Hoje vou começar sendo bem direto: você compraria algo de alguém que não conhece? E não precisa nem ser de uma pessoa, mas também de uma marca, por exemplo ― mesmo uma marca totalmente nova no mercado, mas que surge prometendo revolucionar sua vida, ainda tem um problema: você nunca ouviu falar. É uma completa desconhecida. E aí, você fecharia negócio?
Dificilmente, certo? Então, se você não entrega a resolução dos seus problemas, sejam eles quais forem, de bandeja pra alguém que não conhece, por que o seu público faria o mesmo? Ainda mais quando falamos de produtos como cursos online, onde a confiança do prospect no profissional é fundamental.
Então, já deu para perceber que o assunto de hoje é autoridade online, certo?
E vamos falar a verdade: você sabe que precisa trabalhar a sua imagem nas redes, talvez só não saiba como.
Mas isso não é problema! Hoje eu vou contar um pouco mais sobre o porquê e como construir autoridade online de maneira que posicione você e o seu produto como referência no mercado.
Claro que antes de chegarmos às dicas, precisamos ter uma conversa.
Por que você deve investir na construção de autoridade online?
Quantos outros você já viu oferecendo o mesmo produto, ou bastante semelhante, ao seu? Se você está ligado no seu mercado, provavelmente já deu uma stalkeada na concorrência, certo? E deve ter percebido que precisa se destacar.
Eu realmente acredito que você tem grandes diferenciais ― ter procurado ajuda para construir sua autoridade online já prova que você não está para brincadeira e quer mesmo investir no seu negócio!
A questão é: o público que você quer atingir sabe quais são esses diferenciais?
Isso não quer dizer que você deva sair pelas redes sociais se gabando dos seus feitos e martelando seus diferenciais a cada passada na sua timeline.
Você deve ter notado que, desde o começo deste artigo, eu venho falando em construção de autoridade.
Então, é isso mesmo que você precisa fazer: construir. Não existe nenhuma ação mágica que você faça e ― pronto ― lá está o seu nome como uma das grandes referências do mercado. Como falei no artigo sobre Como funciona um funil de vendas, todas as ações de marketing digital demandam paciência.
Mais um vez, basta analisar o seu próprio comportamento de comprar: quanto tempo levou para confiar em uma marca a ponto de recorrer a ela sempre que precisa e indicar para os amigos?
Construir autoridade online é entrar no repertório mental do seu potencial cliente como a única solução viável para resolver o problema dele. Quando ele precisar, sabe que poderá contar com você, que não somente sabe o que fala mas também é respeitado dentro de seu segmento de atuação.
Isso, obviamente, leva a mais vendas. E esse é um ponto que merece destaque: quando você se posiciona online, a venda se torna um caminho natural.
Certo, mas e como começar a construir essa tal de autoridade online?
O começo de qualquer ação em marketing sempre será conhecer o seu público. Mas não basta traçar o público-alvo como se fazia há algum tempo na publicidade, porque nele constam apenas informações básicas sobre o seus prospects como gênero, instrução escolar e renda média.
Com cada vez mais poder nas mãos ― e nos cliques! ―, as ações de marketing precisaram se aperfeiçoar e detalhar ainda mais aquele que tem tudo para ser o seu cliente perfeito.
- Qual a sua idade?
- Nome?
- Onde trabalha?
- Como é a sua rotina?
- Tem filhos?
- Quais suas preocupações, suas dores?
Essas são só algumas das perguntas que devem ser respondidas neste trabalho de escaneamento do potencial cliente, chamado agora de persona.
E ele será importante para guiar quase que todos as suas ações de marketing, não só na construção de autoridade, mas também no seu planejamento estratégico de conteúdo, por exemplo, e quaisquer outras ações baseadas no marketing.
Você precisa saber com quem quer falar para acertar o tom da sua comunicação, seja ela verbal, escrita ou visual. Nem todo público aceita todo tipo de linguagem e fica difícil estabelecer uma relação de confiança com alguém que não se conecta com você.
Então, antes de qualquer coisa, sente, analise quem você quer atingir e como deve se comportar para tal. Esse estudo vai poupar muita dor de cabeça ― e dinheiro investido ― no futuro, vai por mim!
Só depois que você definiu com quem e como vai falar, é que poderá começar a colocar em práticas as minhas dicas a seguir.
4 dicas de como construir autoridade online
1. Trabalhe sua presença online
Antes de construir autoridade online, certifique-se de estar presente nas redes sociais mais interessantes para a sua persona. O seu público gosta mais de formatos em vídeo? Esteja presente no YouTube e no IGTV. O pessoal gosta mesmo é de conteúdo escrito e informativo? Então, nada de deixar o blog parado.
Certifique-se de estar onde o seu público está.
E atenção: lembra que falei agora há pouco sobre adequação de linguagem para o público? O mesmo serve para as redes sociais.
Nem toda linguagem serve para todas as redes. O que você fala no Facebook pode até ser o mesmo que o falado no LinkedIn, mas a forma deve ser diferente, adequada para ele e o “ambiente digital” que ele representa.
Ok, agora outro ponto: você precisa estar presente com frequência! Nada de dar uma de Mestre dos Magos, dar uma informação enigmática, sumir por uns tempos e depois voltar como se nada tivesse acontecido!
Interaja com o público e tenha um calendário de publicações rigoroso a seguir. Até porque contas em redes sociais que não possuem interação e mostram baixa regularidade nas postagens aparecem menos nos feeds. Fique ligado com isso!
2. Ofereça sem pedir nada em troca
Para mostrar como a generosidade é uma poderosa ferramenta de marketing, vou dar um exemplo um pouco genérico, mas que você pode se identificar.
Vamos supor que você tenha tido um problema com o seu carro e entenda tanto de mecânica quanto entende de astrofísica. Para sua sorte, tem aquele amigo que tem uma oficina e pode te dar uma ajuda.
Ele olha, encontra o problema e explica o que pode ter acontecido de uma forma que você entenda. Ajuda a resolver e ainda te dá uns toques de como evitar que isso volte a acontecer. Tudo isso sem cobrar nada, afinal, vocês são amigos e ele apenas te prestou uma ajuda.
Caso algum dia você precise de serviços de mecânica automotiva ou alguém te peça uma indicação, você indicará o seu amigo, que já mostrou que entende bem de carros, ou um completo desconhecido?
Viu como a venda é um caminho natural quando se tem autoridade?
Como eu disse, talvez não tenha acontecido exatamente isso com você, mas em algum momento você já teve um amigo pra quebrar um galho e dar aquela informação valiosa.
Construir autoridade online faz com que você seja o amigo para quem a persona irá recorrer quando precisar.
Como fazer isso? Oferecendo a sua expertise e conhecimento para ajudá-la por meio de conteúdo de qualidade. Eduque o seu prospect para que veja em você uma referência, que entende do assunto falado e que está disposto a trocar informações.
3. Sério, você precisa ter um blog
Além de ser um local para distribuir o seu conteúdo, os blogs têm uma outra importante função na construção da sua autoridade online:
É nele que você consegue trabalhar técnicas de SEO na otimização do conteúdo que irá ranquear o seu site no Google de forma orgânica, ou seja, não paga.
Outra forma de construir autoridade junto aos motores de busca é ser citado por outros blogs.
Se você é mencionado com frequência, o algoritmo entende que você é autoridade no assunto, uma referência naquele tema, e te dá um melhor posicionamento dentro dos resultados de pesquisa.
4. Ative os neurônios espelho
Saindo do marketing digital para entrar no neuromarketing: os neurônios espelho são uma das chaves que você precisa para construir autoridade. Como o próprio nome diz, eles fazem com que a gente repita alguns comportamentos e ações e, sim, são eles os responsáveis por nos fazer bocejar quando alguém boceja por perto.
Mas, mesmo que sejam um pouco inconvenientes, eles têm uma função importante no marketing, pois fazem com que a persona se veja refletida naquilo que vê.
Explico: lembra daquele comercial antigo de uma marca de hidratantes que usava uma apresentadora superfamosa? Então, mesmo que todos nós saibamos que a realidade é bem diferente e que talvez a Xuxa nunca tenha usado Monange na vida, ela está lá por uma razão.
Como ela é referência, colocá-la utilizando o produto gera empatia e a ativa os neurônios-espelho, que desejam repetir a ação ― não apenas ter o hidratante, mas ter e sentir o que veem na cena.
Como utilizar essa técnica no Marketing Digital
Pois bem, isso foi explorado à exaustão pela publicidade tradicional, mas não foi totalmente descartado na transição para o marketing digital. Na verdade, foi adaptado.
Vou dar dois exemplos de como você pode ativar os neurônios-espelho a favor da sua autoridade online:
- Conte os resultados dos seus cursos. Se tiver o depoimento de quem já realizou algum dos seus cursos online e obteve resultados, melhor ainda ― mesmo que esta pessoa não seja um grande influenciador digital;
- Agora, e se no lugar de um testemunho contando os benefícios do seu produto, a persona pudesse se ver em você? Se você a estudou bem, sabe quais são seus medos, dores e obstáculos. Então, coloque-se como alguém que a entende e, melhor, tem a chave para resolver seus problemas. Essa seria a adaptação “clássica”, digamos assim, que é colocar alguém referência (afinal, é você quem tem as respostas) contando que tinha o mesmo problema e conseguiu resolvê-lo.
Então, para concluir…
Construir a sua autoridade digital é a única forma de sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo e onde a concorrência se posiciona sem cerimônia!
Mas, como sempre, volto a lembrar: você constrói com o tempo. Os resultados virão, não tenha dúvida, mas tudo é questão de plantar hoje para colher amanhã. E construir uma relação de confiança demanda tempo e esforços, não só no marketing digital.Se quer começar a trabalhar nisso agora mesmo, defina sua persona, estude seu mercado, gere conteúdo de qualidade e fique de olho nos artigos aqui do blog, que sempre terá uma dica de marketing digital para ajudar você na divulgação do seu curso online. Até a próxima!