Está buscando um lugar para anunciar o seu curso online e acha que o Instagram pode ser um bom lugar? Você está absolutamente certo!
Afinal, uma rede que tem mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês no mundo, sendo o Brasil o segundo país com mais usuários (perdendo apenas para os Estados Unidos) não pode ser ignorada!
A importância do Instagram para negócios
Você, com certeza, conhece a rede e, arrisco a dizer, tem uma conta por lá. Mas, mesmo que você não tenha, já deve saber que muitas empresas estão investindo muito tempo e estratégia para melhorar seu desempenho no Instagram.
Sabe por quê? É simples.
Porque o Instagram conecta pessoas. E negócios são feitos a partir de conexões.
Hoje eu vou te ensinar como começar a se destacar no feed e construir um perfil sólido, com mais que meros seguidores ─ com pessoas reais que acompanham de perto o seu trabalho.
E, assim como o SEO é importante para os motores de busca, o Instagram também tem suas maneiras de descobrir a relevância de um conteúdo. Os famosos algoritmos levam uma série de fatores em conta e, quando bem utilizados, podem mudar os números a seu favor. Muitos pecam no básico e acabam sabotando a própria página sem nem imaginar!
Por isso é tão comum ouvirmos, especialmente autônomos e pequenas empresas, dizendo que o Instagram não vende. Ora, se ele não vende, então por que cada vez mais contas comerciais são criadas? O que acontece é que essas pessoas ignoram as boas práticas da rede.
Estratégia é essencial
Para as estratégias de Instagram funcionarem, elas precisam de um fator que é comum a todas as ações de marketing digital: planejamento!
Sério, tire já da cabeça essa ideia de que em rede social é para ser espontâneo se o seu objetivo é trabalhar a plataforma como canal de marketing! Tudo deve ser meticulosamente pensado e colocado no papel com antecedência.
Então, antes de mais nada, tenha bem definido quem é o seu público e o que ele quer ver na timeline!
Se você quer começar a trabalhar o seu Instagram de maneira estratégica e sabe que é importante se informar antes de sair publicando, você veio ao artigo certo!
Hoje, vou fazer um apanhado sobre as melhores práticas para que o seu Instagram seja mais que uma rede social, mas sim uma poderosa ferramenta de marketing!
Mas, antes, vamos conversar um pouco melhor sobre aquele assunto que eu citei logo ali em cima, o planejamento.
Planejamento
Não tem como fugir dele, você precisa encarar o seu cronograma de postagens e quais as suas metas no Instagram ─ até porque acredito que você tenha muitas outras coisas para resolver durante o dia.
Então, um cronograma bem definido vai ser importante para que você tenha controle do quê e quando será postado, evitando “buracos” na sua programação (já vou explicar porque é tão importante ser rigoroso com a programação de postagens).
Seu trabalho ficará bem mais fácil com essas três dicas que separei para você.
1. Mantenha frequência
Aqui você vai definir as ações do mês. Mas, antes de começar a escrever ou pensar nas suas postagens, defina qual será a frequência das postagens. Tenha isso definido e cumpra à risca. O motivo é bem simples e conhecido: quem não é visto, não é lembrado.
Antes, o Instagram mostrava as publicações por ordem cronológica, mas isso mudou em 2016, quando a rede passou a priorizar os posts mais relevantes para o público. Então, se o seu conteúdo é pouco acessado, o algoritmo pode classificá-lo como irrelevante e reduzir o seu alcance.
Não precisa postar várias vezes ao dia: o importante é que você mantenha a regularidade, até como uma forma de educar os seus seguidores. Mesmo sem seguir a ordem de postagem, a rede entende que o usuário quer sempre ver conteúdo novo, então, quem fica muitos dias sumido é “punido” pelo algoritmo não aparecendo (ou aparecendo bem depois) no feed.
Agora, preste atenção no tópico seguinte, pois ele vale ouro.
2. Os melhores horários
Vou ser bem direto: os melhores horários para as suas postagens são:
- quartas às 15h;
- quintas às 5h, 11h, 15h e 16h;
- sextas às 5h.
Olha que interessante: 5h da manhã é considerado um bom horário. Parece estranho, não é? Mas isso se justifica se pensarmos nas pessoas que acordam bem cedo para encarar o dia e dão aquela conferida no Instagram antes de sair de casa. Acho que este insight vale nota, heim?
3. E, claro, o conteúdo
Ao planejar o seu conteúdo, não se esqueça de contar boas histórias. Afinal, você pode estar ali com o objetivo final de fechar negócio, mas ainda é uma pessoa que quer se conectar com outras pessoas. Nada melhor que uma dose de empatia com o público para conquistar a confiança e identificação da audiência.
Identifique quais os melhores conteúdos e não esqueça de que se o conteúdo é bom e relevante para o seu público, a chance de retorno ao seu perfil é bem grande!
Sempre tenha em mente essas três dicas e nunca ─ jamais! ─ deixe seu Instagram sem programação definida. Isso pode fazer com que você se atrapalhe nos assuntos, repita temas e, acredite, o público não deixa passar nada!
Agora já podemos falar daquilo que você veio aqui para ler.
As melhores práticas para Instagram
Mesmo parecendo uma rede social mais simples ao se comparar recursos, inclusive de anúncios, do Facebook, por exemplo, o Instagram também tem seus macetes. Separei o conteúdo em tópicos para poder abordar melhor as peculiaridades de cada funcionalidade. Vamos nessa?
Feed
Para começar, vamos falar de você… ou melhor, da forma que você se apresenta. Eu sempre bato na tecla de que precisamos nos colocar no lugar do nosso público e analisar o nosso próprio comportamento. Afinal, também somos público de alguém.
Monte a bio perfeita
O que chama a sua atenção? Qual perfil que você olha e pensa “esse é profissional”? Quais são os elementos que fazem você acreditar nisso? É isso que você deve seguir na hora de montar a sua bio.
Como o espaço é reduzido, muitos caem na tentação de colocar de tudo um pouco, mas, é claro que eu não vou deixar você fazer isso. Ao se descrever, você precisa responder três perguntas: o quê, para quê e para quem.
- O que você oferece?
- Para que você oferece? Qual problema você resolve?
- Para quem você oferece?
O uso de emojis especiais não é proibido, mas devo lembrá-lo de que é preciso saber dosar. Eles podem ser ótimos marcadores, mas nunca devem poluir a bio! O que importa é você e o que você faz!
Tenha um feed coerente
Algumas pessoas até tentam deixar com todas as fotos do feed tenham a mesma paleta de cores e isso dá um efeito bem legal. Mas, deixe isso para quem quer vender fotografia. O seu foco é totalmente outro: o seu curso online.
Mantenha um cuidado com as imagens que posta, preze sempre que tenha boa qualidade e coerência entre si ― ter uma identidade visual bem definida é ótimo para ter um guia de como se comportar graficamente e fortalece a sua imagem profissional ―, não deixando o Instagram com aquela cara de “qualquer jeito”.
Ter uma marca visual para os seus posts pode ajudar os usuários a reconhecerem sua página mesmo naquela rolagem descompromissada, para passar o tempo. Os que já foram cativados pelo seu conteúdo têm grandes chances de parar para ler a postagem.
Mais uma vez: conteúdo!
No seu caso, imagem é importante, sim, mas o conteúdo é quem é rei!
E por falar em conteúdo ― e não tem como falar em estratégias de como conquistar, vender e manter o público sem falar nele ―, é importante que você escreva para o seu público. Já falei aqui sobre como é importante segurar a mão na hora de se promover, então, encontre um bom equilíbrio entre conteúdos informativos e promoções. No Instagram, priorize sempre a interação e o engajamento do público para manter seu perfil relevante!
Hashtags
Impossível falar no Instagram sem lembrar delas, as famosas hashtags! E elas são poderosas quando bem usadas, uma vez que agrupam conteúdos com o mesmo assunto, deixando muito mais fácil para o público encontrar material semelhante.
Pensando assim, parece tentador usar várias hashtags por postagem, não é? Mas, vou repetir algo que eu sempre falo nos meus posts relacionados às redes sociais: os robôs das plataformas estão cada vez mais inteligentes e rigorosos com quem tenta ser “espertinho” e colocar marcações que não tenham nada a ver com o conteúdo.
Você pode usar até 30 hashtags por postagem, mas isso não quer dizer que você deva fazer isso! Além de poluir o conteúdo, o recomendado é que você utilize até 5 hashtags para quem tem menos de 1.000 seguidores e até 10 para quem tem mais que isso.
Ao defini-las, evite que elas sejam muito genéricas para que o seu post não se perca em meio a tantos outros e prefira aquelas que melhor definem o seu negócio e o assunto do post.
Uma discussão antiga sobre se é melhor colocar as hashtags na legenda ou no primeiro comentário do post chegou ao fim com um anúncio: as que estiverem em comentários não aparecerão mais nos resultados de busca, então, já sabe: lugar de hashtag é na legenda!
Instagram Stories
O lançamento do Instagram Stories alçou o feed a uma outra categoria, como se fosse um local onde apenas o que é mais relevante de fato deve ficar. Quase que uma curadoria do seu melhor conteúdo. Isso porque as histórias da plataforma roubaram a cena ao proporcionar a postagem de fotos e vídeos curtos para os seguidores.
Se o material vai sumir em 24h, então, ele pode ser mais leve, mais solto, certo?
Certo! Nos stories, a humanização é necessária! É quase que uma forma de os seguidores acompanharem a sua rotina. Então, mostre a ele os seus passos mais importantes, sem esquecer, claro, do que é importante para ele, o público.
Foi a uma reunião com um parceiro? Poste pequenos vídeos, ou mesmo fotos, contando a novidade (e não esqueça de marcar quem está com você, isso multiplica o seu alcance ao atingir o amigos de quem foi marcado).
Está preparando um novo material? Além de fazer um story, você pode lançar um cupom exclusivo para quem te acompanha, atiçando o senso de urgência do público (afinal, em 24h não haverá mais promoção!).
Acompanhe mais essas dicas para uma boa estratégia no Instagram Stories:
- hashatgs também importam aqui! Agora, o Instagram liberou para que você adicione hashtags aos stories, fazendo com que eles também apareçam nos resultados de busca;
- filme na vertical! O Instagram tem priorizado a experiência do usuário e investido na visualização de vídeo na vertical, para evitar que ele precise virar o smartphone para conseguir consumir o conteúdo;
- mantenha a unidade visual, afinal, o Instagram tem as imagens como essência da rede. Mesmo que seja um story descontraído, não esqueça que ainda é a sua comunicação profissional;
- as enquetes podem ser suas melhores amigas. Quer privilégio maior que ter a liberdade de perguntar diretamente ao público o que ele quer ver?
- coloque links! O seu público quer resolver tudo na hora, então, entregue de bandeja tudo o que ele precisa e direcione para onde você quer que ele vá.
Um assunto que é bastante comum é o uso de programas de compra de seguidores. No meu último texto eu falo porque essa estratégia é uma grande furada e pode comprometer todos os seus esforços. Vale a leitura!
E aí, conseguiu entender melhor como usar o Instagram de maneira eficiente e estratégica? Os primeiros posts são os mais difíceis, mas logo você já vai estar mais afinado com o público e o ambiente e vai ver que trabalhar com o Instagram compensa todo o seu investimento de tempo e conhecimento!