essa estratégia pode dar um bom resultado: os perfis que seguem você vindos de outra rede têm muito mais chance de interação com você. Isso porque eles vieram de forma espontânea, tiveram que abrir um aplicativo ou uma aba no navegador para chegar até você (e a gente sabe como qualquer ação tomada pelo usuário deve ser comemorada, não é?).
#3 Relacione-se não só com o seu público
Se você já deu aquela stalkeada na concorrência, deve ver que tem muita gente esbanjando seguidores por aí em nichos semelhantes ao seu. Tratar essas pessoas como parceiros e aliados pode ser bem vantajoso para a sua página.
Pense que construir relacionamentos com quem já tem um público consolidado é interessante para você pode atrair mais seguidores.
Como?
Ofereça algo ao influenciador que seja digno de nota! Conseguir esse link building, ou seja, ser citado por outros, ajuda não só na construção da sua base de seguidores, mas também constrói autoridade ao ser citado por quem tantas pessoas consideram como referência.
#4 A publicidade paga
Tudo que falei até aqui diz respeito ao seu crescimento orgânico, que é aquele que não é pago, sendo espontâneo por parte dos usuários. Mas, se você tiver um orçamento, mesmo que pequeno, para investir nas redes sociais, o seu crescimento pode ser muito mais rápido.
Todas as redes sociais oferecem espaços para publicidade e têm algo precioso para quem sabe quem quer atingir: segmentação. Nelas, é possível segmentar o seu público por meio de filtros de comportamento e perfil de consumo, otimizando bastante o investimento.
#5 Ofereça conteúdo
As pessoas estão nas redes sociais para curtir, postar e rir, não para comprar. Lembre-se sempre disso! Então, como vender se as pessoas não querem comprar?
COM CONTEÚDO!
Se você tem acompanhado meus artigos, deve ter percebido que eu sempre toco nesse assunto. E não é para menos! É por meio do conteúdo que você mostra às pessoas por que elas devem acompanhar a sua rede.
Promoções são bem-vindas, mas dedicar suas redes sociais a apenas vender seu peixe e não construir relacionamento dificilmente fará você converter seus seguidores em clientes.
Falando nelas, vamos ao último tópico.
#6 Promoções
Promoções são uma ótima forma de estreitar os laços com seus seguidores. Afinal, quem não gosta de ganhar alguma coisa?
O cuidado aqui está NO QUE vai sortear ou oferecer. Não pode ser um prêmio qualquer, que vai agitar a sua página com pessoas querendo participar e, logo depois, darão unfollow sem dó nem piedade.
Faça das promoções uma forma de angariar e manter seguidores interessados no seu perfil oferecendo algo que seja relacionado ao seu negócio e alinhado aos interesses da audiência ― que, se você estudou o seu público-alvo, sabe direitinho quais são!
Ah, só mais ponto que acho importante ressaltar: número de seguidores não é tudo.
Pense comigo: de que adianta ter um perfil cheio de curtidas e que, na verdade, não converte?
É incrível ver o número subindo exponencialmente ― não por acaso, números de seguidores e curtidas são chamados de “métricas de vaidade” ―, mas manter um perfil com bom número de interações, com uma audiência engajada e que tem reais chances de fechar negócio com você é muito mais interessante para o seu crescimento nas redes sociais.
Para finalizar, um spoiler: está saindo do forno um artigo exclusivo sobre as melhores práticas para Instagram. Então, acompanhe e não perca mais dicas que vão ajudar você a vender muito mais nas redes sociais!